Hist

3,264 views

Published on

memória e reflexões.

Published in: Technology
  • gostei muito bom para se trabalhar em sala de aula...
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Hist

  1. 1. Jogos Olímpicos Modernos: Memória e Reflexões. A Ginástica e sua evolução histórico-esportiva; A mulher no esporte; As premiações.
  2. 2. Os Jogos Olímpicos surgiram no Verão, o que anos após favoreceu a idéia da realização de uma edição dos mesmos no Inverno .
  3. 3. O homem e os aparelhos. A partir dos Jogos Modernos, o homem se fez acompanhar da Tecnologia, com cronômetros, máquinas fotográficas, aparelhos com intuito de medir distâncias, a indústria incrementou o esporte com a introdução de materiais mais leves, tecidos, mídia, segurança etc. Um novo mercado consumidor surgiu!
  4. 4. 1896- 1ºs Jogos Olímpicos –Grécia. Exibição nas paralelas com um “Grupo” masculino.Esta foto sugere uma utilização social dos aparelhos.Com a mudança das regras e regulamentos, o esporte tornou-se “individual”.
  5. 5. 1896 – A busca do domínio do Corpo sempre marcou a evolução humana.
  6. 6. 1896- Ginástica em Argolas- Aparelho regulável, sem altura ainda definida por regras.Não existiam os Códigos de Pontuação.O 1º código masculino surgiu em 1949.O que havia era uma falta de critérios que problematizava as notas dadas, que deveriam ser relacionadas aos pontos conseguidos na equipe.
  7. 7. 1904-JO St. Louis- EUA aconteceram os chamados “Jogos Antropológicos” com Pigmeus trazidos da África. Um fiasco! Onde a diversidade cultural foi humilhada .
  8. 8. 1908 –Em Londres uma apresentação de Ginástica em grupo. O Método Francês: todos igualmente rígidos, com seus bastões.Ou a ginástica calistênica?
  9. 9. 1908-Ginástica no Cavalo com alças.
  10. 10. 1912- Estocolmo, uma apresentação em grupo do Método Sueco.Ainda uma questão socializante, que mobilizou mudanças a partir da primeira grande guerra.
  11. 11. 1924-Paris -A evolução dos movimentos padrões. Ainda sem a preocupação com a segurança do amortecimento, com colchões.
  12. 12. 1900 JO Paris – A pratica esportiva feminina, se limitava a alguns esportes. O Golfe.
  13. 13. 1900 – O Tênis feminino.
  14. 14. 1908-Londres- A Prova de Arco feminino! Existiam ainda a Vela, o Críquete e Equitação.
  15. 15. 1908- Atletismo feminino no salto em altura. <ul><ul><li>A ultima prova a ser permitida às mulheres foi o salto com vara, em 2000. </li></ul></ul>
  16. 16. 1912- Estocolmo no Cerimonial de Abertura! Representações patrióticas inicialmente! Atualmente acrescentamos o espetáculo-show!
  17. 17. 1920 Em Anvers, a Patinação Artística- apresentação com dupla mista.
  18. 18. 1920- Exibição de Mãos Livres de Ginástica feminina. União de metodologia pedagógica da educação ritmo- musical e estética com a dança e movimentos mais livres.
  19. 19. 1924 – Em Paris a mulher em ação, pressionava o Comitê, à procura de participação em mais modalidades esportivas!
  20. 20. A Ginástica Artística feminina aconteceu em 1928 em Amsterdã. Os Jogos Olímpicos também sofreram influência do meio social, das mudanças político- geográficas que aconteciam na Europa, a força dos países do Leste como a URSS.
  21. 21. A trave sempre marcou presença como aparelho feminino.
  22. 22. A evolução dos primeiros movimentos padrões, influenciavam a técnica dos saltos e a sua perfeição! Antes de ser incluído no código aconteciam as transformações criativas dos movimentos nas competições. A motricidade humana em evolução constante.
