Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mesclando cultura e ideologia

5,185 views

Published on

  • Be the first to comment

Mesclando cultura e ideologia

  1. 1. MESCLANDO CULTURA E IDEOLOGIA Tatiane Pereira Oliveira
  2. 2. Dominação e Controle  Existe uma forte relação entre os conceitos de cultura e ideologia, em alguns casos eles não devem ser utilizados separadamente, principalmente no que diz respeito ao processo de dominação das sociedades capitalistas.
  3. 3. Hegemonia  Significa supremacia, preponderância;  Entende-se pelo processo pelo qual uma classe dominante consegue fazer que o seu projeto seja aceito pelos seus dominados;  Uma classe se torna hegemônica quando utiliza-se do poder coercitivo e policial e a persuasão desenvolvido através de um sistema de ideias a serviço do poder.
  4. 4. APARELHOS DA HEGEMONIA:  São práticas intelectuais ou organizações dentro e fora do Estado utilizadas para manter a relação de dominante e dominados;  A relação hegemônica quase sempre se estabelece de maneira pedagógica, pois envolve o convencimento, portanto utiliza-se de uma relação de ensino e aprendizagem.
  5. 5. Aparelhos da Hegemonia  Livros;  Jornais;  Revistas;  Escolas;  Musica;  Teatro;
  6. 6. “A ideologia não é o lugar da dominação, que não se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, utilizando elementos culturais de cada povo”. TOMAZI, 2010. p.182
  7. 7. Contra-hegemonia  Contrapõe-se a dominação da classe dominante;  Desenvolvido por intelectuais ligados a classe trabalhadora;  Defendem a forma de pensar e agir da sociedade em que vivem;  Pode ser associada ao conceito de contra-cultura.
  8. 8. Violência Simbólica  Formas culturais que se impõem e que nos fazem aceitar como normal, ou verdade que sempre existiu;  Os fatos sociais, independentemente de serem bons ou ruins, tornam-se naturais e passam a ser considerados verdades para todos.
  9. 9. Violência Simbólica: dominação masculina Já que as mulheres são “naturalmente” mais fracas, portanto, devem se submeter aos homens. Todos aceitam e dizem que “isto foi, e será sempre assim”.
  10. 10. Bourdieu:  É pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico;  Mantém o distnciamnto entre as classes sociais: “Cultos” X “Incultos”;

×