Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Pnaic unidade 6 projeto e sequencia didatica final

32,061 views

Published on

Pnaic unidade 6 projeto e sequencia didatica final

  1. 1. Projetos e Sequências Didáticas Unidade 6 – Aula 1 – aspectos teóricos Aulas 2 e 3- organização do projeto e da sequencia didática
  2. 2. Objetivos da unidade 6 Compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento a partir do aprofundamento de estudos baseados nas obras pedagógicas do PNBE do professor e outros textos publicados pelo MEC;  Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas diferentes áreas de conhecimento;  Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização;  Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, assim promover atividades permanentes integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;  Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC e planejar projetos e sequencias didáticas em que tais materiais sejam usados. (Daremos destaque para os objetivos em vermelho, pois já discutimos bastante os demais). 
  3. 3. Desafio docente nos dias atuais: Ao selecionar conteúdos a serem ensinados é imprescindível uma vigilância para que seja evitado um distanciamento entre o objeto de ensino e o objeto social de referência, bem como pensar-se numa hierarquização, o que deve ser considerado prioritário ou enfatizado no âmbito do objeto de ensino (unidade 6, caderno 1, p. 8). Faz-se necessário propiciar condições para que as crianças tornem-se leitoras e capazes de produzir textos (unidade 6, caderno 1, p. 9).
  4. 4. Nesse sentido... É fundamental trabalhar : - de maneira interdisciplinar; - a partir dos gêneros textuais; - de acordo com a realidade dos alunos. A organização do trabalho pedagógico por meio de projetos e sequências didáticas favorece esse trabalho.
  5. 5. Atividade em pequenos grupos: destacar as principais ideias sobre: PROJETO DIDÁTICO Leitura do caderno 6: Ano 1: p.12 a 26 Ano 2: p. 14 a 20 Ano 3: p. 11 a 19 SEQUÊNCIA DIDÁTICA Leitura do caderno 6: Ano 1: p.27 a 37 Ano 2: p. 21 a 30 Ano 3: p. 20 a 27
  6. 6. Apresentação das ideias principais
  7. 7. PROJETOS DIDÁTICOS
  8. 8. ALGUMAS DEFINIÇÕES  “(...) conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver um produto final que se quer obter” (RCNEI, p.57, v.1) (BRANDÃO, SELVA e COUTINHO, 2006, p. 112).  Um projeto visa levar a criança a ser protagonista, investigadora, capaz de descobrir significados de novas relações e de perceber os poderes dos seus pensamentos por meio da síntese de diversas linguagens, expressivas, comunicativas e cognitivas” (EDWARDS et all, 1999).
  9. 9.  “Essa modalidade de organização do trabalho pedagógico prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tendo autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto” (NERY, 2007, p.119). “(...) elaborar plano; planejar; organizar; descrição escrita de tarefa a ser feita; esquema; esboço ou desenho de trabalho” (HOUAISS, 2001).  “(...) projeto se constitui em um “processo de planejamento, execução e controle” constantes que assegurem uma contínua vigilância das atividades, culminando com a execução do plano traçado” (MANEGOLLA e SANTANA, 2001, p.111).
  10. 10. Quadro da página 15 do caderno 6 ano 2
  11. 11. TRABALHO COM PROJETOS DIDÁTICOS • É uma das metodologias para a organização do trabalho pedagógico; • Objetiva organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores; • O que pode ser ressaltado no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas.
  12. 12. TRABALHO COM PROJETOS DIDÁTICOS Neste processo é importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento que tem vontades e decisões próprias, cujos conhecimentos, habilidades e atitudes são adquiridas em função de suas experiências culturais, em contato com seus pares – familiares, professores e colegas; Os projetos didáticos objetivam um produto final, uma meta a ser alcançada. Em torno desta meta, planejam-se as ações e a divisão das tarefas entre os alunos. Ressalta-se: durante a execução do projeto, outras atividades e conteúdos desvinculados do tema também devem ser trabalhados.
  13. 13. Características:        Busca favorecer a construção da autonomia dos aprendizes; Interdisciplinaridade; Aproximação da escola com a identidade do aluno; Rompimento com uma organização curricular rígida e fragmentada; Integração dos eixos de ensino da língua; Possibilita o diálogo com os saberes sociais; Gera interação.
  14. 14. Sugestão de formatação de um projeto           Título do projeto Área do conhecimento Trabalho interdisciplinar Temas transversais Tempo estimado Produto Conhecimentos/habilidade Etapas Materiais Avaliação
  15. 15. Fases do projeto       Tema Duração Planejamento Execução (desenvolvimento) Produto final Avaliação
