Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cataratas.pps

1,700 views

Published on

BY TOMLIVRE

  • Be the first to comment

Cataratas.pps

  1. 1. Catarata: o que é? Fonte: www.bancodesaude.com.br Olho normal Catarata A catarata é uma doença causada pela opacificação da lente ocular, cientificamente chamada de cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho humano responsável pela focalização da luz sobre retina, o que garante uma visão perfeita.
  2. 2. Catarata: o que é? Fonte: www.bancodesaude.com.br Cristalino normal Cristalino opacificado Na catarata, o cristalino está embaçado ou opacificado. Desse modo, a luz chega de forma insuficiente na retina, prejudicando a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar até causar cegueira. Por isso é fundamental conhecer os sintomas que identificam a doença, visando diagnóstico e tratamento adequados.
  3. 3. Catarata: quais são os sintomas? Fonte: www.bancodesaude.com.br Visão normal Visão com catarata A catarata geralmente se desenvolve lentamente, e não causa dor. Inicialmente a opacificação afeta apenas uma parte do cristalino (lente ocular), e a pessoa pode não perceber a redução da visão neste estágio. Com o tempo, a catarata vai aumentando, levando à turvação visual ou a uma visão com imagens distorcidas ou borradas.
  4. 4. Catarata: quais são os sintomas? Fonte: www.bancodesaude.com.br <ul><li>Os sintomas mais comuns da catarata são: </li></ul><ul><li>Visão turva, borrada ou embaçada. </li></ul><ul><li>Grande dificuldade para enxergar à noite. </li></ul><ul><li>Aumento da sensibilidade ocular à luz. </li></ul><ul><li>Percepção de uma espécie de aura em volta de focos de luz. </li></ul><ul><li>Necessidade de ter luzes fortes para ler de forma adequada. </li></ul><ul><li>Mudanças freqüentes de óculos ou lentes oculares para melhor enxergar. </li></ul><ul><li>As cores parecem ficar mais amareladas. </li></ul><ul><li>Visão dupla, quando se tenta enxergar apenas com um olho, ocorre mais raramente. </li></ul>
  5. 5. Catarata: como é o diagnóstico? Fonte: www.bancodesaude.com.br Exame com lâmpada de fenda O diagnóstico da catarata é feito pelo médico oftalmologista. A única maneira de se fazer esse diagnóstico é realizando alguns testes e exames como o teste da acuidade visual, exame com lâmpada de fenda, exame do fundo do olho para visualização da retina e o exame da pressão ocular.
  6. 6. Catarata: como é o tratamento? Fonte: www.bancodesaude.com.br Preparação com anestesia local A cirurgia é feita em um olho de cada vez. Geralmente é feita com anestesia local. A recuperação é rápida e tranqüila. O procedimento cirúrgico baseia-se na remoção do cristalino opacificado e substituição por uma lente artificial transparente e cristalina. A cirurgia de catarata é bem sucedida em torno de 95% de todos os casos. “ A cirurgia é o único tratamento eficaz para a catarata.”
  7. 7. Catarata: técnicas cirúrgicas Fonte: www.bancodesaude.com.br 1 – Facoemulsificação: a facoemulsificação é a técnica cirúrgica mais avançada para a correção de catarata. Através de uma pequena abertura no olho, o médico utiliza um aparelho que emite ondas de ultra-som que fragmentam o cristalino opacificado pela catarata. Ao mesmo tempo, de posse de um micro dispositivo aspirador, o cristalino fragmentado é removido do local por aspiração. Após a retirada deste cristalino, é colocada uma lente intra-ocular artificial para compensar o grau do cristalino normal. 2 – Extração extra-capsular programada: nesse procedimento cirúrgico, o cirurgião faz uma grande incisão no limbo corneano para remover a cápsula anterior do globo ocular. Após isso, ele retira o cristalino e faz a substituição do mesmo por uma lente artificial. Está técnica é mais demorada, envolve uma maior incisão ocular e, conseqüentemente, apresenta maiores complicações e riscos do que a cirurgia de facoemulsificação.
  8. 8. Catarata: como é a prevenção? Fonte: www.bancodesaude.com.br Exames de rotina a partir dos 65 anos Exame oftalmológico de rotina é a chave para a detecção precoce da catarata. Pessoas acima de 65 anos devem fazer exame ocular pelo menos uma vez por ano.
  9. 9. Catarata: como é a prevenção? Fonte: www.bancodesaude.com.br <ul><li>Embora a opacificação do cristalino ocorra com o passar da idade, existem algumas dicas que ajudam a reduzir ou mesmo evitar o aparecimento da catarata. São elas: </li></ul><ul><li>Não fume: a fumaça do cigarro produz radicais livres, aumentando o risco de ter catarata. </li></ul><ul><li>Tenha uma dieta balanceada: inclua frutas e vegetais na sua dieta. Fazendo isto, há um risco menor de desenvolver catarata, embora não tenha sido completamente provado. </li></ul><ul><li>Cuide bem das outras doenças: fazendo um tratamento adequado para diabetes e outras doenças, as chances de se ter catarata diminuem. </li></ul><ul><li>Proteja seus olhos: usar óculos escuros com proteção contra os raios ultravioletas ajuda na prevenção da catarata. </li></ul>
  10. 10. Catarata: referências bibliográficas Fonte: www.bancodesaude.com.br <ul><li>Este guia sobre catarata foi produzido pelo Editorial Médico do portal Banco de Saúde, utilizando fontes científicas nacionais e internacionais de confiança. </li></ul><ul><li>Dentre as fontes científicas utilizadas estão: </li></ul><ul><li>Cataract in the adult eye. Preferred practice pattern. In: American Academy of Ophthalmology (AAO). San Francisco (CA): American Academy of Ophthalmology (AAO); 2006. p. 69. </li></ul><ul><li>Snellingen T, Evans JR, Ravilla T, Foster A. Surgical interventions for age-related cataract. Cochrane Database Syst Rev 2002;2:CD001323. </li></ul><ul><li>D’Ambrosio FA Jr. Assessing disability in the patient with cataracts. Curr Opin Ophthalmol. 1999;0:42-5. </li></ul><ul><li>Congdon NG. Prevention strategies for age related cataract: present limitations and future possibilities. Br J Ophthalmol 2001;85:516-20. </li></ul><ul><li>Long V, Chen S. Surgical interventions for bilateral congenital cataract. Cochrane. Database Syst Rev 2001;3:CD003171. </li></ul>

×