Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Amidas 3a1

7,288 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Amidas 3a1

  1. 1. Equipe: Crystian, Eduardo, Roger e Wanderlei – 3ª 01 Amidas
  2. 2. Amidas são compostos orgânicos, ou seja, possuem átomos de carbono em sua estrutura. Todas as amidas possuem em sua fórmula geral, além de carbonos, o grupo carbonila (C=O) e o grupo amino (NH2).
  3. 3. Veja a estrutura: O ║ ─ C ─ NH 2 Vamos então analisar as propriedades deste composto:
  4. 4. - Uma das propriedades químicas das amidas é a polaridade, elas são polares devido à presença do grupo C=O; - Propriedades físicas: em condições ambientes podem ser encontradas no estado sólido ou líquido. No estado líquido encontramos as amidas de fórmula estrutural menor, como a metanamida ou a formamida, esses dois compostos são líquidos incolores. (...)
  5. 5. (...) As amidas primárias e secundárias possuem ponto de fusão e ponto de ebulição mais elevados que outras amidas de mesma massa molecular. As amidas não ocorrem na natureza e por isso é preciso prepará-las em laboratório, o processo se baseia no aquecimento de sais de amônio e seguido de desidratação, veja a equação: R- COONH4 -> R – COONH2 + H2O
  6. 6. As amidas são empregadas em sínteses orgânicas e representam compostos importantes como náilon. O náilon é uma poliamida que se destaca entre os polímeros. Nomenclatura: prefixo + AMIDA. Exemplo: O ║ H3C ─ C ─ NH2 Prefixo: etan + AMIDA. etanamida
  7. 7. Uréia
  8. 8. A Ureia é uma composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula (NH2)2CO, com um ponto de fusão de 132,7 °C. Tóxica, a ureia forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente.
  9. 9. Constitui o principal produto terminal do metabolismo protéico no ser humano e nos demais mamíferos, também está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos, nos excrementos de peixes e de outros animais inferiores.
  10. 10. Altamente azotado, o nitrogênio da ureia (que constitui a maior parte do nitrogênio da urina), é proveniente da decomposição das células do corpo e também das proteínas dos alimentos. A ureia também está presente no mofo dos fungos, assim como nas folhas e sementes de numerosos legumes e cereais. É solúvel em água e em álcool, e ligeiramente solúvel em éter.
  11. 11. A ureia foi descoberta por Hilaire Rouelle em 1773. Foi o primeiro composto orgânico sintetizado artificialmente em 1828 por Friedrich Woehler, obtido a partir do aquecimento do cianato de amônio (sal inorgânico). Esta síntese derrubou a teoria de que os compostos orgânicos só poderiam ser sintetizados pelos organismos vivos (teoria da força vital).

×