  16. 16. PROBLEMATIZAÇÃO   Definição da proposta de trabalho e objetivos, podem surgir de duas formas: Grade curricular ou do interesse dos alunos
  17. 17. Assistir ao vídeo: Ler para estudar: aves em extinção 3MIN http://www.youtube.com/watch?v=uy06r_wEA9o
  18. 18. SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
  19. 19. As sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequencia, durante um determinado período estruturado pelo professor, criando-se assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. (Livro: Ensino Fundamental de 9 anos. p. 114)
  20. 20. Um trabalho sistemático que permita pensar de modo mais profundo sobre o Sistema de Escrita Alfabética e sobre a diversidade textual torna-se fundamental porque constitui um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos nos quadros dos direitos de aprendizagem.
  21. 21. ALGUMAS DEFINIÇÕES “Conjunto de atividades escolares organizadas ,de maneiras sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004. Conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais Zabala 1998.
  22. 22. DESENVOLVIMENTO 1- PROBLEMATIZAÇÃO DO TRABALHO EM DIFERENTES NÍVEIS: Que objetivos pretendemos alcançar diante das necessidades dos alunos? 2 – ELABORAÇÃO DOS CONTEÚDOS: definir o eixo da sequencia: é um tema? Um conteúdo específico? Um gênero textual? 3 – ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: etapas, tipos de atividades, formas de organização dos alunos, recursos didáticos. 4 – AVALIAÇÃO: monitoramento das etapas/ verificação da aprendizagem no final.
  23. 23. CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROJETOS - Objetivo a ser alcançado - Escolha do tema; (necessidade dos alunos); - Justificativa; - Definir eixo de articulação; - Objetivos Claros – Gerais e Específicos; - Etapas de desenvolvimento (recursos - Dimensão de tempo; didáticos): 1. Apresentação da situação; 2. Produção inicial; 3. Módulo 1, módulo 2, módulo “n”; 4. Produção final; - Avaliação somativa. - Recursos: materiais e de fontes de informação; - Divisão de tarefas; - Prevê um produto final; - Avaliação final. Registro durante todo o processo.
  24. 24. TRABALHO PEDAGÓGICO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROJETOS - Interações entre alunos e professor; - Dar conta da interdisciplinaridade; - Mediação do professor; - Levar a criança a ser protagonista, investigadora e capaz de descobrir significados; - Sistematização de saberes; - Problematização dos conhecimentos prévios; - Englobam as práticas de escrita, leitura e orais; - Permite o estudo nas várias áreas de conhecimento do ensino, de forma interdisciplinar; - Trabalho com conteúdos relacionados a um mesmo tema , a um gênero específico; - Interações entre alunos e professor; - Leitura de textos para obter informações sobre um tema; - Utilizar gêneros de diferentes esferas sociais; - Os alunos devem produzir durante a realização de projetos; - Trabalha com conhecimentos específicos, construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de - Conteúdo focalizado em passos ou etapas um problema para resolver ou produto encadeadas, tornando mais eficiente o final que se quer obter. processo de aprendizagem.
  25. 25. SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PROJETOS DIDÁTICOS: DIFERENÇAS SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJETOS - Planejamento didático das atividades - Planejamento, monitoramento e e a ordem do plano geral centrado no avaliação ocorre de forma professor; compartilhada; - Aprofundamento/ Sistematização de - Está em jogo mais a extensão do um gênero, tema ou conteúdo conteúdo e as relações entre várias específico. áreas do conhecimento.
  26. 26. Papel do professor     Clareza quanto à justificativa e objetivos do trabalho; Sensibilidade para perceber o tempo para o desenvolvimento do trabalho; Planejar e registrar o trabalho; Avaliar e replanejar o trabalho.
  27. 27. PROPOSTA DE TRABALHO Elaborar em pequenos grupos, um projeto didático interdisciplinar, tendo como base os objetivos de história, geografia e ou ciências. prever uma sequência didática focando a apropriação do sea ou questões ortográficas.
  28. 28. • Título do projeto • Área do conhecimento • Trabalho interdisciplinar • Temas transversais • Tempo estimado • Produto • Conhecimentos/habilidade • Etapas • Materiais • Avaliação
  29. 29. SUGESTÃO PARA ORGANIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA 1- PROBLEMATIZAÇÃO DO TRABALHO EM DIFERENTES NÍVEIS: Que objetivos pretendemos alcançar diante das necessidades dos alunos? 2 – ELABORAÇÃO DOS CONTEÚDOS: definir o eixo da sequencia: é um tema? Um conteúdo específico? Um gênero textual? 3 – ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES: etapas, tipos de atividades, formas de organização dos alunos, recursos didáticos 4 – AVALIAÇÃO: monitoras as etapas/ verificação da aprendizagem no final

×