Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÁS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS
COMUNIACI...
 A área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas é
composta pelos diversos recursos tecnológicos e midiáticos q...
 As tecnologias têm aumentado à expectativa de vida das
pessoas, auxiliando na produção de alimentos e na intervenção
sob...
 Conforme Hate et. al (2004) "essa emergente realidade requer
do professor, novas e constantes aprendizagens, pois, paira...
 Segundo Betti (1999: 395) "as TICs compreendem desde a
Internet, as redes eletrônicas, a televisão, o videogame, as
mult...
 Um dos problemas apontado, na pesquisa, refere-se à falta de
uma formação profissional que capacite para lidar e integra...
 Assim, como qualquer outra ferramenta pedagógica, as
TICs devem ser utilizadas na Educação Física,
principalmente na For...
 A educação acompanha as mudanças que ocorrem na
sociedade, sendo que não aderir a elas, provoca uma defasagem
nesse proc...
 Diante da atual realidade, pode-se afirmar que as
Instituições de Ensino (básico e superior), juntamente
com os professo...
Obrigada!
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA

346 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA IMPORTÂNCIA E PERSPECTIVAS DA ÁREA DE NOVAS LINGUAGENS COMUNIACIONAIS E TECNOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACADÊMICOS: PRISCILA NUNES JOÃO VICTOR LEANDRO RUBENS
  2. 2.  A área de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas é composta pelos diversos recursos tecnológicos e midiáticos que compõem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que representam todas as ferramentas tecnológicas tradicionais que podem e/ou são utilizadas na educação como o quadro, o giz, retroprojetor, vídeo, livros, manuais, jogos didáticos até as novas TICs formadas pela informática (que abrange todo tipo de computador e periféricos), também as teleconferências, as videoconferências e a mídia impressa, o rádio, a televisão e o telefone.
  3. 3.  As tecnologias têm aumentado à expectativa de vida das pessoas, auxiliando na produção de alimentos e na intervenção sobre o corpo humano mas, elas também podem acarretar sérios prejuízos à saúde, levando ao sedentarismo, ao isolamento social e ao consumismo.
  4. 4.  Conforme Hate et. al (2004) "essa emergente realidade requer do professor, novas e constantes aprendizagens, pois, pairam sobre ele características como um dos principais mediadores entre a sociedade e as TICs". A expressão "novas linguagens comunicacionais e tecnológicas", empregada neste estudo, abrange todas as formas de tecnologias de comunicação e informação (TICs).
  5. 5.  Segundo Betti (1999: 395) "as TICs compreendem desde a Internet, as redes eletrônicas, a televisão, o videogame, as multimídias, enfim tecnologias que envolvem amplo uso dos sistemas de satélites e de telefonia, terminais de computadores e computadores pessoais e que podem auxiliar na Formação Profissional".
  6. 6.  Um dos problemas apontado, na pesquisa, refere-se à falta de uma formação profissional que capacite para lidar e integrar as inúmeras informações que compõe as TICs, produzindo uma educação emancipatória diante das tecnologias e dos seus reflexos nos modos de vida sócio-cultural. Além disso, a resistência de alguns professores e alunos as TICs amplia esse problema.
  7. 7.  Assim, como qualquer outra ferramenta pedagógica, as TICs devem ser utilizadas na Educação Física, principalmente na Formação de Professor, para construir uma nova realidade e sugerir novos caminhos às metodologias fragmentadas.
  8. 8.  A educação acompanha as mudanças que ocorrem na sociedade, sendo que não aderir a elas, provoca uma defasagem nesse processo. Esse estudo foi uma tentativa inicial de discutir a presença da área nos novos Cursos de Educação Física, a partir das DCN's, contudo, sabe-se que muito há o que se questionar e pesquisar em relação às tecnologias e mídias quando se trata da Educação Física.
  9. 9.  Diante da atual realidade, pode-se afirmar que as Instituições de Ensino (básico e superior), juntamente com os professores, devem preparar-se para as mudanças significativas, nas novas linguagens comunicacionais e tecnológicas, que repercutirá, diretamente, no processo ensino-aprendizagem.
  10. 10. Obrigada!

×