Entrada de declarações 1 pdf

199 views

Published on

Como fazer citações dentro de texto jornalístico. Exemplo atual das várias maneiras de inserir declarações das fontes.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
199
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Entrada de declarações 1 pdf

  1. 1. Entrada de declarações Oficina de Texto – Professora Thaïs de Mendonça Jorge Faculdade de Comunicação/ Jornalismo, jun. 2016
  2. 2. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/foi-um-ato-de-odio- diz-obama-sobre-ataque-boate-de-orlando.html
  3. 3. Texto jornalístico/ citações Há diferentes maneiras de inserir declarações no relato para a mídia:   No título “Foi um ato de terror e ódio”, diz Obama sobre ataque a boate gay
  4. 4. Texto jornalístico/ citações   No sutiã 50 morreram em Orlando na madrugada deste domingo (12). “Não vamos nos render ao medo”, ressaltou o presidente.
  5. 5. Texto jornalístico/ citações   No corpo da matéria I O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um comunicado sobre o ataque que deixou 50 mortos na boate gay de Orlando (Flórida), na madrugada deste domingo (12). “Sabemos o suficiente para afirmar que este foi um ato de terror e de ódio”, afirmou. •  Declaração entre aspas complementa e reforça afirmativa anterior; vem seguida de verbo (dizer, afirmar, revelar, informar, frisar, destacar, etc.)
  6. 6. Texto jornalístico/ citações   No corpo da matéria II Ele conversou com o prefeito de Orlando e lhe ofereceu condolências e ajuda. "Este é um dia triste para a comunidade LGBT", destacou. "O local que foi atacado era mais do que um nightclube, era um local de solidariedade e empoderamento.” Declaração entre aspas continua o raciocínio. Sem verbo. Ponto vem fora da aspa
  7. 7. Texto jornalístico/ citações   No corpo da matéria III "Nenhum ato de terror pode mudar o que somos", frisou o presidente. "Diante do ódio e da violência, nós vamos amar uns aos outros. Não vamos nos render ao medo e nos virarmos uns contra os outros", garantiu. Declarações entre aspas continuam o raciocínio.
  8. 8. No corpo da matéria IV O ataque ocorreu por volta das 2h (3h no horário de Brasília) na boate Pulse. O suspeito portava um fuzil AR-15 e uma arma de pequeno porte, além de um "dispositivo" não identificado. Ele morreu durante a troca de tiros com a polícia. Seu nome é Omar Mateen, é cidadão norte-americano de família afegã e tem 29 anos. Para entrar na casa noturna, a polícia realizou uma “explosão controlada” com a ajuda de uma equipe especial do Corpo de Bombeiros, indicou o jornal local Orlando Sentinel. Palavra entre aspas reproduz informação da fonte. Quesito de credibilidade.. Obs.: Nome do jornal em itálico.
  9. 9. No corpo da matéria V
 O primeiro post no Twitter oficial da polícia de Orlando dizia: “Tiros na boate Pulse. Muitos feridos. Fique longe da área”.
 
 Declarações entre aspas logo após dois pontos. Reprodução de fonte.
  10. 10. No corpo da matéria V Rosie Feba estava com a amiga Alice Coopers quando os tiros começaram: “Todo mundo se jogou no chão”, contou, ainda em estado de choque. Declarações entre aspas logo após dois pontos. Intercalada na frase e seguida de verbo.
  11. 11. No corpo da matéria IV e V A boate Pulse, que se apresenta em seu site como "o bar gay mais quente de Orlando", publicou no Facebook uma última mensagem urgente: "Todos saiam da Pulse e continuem correndo". •  Declaração da fonte entre aspas intercalada na frase. •  Declarações entre aspas logo após dois pontos. Sem verbo.
  12. 12. Forma de diálogo O caso ocorre um dia depois da morte da cantora Christina Grimmie, assassinada na saída de um show também em Orlando. O chefe da polícia local, John Mina, concluiu: - Os dois episódios não estão relacionados. •  Declaração antecedida de travessão para marcar diálogo. Vem logo após dois pontos.
  13. 13. Conclusões •  A declaração, citação editada da fala das fontes, corresponde à sonora no rádio e na TV. •  Tentam reproduzir as palavras do entrevistado, a maneira como ele se pronunciou, porém editando e tirando os excessos da fala coloquial. •  As aspas enriquecem uma matéria, dão ritmo e cadência ao texto. •  Declarações conferem credibilidade ao relato do repórter.
  14. 14. Referências   JORGE, T. M. Manual do Foca. Guia de sobrevivência do jornalista. SP: Contexto, 2010.   G1.globo.com

×