Bacterias

2,550 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,550
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
156
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Bacterias

  1. 1. E.B. 2 3 de Cristelo<br />Meios de defesa contra as agressões microbianas<br />Trabalho realizado por:<br />Maria Isabel Meireles Machadonº 19 6ºF<br />Paulo Júnio Brito Pinto nº21 6ºF<br />Rafael Martins Silva nº22 6ºF<br />Vitor Manuel Pacheco Sousa nº26 6ºF<br />Ciências da Natureza <br />
  2. 2.  Como é que o nosso organismo se defende dos micróbios?<br /><ul><li>O nosso organismo é constituído por duas defesas que são defesas naturais externas e defesas naturais internas. </li></li></ul><li>Quais são as nossas defesas naturais externas?<br /><ul><li>As nossas defesas naturais externas são:
  3. 3. A pele;
  4. 4. As mucosas;
  5. 5. Os cílios que revestem a traqueia;
  6. 6. O suco gástrico do estômago;
  7. 7. A flora intestinal. </li></li></ul><li>Quais são as nossas defesas naturais internas?<br /><ul><li> Quando os micróbios conseguem invadir o nosso organismo, através de uma ferida, entram em acção outras defesas que tentam impedir as infecção.
  8. 8. A primeira reacção do nosso organismo é a inflamação: a zona afectada fica dorida, vermelha e inchada. </li></li></ul><li>Como actuam os glóbulos Brancos na defesa do organismo?<br /><ul><li> Os glóbulos brancos actuam em:
  9. 9. Fagocitose;
  10. 10. Produção de Anticorpos.</li></li></ul><li>O que é a vacinação? <br /><ul><li> A vacinação é um medicamento constituído por fracções de bactérias, vírus inactivados ou mortos. Administra-se em injecção ou pela boca.
  11. 11. Como actuam?
  12. 12. Uma vez aplicadas, os vírus, bactérias, as suas fracções ou provocam reacções no organismo que levam à formação de defesas (anticorpos) específicas, contra a infecção pelas mesmas bactérias ou vírus.</li></li></ul><li>Qual o benefício?<br /><ul><li> O maior, é o facto de impedir que as pessoas se afectem. Pode haver ocasiões em que a defesa não é total, mas se a infecção surgir, é muito ligeira.
  13. 13. Outro benefício importante é o bloqueio da disseminação da doença ou a sua erradicação, quando grandes massas populacionais estão vacinadas, evitando-se contaminação entre as pessoas.</li></li></ul><li>Vacinas <br />Vacina da Gripe Suína<br />Vacina do H1N1( Gripe A)<br />Vacina da raiva<br />
  14. 14.
  15. 15. Legenda das vacinas<br /><ul><li>BCG - Vacina conta a Tuberculose;
  16. 16. VIP - Vacina contra a Poliomielite (vírus inactivado);
  17. 17. DTP - Vacina contra Difteria-Tétano-Tosse Convulsa (pertussisacelular);
  18. 18. Td - Vacina contra Tétano-Difteria (Difteria em dose de adulto);
  19. 19. Hib - Vacina contra doença invasiva por Hemofilia influenza do serotipo b;
  20. 20. VHB - Vacina contra Hepatite B;
  21. 21. VASPR - Vacina contra Sarampo-Parotiditeepidémica-Rubéola;
  22. 22. Men C - Vacina contra doença invasiva por Neisseriameningitidis do serotipo C.</li>

×