  23. 23. A Ginástica Feminina aumentava em adeptos com seus grandes Professores como Dalcroze e Medau .
  24. 24. A Ginástica Feminina Moderna! O uso de aparelhos portáteis, marcava a diferença . ( surgiam o rádio portátil, máquina fotográfica portátil, etc)
  25. 25. 1936- Exibição na Alemanha- Berlin Sob as nuvens da guerra, a estética coreográfica tornava-se dinâmica! As exibições foram efetuadas também nos Jogos em Amsterdã e Melbourne.
  26. 26. 1952-Na Dinamarca a Ginástica Artística avançava com a introdução das Paralelas assimétricas.A última modificação na Ginástica Artística foi a inclusão de uma mesa para o salto. (masc. e fem.)Porque? Devido a estudos sobre lesões.
  27. 27. O 1º código de Pontuação surgiu em 1970, como também a adoção do nome GR Desportiva. Inclusão de Individuais(1984) nos Jogos Olímpicos , depois a vez dos Conjuntos(1996). Atualmente chama-se Ginástica Rítmica. GR
  28. 28. A evolução dos aparelhos portáteis femininos .Parte I Arcos de ferro, bronze ou madeira Malabaresda India Clavas-usadas na calistenia. Crianças com clavas em desfiles
  29. 29. A evolução dos aparelhos portáteis femininos .Parte II corda Arcos
  30. 30. Ginástica Rítmica masculina: grupos e individual. Japão ind. Japão Malásia Outros: Canadá, Austrália, EUA.
  31. 31. Agora, um olhar sobre as premiações!
  32. 32. As primeiras premiações eram em forma de estatuetas, a arte e a cultura das programações artísticas, conviviam lado a lado com o esporte. Os personagens importantes ficavam em nível mais elevado, para a premiação. Questão cultural da “hierarquia”!
  33. 33. O primeiro pódium, em 1986- Grécia era comemorado entre companheiros, um ato de respeitabilidade . 1º campeão de Ginástica! Karl Schuman- Germânia
  34. 34. 1904- Nos EUA entrega de premiação As primeiras medalhas eram somente “comemorativas”, de prata, com diplomas e coroas de folhas de oliveira. A questão do “ ouro” estaria ligada ao “valor” do metal no mercado consumidor, nos anos seguintes?
  35. 35. 1904- Premiação: simples ato de receber algo como recompensa pelo seus feitos. Seria este o conceito ?
  36. 36. 1908- Londres: a premiação por reis e autoridades governamentais, sempre marcaram a ligação do Esporte com a Política.
  37. 37. 1908- Comemoração após receber a premiação. O herói e sua estatueta .
  38. 38. Premiação sem pódium também no feminino, lado a lado a mágica do Esporte Comemoração + Amizade = Felicidade, satisfação.
  39. 39. Premiação com o “reconhecimento” masculino! Os números das colocações obtidas estavam sob os pés, em uma mesma altura, indicando os lugares para posicionamento.
  40. 40. Premiação sem pódium na Ginástica Artística feminina individual. Já em Ginásio fechado e com tapete.
  41. 41. A Premiação tornou-se um cerimonial com bandeiras e hinos patrióticos, desde os períodos que antecederam às guerras mundiais. Aqui surge a valorização dos vencedores acima da hierarquia de quem entrega a premiação e também perante os perdedores, com a indicação visível dos lugares conseguidos. Uma nova valorização! (JO Osaka 1964 -GA)‏
  42. 42. A Ginástica como um todo, é o novo pensamento da FIG, no objetivo de recuperar a dimensão do “ senso social e da coletividade ”, do bem estar, onde os recordes e a grandes competições não podem representar seu único final. Participação e engajamento fazem parte do novo pensamento. <ul><li>A Gymnastrada em 1953 </li></ul>Obs:Também fazem parte da organização da FIG a Aeróbica, Trampolim e Ginástica Acrobática e a Ginástica Geral.

×