10 principais dicas para se montar um e mail marketing

10,650 views

Published on

Um breve apanhado sobre as 10 principais dicas para um bom e-mail marketing. Para os iniciantes e para os já habituados com esta prática, um ótimo material.

Published in: Design
0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,650
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,050
Actions
Shares
0
Downloads
153
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

10 principais dicas para se montar um e mail marketing

  1. 1. O que é E-mail Marketing?E-mail Marketing é a prática na qual utiliza-se oe-mail como forma de dissipar informaçõesrelevantes para um determinado público alvo.Através de uma campanha de e-mail marketing épossível ampliar a área de divulgação de sua EPS (empresa / produto / serviço ), aumentando suasvendas, divulgando promoções, eventos, etc.
  2. 2. Campanhas de E-mail Marketing: Por onde começar? Uma boa campanha consiste em: - Definir o “EPS (empresa / produto / serviço)” a ser divulgado; - Definir o público alvo; - Definir o conteúdo do e-mail; - Criar uma peça (também conhecida como lâmina de e-mail); Definir o EPS a ser divulgado abrirá o leque de oportunidades a serem atingidas, tais como ofertar, divulgar, apresentar, gerar lead, etc. Uma boa definição para o EPS é fator importante para o andamento da campanha. Feita a definição do EPS, é necessário definir o público alvo (mailing) a ser atingido. Dê preferencia a mailings (listas) segmentadas e não ouse utilizar listas compradas na barraca do zé-manolo (veja aqui o porquê essas listas não dão resultado). Isso será fundamental para um bom resultado. Definido o EPS e o mailing a ser atingido, é necessário definir e criar o conteúdo do e-mail. Para isto, inspire-se no cliente. Busque criar peças tais quais você próprio gostaria de receber. Veja sua caixa de e-mail constantemente e analise todos os e-mails que tem recebido e os que mais lhe chamam a atenção. Busque Insights e inspirações na internet e óbvio, foque sempre na idéia de que você precisa impactar o cliente com o seu EPS.
  3. 3. Mas, como utilizar o E-mail Marketing? Para obter um bom resultado em uma campanha de e-mail marketing, existem 3 itens principais: - Ferramenta de Disparo; - Lista de contatos; - Peça (também conhecida como lâmina);
  4. 4. Ferramenta de Disparo A ferramenta de disparo de e-mails marketing é fundamental para um bom resultado. No link OS 10 PRINCIPAIS ERROS DO E-MAIL MARKETING falamos um pouco sobre ferramentas, seus prós e contras, mas resumindo, utilize sempre uma ferramenta qualificada para seus disparos (Aqui indicamos uma boa ferramenta).
  5. 5. Lista de Contatos A lista de contatos também é um item fundamental para um resultado satisfatório. A união de uma boa ferramenta com uma lista de contatos segmentada trará muito mais sucesso e retorno.
  6. 6. A Peça (Lâmina) Não menos importante, a peça é o objeto visual que irá impactar o destinatário. A criação de uma boa peça aliada com uma boa ferramenta de disparo e uma boa lista de contatos realmente trará um resultado excepcional para sua campanha de e-mail!
  7. 7. 10 principais dicas para um bome-mail marketing Vejamos nos próximos slides as 10 principais dicas para se montar um e-mail marketing.
  8. 8. 1 – Definir uma boa ferramenta dedisparo Busque sempre usar ferramentas que tenham uma boa infra estrutura e que gerem relatórios customizados. Obter consultoria e suporte da empresa que cede a ferramenta é fundamental para tirar possíveis dúvidas e aumentar os resultados.
  9. 9. 2 – Qual o objetivo de sua campanha? Uma campanha de e-mail marketing pode envolver vários tipos de abordagem. Defina seu objetivo (vender, ofertar, apresentar, divulgar, gerar lead, etc) e analise todas e as melhores possibilidades para sua campanha.
  10. 10. 3 – Estratégia de Campanha Escolhido o objetivo, qual vai ser a estratégia da campanha (aumentar visitas no site, no facebook, gerar bases de contato, aglomerar um número x de pessoas em um determinado evento)? Neste ponto o visual começa a merecer destaque nas discussões.
  11. 11. 4 – Mailing (lista de contatos) Definida a campanha, qual será o público alvo? Opte por utilizar listas segmentadas e não utilize listas vindas de terceiros. Atinja diretamente o público que se interessa de fato pelo que está divulgando em sua campanha.
  12. 12. 5 – Peça (características visuais) Um bom resultado visual atrai até mesmo pessoas que não se interessam por determinado assunto. Em suas lâminas, procure seduzir o cliente. Opte por opções visuais chamativas, interessantes e que acima de tudo sempre estejam focadas no objetivo da campanha. Busque criar peças com no máximo 550 pixels de largura para que tenha uma boa visibilidade em webmails (hotmail, yahoo, gmail, etc).
  13. 13. 6 – Anti-Spam x E-mail Marketing Muitos servidores de e-mail são programados para “barrar” mensagens indesejáveis (com palavras do tipo promoção, oferta, grátis, clique aqui, etc), além de mensagens que contém muita imagem e pouco texto, e-mails pesados demais, etc... Fique bastante atento a isto quando for montar sua lâmina de e-mail marketing.
  14. 14. 7 – Cliente x E-mail Marketing Ofereça o que tem de melhor para seu cliente. Ouse e crie diferenciais em sua campanha para que a aceitação de sua peça seja boa e traga retorno. Busque sempre interatividade com o cliente através de uma peça pois isso gera relacionamento.
  15. 15. 8 – Relacionamento com o Cliente Busque sempre a interatividade com seu cliente não só com e-mail marketing mas com outros meios de comunicação. Manter contato frequente com o cliente facilitará a aceitação da peça de e-mail marketing e aumentará a chance de visualização e conversão.
  16. 16. 9 – Opt-Out (listas de remoção) Mesmo utilizando listas segmentadas, existem pessoas que optam por não aceitar mais o recebimento dos e- mails enviados por você, gerando uma lista de Opt-Out. Tenha certeza de que sua ferramenta de disparo disponibiliza a opção de opt-out por default pois isto faz parte da Auto Regulamentação de E-mail Marketing : http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/AutoRegul amentacaoEmailMkt.aspx
  17. 17. 10 – Mensuração e Relatórios Uma campanha só torna-se boa com uma boa mensuração e um bom relatório. Através deles você saberá tudo o que ocorreu com seu disparo e poderá otimiza-lo cada vez mais. Procure usar ferramentas que gerem as seguintes informações: - E-mails enviados; - Links clicados; - E-mails entregues; - Horários de acesso; - E-mails visualizados; - Regiões de acesso; - E-mails não entregues; - Listas de Opt-Out. - Erros de entrega;
  18. 18. Ou seja… Esperamos com este material explicar um pouco sobre a utilização do e-mail marketing e trazer melhorias contínuas em suas campanhas. Em nosso próximo material, iremos apresentar uma ótima ferramenta de disparo de e-mails que utilizamos na Pílula Criativa!
  19. 19. Créditos Thiago Regis Rodrigues Sócio – Diretor da empresa Pílula Criativa thiago@pilulacriativa.com.br facebook.com/regis1985 @thigo_regis www.pilulacriativa.com.br

×