Moluscos

22,063 views

Published on

Produção: Profª Teresa Cristina Honório
Assunto: Filo dos Moluscos (Filo Molluscas)
Público Alvo: Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental

Published in: Education
3 Comments
62 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
22,063
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
3
Likes
62
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Moluscos

  1. 1. Filo Mollusca
  2. 2. Filo Mollusca Os moluscos (filo mollusca) são animais de corpo mole (mollis= mole), não segmentado e viscoso.
  3. 3. Filo Mollusca A maioria dos representantes é marinha. Existem mais de 110 mil espécies descritas.
  4. 4. Filo Mollusca Possuem grande importância econômica, pois podem ser utilizadas na alimentação, fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores.
  5. 5. Filo Mollusca Geralmente são protegidos por uma concha calcária, ou valva. UNIVALVE formada por uma única peça. BIVALVE se a concha se dividir em duas partes. Podendo ela ser interna ou externa.
  6. 6. Filo Mollusca Mas há também moluscos que não possuem concha, com a lesma e o polvo, lula possui uma concha interna muito reduzida.
  7. 7. Filo Mollusca O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Vamos considerar o caracol, um dos moluscos mais conhecidos, como exemplo:
  8. 8. Corpo Cabeça => Encontramos a boca, os olhos e os dois pares de tentáculos, com função sensitiva (tato, cheiro).
  9. 9. Corpo Massa visceral => Fica envolvida pela concha e é formada pelos órgãos da digestão, circulação, excreção, respiração e reprodução.
  10. 10. Corpo Massa visceral => É recoberta por uma fina epiderme chamada manto, onde existem glândulas que fabricam a concha calcária.
  11. 11. Corpo Pé => Também chamado sola de rastejamento, é bem desenvolvido no caracol e serve para o animal se locomover na terra. Também serve para o caracol cavar a areia, onde às vezes vive enterrado, e prender-se nas rochas.
  12. 12. Gastrópodes (gastro= “estomago" e podos = "pé“)
  13. 13. Gastrópodes Os gastrópodes tem o pé diretamente ligado à massa visceral. É por isso que se diz que eles tem os "pés no ventre".
  14. 14. Gastrópodes Tem uma concha (univalves), geralmente enrolada em espiral. A lesma é exceção, pois não tem concha.
  15. 15. Gastrópodes A cabeça é bem desenvolvida, com tentáculos e olhos. Vivem no mar, nos rios ou em terra.
  16. 16. Gastrópodes Exemplo: Caracol, caramujo e lesma
  17. 17. Pelicípodes Bivalves (pelici= “machado" e podos = "pé“)
  18. 18. Pelicípodes O pé em forma de machado é apropriado para cavar. Algumas espécies o pé fabrica filamentos que permitem ao animal prender-se em um suporte; são os filamentos do bisso.
  19. 19. Pelicípodes A cabeça dos pelecípodes é bem reduzida e não tem tentáculos nem olhos. Os pelecípodes são bivalves, isto é, tem duas valvas na concha.
  20. 20. Pelicípodes Exemplos: ostra e mexilhão
  21. 21. Cefalópodes (cefalo = "cabeça" e podos = "pé“)
  22. 22. Cefalópodes Os cefalópodes são os maiores invertebrados conhecidos. Para se movimentarem, usam os tentáculos - quando rastejam - ou uma espécie de propulsão a jato de água. A forma alongada da lula representa uma adaptação à locomoção rápida na água.
  23. 23. Cefalópodes A massa visceral, no polvo, é volumosa; na lula, ela é alongada. No polvo, o pé é transformado em oito tentáculos com ventosas; na lula, existem dez tentáculos.
  24. 24. Cefalópodes O polvo e a lula tem olhos grandes, semelhantes aos dos vertebrados, e capazes de distinguir as cores.
  25. 25. Cefalópodes Alguns cefalópodes fabricam uma tinta escura, a sépia, que é guardada numa bolsa (tinteiro). Quando atacados por predadores, soltam jatos de tinta que tingem a água. Assim eles podem fugir sem serem caçados.
  26. 26. Cefalópodes Exemplos: Polvo e lula
  27. 27. Moluscos e o Homem
  28. 28. Moluscos e o Homem São usados na alimentação. As conchas são utilizadas na industria (botões, bijouteria, etc). Produzem as Pérolas. Alguns podem transmitir doenças.

×