Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Nicolau Maquiavel

13,349 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Nicolau Maquiavel

  1. 1. NICOLAU MAQUIAVEL‘Poucos vêem o que somos, mas todosvêem o que aparentamos.’
  2. 2. VIDA E OBRA DE UM GÊNIO Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527. Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Aos sete anos de idade começou a aprender latim. Logo depois passou a estudar ábaco e língua grega antiga.
  3. 3.  Aos 29 anos de idade, ingressou na vida política, exercendo o cargo de secretário da Segunda Chancelaria da República de Florença. Porém, com a restauração da família Médici ao poder, Maquiavel foi afastado da vida pública. Nesta época, passou a dedicar seu tempo e conhecimentos para a produção de obras de análise política e social. Maquiavel morreu em 1527, aos 58 anos.
  4. 4.  Maquiavel se tornou famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade, porém, seus admiradores afirmam que ele foi um dos únicos realistas que verdadeiramente entendiam o mundo político e que teve a coragem de descrevê-lo como ele realmente é. Em todo caso, séculos após terem sido publicados, os trabalhos de Maquiavel continuam sendo lidos e analisados por estudantes de filosofia, história e política.
  5. 5.  Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia, aleivosia, maldade.
  6. 6.  Maquiavel foi amigo íntimo de Cesare Bórgia, que lhe ofereceu o modelo ideal, na figura e na conduta, para a composição do seu livro ‘Il Principe’ (O Príncipe), escrito entre 1513 e 1516, obra-prima de malícia para modelar a arte de governar pela força, intimidação e astúcia. Cesare Bórgia, filho do papa Alexandre VI, também conhecido como Rodrigo Bórgia.

×