ApresentaçãO AlimentaçãO

19,052 views

Published on

1 Comment
29 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
19,052
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
510
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
29
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ApresentaçãO AlimentaçãO

  1. 1. DIAMUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2009
  2. 2. Para que servem os alimentos? <ul><li>Saciar a fome </li></ul><ul><li>Combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as actividades. </li></ul><ul><li>Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!! </li></ul>
  3. 3. O que são nutrientes? São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar as actividades diárias.
  4. 4. O que são nutrientes? Os Nutrientes são: proteínas, hidratos de carbono, gorduras, água, vitaminas e minerais.
  5. 5. &quot;Comer bem para viver melhor” <ul><li>Saber escolher e preparar os alimentos é fundamental para uma vida saudável e longa. </li></ul><ul><li>Hoje está provado que certos frutos e vegetais possuem substâncias antioxidantes e fito-químicas que são agentes valiosos na prevenção de doenças como o cancro, doenças cardiovasculares e outras. </li></ul><ul><li>Comer deve ser um prazer, mas não devemos esquecer que comer um bom pequeno almoço, fazer uma alimentação variada e consumir frutas e vegetais são o segredo (já há muito sabido) de uma alimentação saudável. </li></ul>
  6. 6. Regras para uma Alimentação Saudável <ul><li>Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; </li></ul><ul><li>Tomar sempre o pequeno-almoço; </li></ul><ul><li>Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas proporções por ela sugeridas; </li></ul>
  7. 7. Regras para uma Alimentação Saudável <ul><li>Variar o mais possível de alimentos; </li></ul><ul><li>Não passar mais de três horas e meia sem comer; </li></ul><ul><li>Evitar alimentos com muito sal; </li></ul>
  8. 8. Regras para uma Alimentação Saudável <ul><li>Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.); </li></ul><ul><li>Evitar os fritos ou ementas com muita gordura; </li></ul><ul><li>Consumir diariamente leite ou derivados; </li></ul>
  9. 9. Regras para uma Alimentação Saudável <ul><li>10. Comer pelo menos três peças de fruta por dia; </li></ul><ul><li>11. Consumir produtos hortícolas no prato ou em saladas com abundância; </li></ul><ul><li>12. Comer leguminosas ( feijão, grão) pelo menos duas vezes por semana; </li></ul><ul><li>13. Consumir diariamente sopa; </li></ul>
  10. 10. Regras para uma Alimentação Saudável <ul><li>14. Preferir pão escuro ( mistura de centeio e trigo) do tipo saloio ao pão mais branco (trigo); </li></ul><ul><li>15. Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana; </li></ul><ul><li>16. Evitar consumir bebidas alcoólicas antes da idade adulta; </li></ul>
  11. 11. Regras para uma Alimentação Saudável <ul><li>17. Beber líquidos em abundância (água simples, limonada ou refrescos sem açúcar e infusões de ervas); </li></ul><ul><li>18. Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos. </li></ul>
  12. 12. Plano alimentar tipo
  13. 13. Roda dos Alimentos Cereais, Pão, tubérculos e raízes 5-9 porções Frutas 3-5 porções Hortaliças 4-5 porções Óleos e Gorduras 1-2 porções Carne, peixe e ovos 1-2 porções Leite e produtos lácteos 3 porções Leguminosas 1 porção
  14. 14. A evitar / consumir com moderação
  15. 15. Hábitos saudáveis
  16. 16. A Roda dos Alimentos e a Pirâmide Alimentar indicam, de uma forma simples, as quantidades relativas de alimentos que devem ser consumidos. Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Agrupamento Vertical Escolas de Cristelo
  17. 17. Alimentação equilibrada Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 É fundamental a ingestão diária de alimentos que forneçam ao organismo as quantidades adequadas de nutrientes (glícidos, lípidos, prótidos, sais minerais, vitaminas e água). A Dieta Mediterrânica é considerado, por muitos, o modelo alimentar mais saudável.
  18. 18. <ul><li>Consumir diariamente cereais (de preferência integrais) e leguminosas secas; </li></ul>Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Regras da Dieta Mediterrânica:
  19. 19. <ul><li>Consumir abundantemente frutos e legumes, de preferência da época; </li></ul>Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Regras da Dieta Mediterrânica:
  20. 20. <ul><li>Consumir gorduras em pouca quantidade e dar preferência ao azeite; </li></ul>Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Regras da Dieta Mediterrânica:
  21. 21. <ul><li>Consumir em pequena quantidade ovos, peixe e carne; Dar preferência a carne de aves e coelho; Ingerir raramente carne vermelha; </li></ul>Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Regras da Dieta Mediterrânica:
  22. 22. <ul><li>Consumir diariamente, em quantidades moderadas, produtos lácteos (leite, queijo e iogurte); </li></ul>Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Regras da Dieta Mediterrânica:
  23. 23. <ul><li>Realizar 4 a 5 refeições por dia (com intervalos não superiores a três horas e meia) e um pequeno-almoço abundante; </li></ul>Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Regras da Dieta Mediterrânica:
  24. 24. <ul><li>Consumir açúcar em quantidades moderadas; </li></ul>Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Regras da Dieta Mediterrânica:
  25. 25. Beber muita água; Preferir os grelhados e cozidos aos assados e fritos; Utilizar o sal de forma moderada; Praticar exercício físico; Manter um peso adequado Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Para manter a saúde devemos:
  26. 26. Erros alimentares Ingestão de açúcar e gorduras em quantidades superiores às necessárias Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Obesidade, diabetes, colesterol elevado, problemas cardiovasculares e cancro
  27. 27. Erros alimentares Irregularidades nas horas da refeição, petiscar entre as refeições e comer excessivamente; Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009
  28. 28. Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2009 Prefere refeições equilibradas. Evita a “fast-food”
  29. 29. APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar o som
  30. 30. O único nutriente que faz o seu cérebro trabalhar é a glicose. A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está a limpar e a alimentar ao mesmo tempo.
  31. 31. O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efectivamente os seus nutrientes. Devem comer-se as frutas sempre com o ESTÔMAGO VAZIO . Porquê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.
  32. 32. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde libertam os seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas e começam a fermentar.
  33. 33. Já comeu alguma fruta à sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque não a comeu da maneira adequada. Deve comer-se fruta sempre com o estômago vazio.
  34. 34. A melhor espécie de fruta é a fresca ou o sumo feito na altura de beber. Não deve beber sumo de lata ou de recipientes de vidro. Por que não? Porque a maioria das vezes o sumo foi aquecido no processo pelo qual o recipiente é vedado e a sua estrutura tornou-se ácida.
  35. 35. Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrifugadora. Pode ingerir o sumo extraído na centrifugadora como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o sumo é digerido tão depressa que pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.
  36. 36. O dr. William Castillo, chefe da clínica de cardiologia Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos protegermos contra doenças do coração. As frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e os vasos capilares fracos quase sempre provocam hemorragias internas e ataques cardíacos.
  37. 37. Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas. Devíamos adoptar este hábito!
  38. 38. Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.
  39. 39. Daí o valor de um chá morno depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda a emagrecer.

×