Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

2009 dom review the brand gap

473 views

Published on

Resumo do livro "The Brand Gap – O Abismo da Marca" que trata de gestão de marcas sob o prisma estratégico, representado pela necessidade premente da união entre a estratégia empresarial e a experiência de marca para o consumidor.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

2009 dom review the brand gap

  1. 1. The Brand Gap – Como Construir a Ponte entre a Estratégia e o Design O livro “The Brand Gap – O Abismo da Marca”, escrito por Marty Neumeier, um dos responsáveis pela gestão da marca de empresas como a Apple, Adobe, Kodak e HP, trata de gestão de marcas sob o prisma estratégico, representado pela necessidade premente da união entre a estratégia empresarial e a experiência de marca para o consumidor. Para ele, tal união deve permitir às empresas construírem marcas carismáticas. Neumeier diz que marcas carismáticas representam produtos/serviços/empresas para os quais as pessoas não acham substituto. O argumento do autor é que existem (e realmente existem) grandes dificuldades em unir a estratégia empresarial à experiência da marca. A razão disso são as diferentes maneiras de pensar, agir e decidir dos chamados pensadores estratégicos (strategic thinkers) e dos pensadores criativos (creative thinkers) – ou seja, a discrepância de mind-set, valores e visão existente entre os responsáveis pela formulação das estratégias e os responsáveis pelo branding. Empresas que aprendem a atravessar o abismo entre estratégia e experiência são capazes de se comunicar e relacionar com seus consumidores (e demais públicos) de maneira íntima (ou visceral nas palavras do autor) e personalizada e, com isso, criar verdadeiras vantagens competitivas e exclusivas. No entanto, para que isso aconteça, os dois grupos (estratégicos e criativos) devem trabalhar juntos e vencer suas barreiras. Neumeier descreve as 5 disciplinas necessárias à criação de uma marca carismática: Diferenciar, Colaborar, Inovar, Validar e Cultivar. Um outro conjunto de idéias interessantes apresentadas no livro é o chamado teste de foco. Esse teste consiste de 3 perguntas essenciais, a serem feitas aos responsáveis pelo branding. A qualidade dessas respostas é que determina o poder de uma marca. As perguntas são: 1. Quem você é? 2. O que você faz? 3. Por que sua marca é importante? O livro, apesar de razoavelmente superficial – dado que não aborda profundamente questões como gestão, posicionamento e valoração das marcas, acaba por cumprir um bom papel de introdução ao tema do Branding, porque traz novos insights acerca de um assunto relevante, de forma concisa e recheada de idéias instigantes relacionadas a disciplina do branding, às marcas e elementos como criatividade e inovação. A leitura é recomendada a todos os envolvidos direta ou indiretamente com a marca da empresa (e de produtos/serviços), desde a equipe de marketing, desenvolvimento de produtos, design e pesquisa, até as agências de publicidade e todos os envolvidos no relacionamento – independente do canal e finalidade – da marca em questão com seus respectivos públicos. Veja o link para a versão resumida do livro: http://www.slideshare.net/coolstuff/the- brand-gap

×