Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As sufragistas

1,171 views

Published on

  • Be the first to comment

As sufragistas

  1. 1. As sufragistas As sufragistas são um movimento que surgiu nos meados do seculo XIX, defendendo a luta pela igualdade de direitos das mulheres intervindo na política ativa, sobretudo o direito ao voto. Este movimento surgiu divido ao facto das mulheres não terem os mesmos direitos que os homens. Antes deste movimento, nas civilizações mais organizadas da humanidade, as mulheres tinham sempre um papel fundamental dentro da casa, revelando a sua importância na capacidade de cuidar dos filhos, de servir os maridos, sem nunca se sobressaírem em relação a eles. Mesmo nas civilizações mais avançadas como a civilização romana, a mulher também tinha um papel muito limitado, sendo que a sabedoria, era uma das virtudes consideradas impossível em relação ao caracter feminino. Em relação á Inglaterra o final do movimento das sufragistas foi mais violento, pois elas atuavam cada vez mais de forma radical, como por exemplo causar danos a propriedades e outros bens materiais, pois foi a forma que elas arranjaram para chamar a atenção. As sufragistas apenas queriam alcançar um direito que em tese era defendido pelas ideias liberais, mas esse direito foi recusado, na prática, pelo próprio governo liberal. Só conseguiram alcançar este direito em 1928 depois de um logo processo de luta que se perlongou por mais de seis décadas. Neste movimento destacaram se algumas mulheres como Lucretia Coffin Mott, Elizabethcady Stanton e Wendell Philips que foram as que deram iniciam a este movimento, criando em 1848 a primeira convenção dos direitos das mulheres, reunida em Seneca Falls, em Nova Iorque. Após esta convenção em 1869, estas lideres feministas criaram a National Woman Suffrage Association. O direito de voto das mulheres foi concebido em Washington em 1910. Este movimento americano culminou com a aprovação do congresso americano em 1919 que concedia o direito ao voto independentemente da raça e do sexo. Alem disso o dia internacional da mulher surgiu no dia 8 de março 1857 quando um grupo de mulheres entraram em greve numa Fábrica de têxteis em Nova Iorque, devido ao facto de reduzirem o horário de trabalho de 16h para 10h e de receberem menos de um terço do salario em relação aos homens. Devido a esta greve, cerca de 130 mulheres foram fechadas na fábrica onde entretanto se declara um incendio e acabam por morrerem queimadas. Em 1910 em homenagem a essas mulheres,
  2. 2. decidiram numa conferência internacional das mulheres, comemorarem o dia 8 de março como o dia internacional da mulher. Este dia também este relacionado com alguns movimentos que surgiram como por exemplo a luta pelo direito das mulheres que surgiu nos meados do seculo XIX e denominaram como As Sufragistas.

×