Expressionismo

2,463 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,463
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
50
Actions
Shares
0
Downloads
68
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Expressionismo

  1. 1. Comunicação e Multimédia História Das Artes Visuais Contemporâneas Expressionismo CinemaTiago Basílio, Nº54854 2012/2013
  2. 2. Expressionismo (Cinema).O expressionismo Alemão foi estilo cinematográfico que teve o seu auge em 1920, pós finalda 1º guerra mundial (1918)..Foi uma corrente estética que se manifestou na pintura, na literatura, e mais tardiamente nocinema. Marcou o cinema da década de 20 imortalizando títulos tais como “Nosferatu”, ou“Metropolis”.. Com a derrota da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha começou a entrar numa recessão, foium período de caos e desordem social. A relação com os filmes que retractavam épocasantigas era como se os alemães se recusassem a admitir realidade de ter perdido a PrimeiraGuerra..Desta forma, toda a composição concreta, passa a ser abstracta, a função de não buscar omundo como ele é , mas sim remodelá-lo à sua maneira , a partir dos sentimentos interiores.Era muito mais interessante recriar um mundo fictício, do que a simplesmente representá-locomo o nós conhecemos. A partir daí, se destaca características visuais que determinaram aestética expressionista alemã..Cenários subjectivos e abstractos, variações de luzes e sombras, cenáriosclaustrofóbicos, névoa, e figuras por vezes grotescas e incomuns.
  3. 3. Obras CinematográficasDo Expressionismo Alemão
  4. 4. Metropolis (1927) Fritz Lang
  5. 5. Obras Cinematográficas do Expressionismo AlemãoMetropolis é um filme de ficção científica produzido em 1927, realizado pelo cineasta austríaco FritzLang. Considerado por muitos, o filme mais importante do expressionismo alemão, é tambémconsiderado como uma obra-prima, pois o filme continua muito actual olhando para realidade de hojeem dia.A História passa-se no século XXI (2026), no qual os trabalhadores eram escravizados pelasmáquinas. A simbologia do filme demonstrava a preocupação com a mecanização da vida industrial,do estilo de vida metropolitano, questionando a importância do sentimento humano . Aurbanização, atrelada a dificuldade de se viver na cidade, não no sentido de civilização, mas, nodistanciamento do rural, na impossibilidade do retorno a natureza .Há a atracção pelo modo de vidametropolitano e pela tecnologia, a tal ponto que o homem só vive para fazer a máquina.
  6. 6. Nosferatu (1922) F.W. Murnau
  7. 7. Obras Cinematográficas do Expressionismo Alemão“Nosferatu” é um dos maiores clássicos do cinema expressionista alemão estreou-se em1922, e foi produzido pelo fabuloso Friedrich Murnau.O filme conta a terrível história de um simples cidadão alemão que recebe a proposta devender o seu imóvel em frente da sua casa para um desconhecido morador daTransilvânia.O filme aborda temas interessantes para o ponto de vista do ano de 1922, 4 anos após ofim da 1º guerra e a 7 anos da quebra da bolsa de Nova Iorque. A ganância é abordadaatravés do desejo do jovem Hutter de oferecer mais conforto há sua amada.Há outros temas recorrentes na narrativa, como a forte crença no sobrenatural, comolobisomens, vampiros. Clássico do expressionismo alemão. Mas, sem dúvida, o grandetema do filme é a morte, o desejo pelo mórbido, representado por Nosferatu.Fica claro no filme, o discurso de Murnau de autodefesa, quando ele aborda o tema dachamada “praga” vinda de alguns pontos na Europa. Temos aí um simbolismorepresentado pela figura de Nosferatu, onde o director expressa o seu receio pelasmazelas que inquietam a Europa , existe um desejo de protecção e de resguardo dacultura e da pureza do povo alemão.
  8. 8. The Cabinet Of Dr. Caligari(1920) Robert Wiene
  9. 9. Obras Cinematográficas do Expressionismo Alemão“The Cabinet of Dr. Caligari” , produzido em 1920 por Robert Wiene ,conta a história de umhipnotizador, o Dr Caligari que induz o jovem Cesare a matar pessoas. A história complicaquando este se recusa a matar uma bela jovem. Tudo se passa pela óptica de um louco.Neste filme, os cenários foram construídos sobre telas pintadas, mostrando elementos eformas irregulares e deformadas. É o distanciamento do real, assumindo composiçõespicturais e fantásticas, com sua arquitectura distorcida, casas inclinadas, ruastortas, criando um universo inconsciente do estado psíquico dos homens, ou mesmo doolhar de um louco. Este filme representa bem a Alemanha industrial ,e a exaltação socialurbana.
  10. 10. Características• Contraste entre claros e escuros.• Maquiagem carregada; exagero.• A cenografia é mais importante do que a montagem.• Cenários irreais, com linhas fora de esquadro.• Montagem acelerada.• Realismo Expressionista - ambientes naturais.• Filmes gravados em estúdios, com cenários tortos e deformados;• Construção de ambientes escuros e sombrios;• Deformações plásticas através da maquiagem dos actores, roupas esquisitas - recursos que mais se assemelham ao teatro.• Uso da sombra como um personagem .
  11. 11. ReflexãoOs expressionistas não tinham como objectivo representar a realidadeconcreta. Interessavam-se mais pelas emoções e reacções subjectivas queobjectos e eventos suscitavam no artista ,e que ele tratava de expressar pelouso da distorção, do exagero e do simbolismo.
  12. 12. ConclusãoCertamente que o expressionismo alemão influencioudirectamente o cinema norte-americano, exemplo disso é ainfluência que teve o “Metropolis” no género de ”Blade Runner”.Mas o foco principal do expressionismo foi sem duvidaos problemas mundiais e principalmente a crise da sociedadealemã na época, focando-se nas suas emoções e expressões.Questões psicológicas e sociais são abordadas mais a fundo.Década de 20, na Alemanha. Europa pós - I Guerra Mundial;Cidades destruídas, desemprego, fome , o país derrotado naguerra, vivia uma crise , insatisfação, frustração, falta deesperança e pessimismo .O expressionismo caracterizou nofundo o estado psicológico do seu próprio povo.
  13. 13. Webgrafia• http://lamatinee.com/2011/04/06/um-pouco-de-expressionismo- alemao/• http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo_alem%C3%A3o• http://www.imdb.com/• http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~miriam.rossini/expr_estet.html

×