Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Entrada de declarações 1 pdf

217 views

Published on

Como fazer citações dentro de texto jornalístico. Exemplo atual das várias maneiras de inserir declarações das fontes.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Entrada de declarações 1 pdf

  1. 1. Entrada de declarações Oficina de Texto – Professora Thaïs de Mendonça Jorge Faculdade de Comunicação/ Jornalismo, jun. 2016
  2. 2. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/foi-um-ato-de-odio- diz-obama-sobre-ataque-boate-de-orlando.html
  3. 3. Texto jornalístico/ citações Há diferentes maneiras de inserir declarações no relato para a mídia:   No título “Foi um ato de terror e ódio”, diz Obama sobre ataque a boate gay
  4. 4. Texto jornalístico/ citações   No sutiã 50 morreram em Orlando na madrugada deste domingo (12). “Não vamos nos render ao medo”, ressaltou o presidente.
  5. 5. Texto jornalístico/ citações   No corpo da matéria I O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um comunicado sobre o ataque que deixou 50 mortos na boate gay de Orlando (Flórida), na madrugada deste domingo (12). “Sabemos o suficiente para afirmar que este foi um ato de terror e de ódio”, afirmou. •  Declaração entre aspas complementa e reforça afirmativa anterior; vem seguida de verbo (dizer, afirmar, revelar, informar, frisar, destacar, etc.)
  6. 6. Texto jornalístico/ citações   No corpo da matéria II Ele conversou com o prefeito de Orlando e lhe ofereceu condolências e ajuda. "Este é um dia triste para a comunidade LGBT", destacou. "O local que foi atacado era mais do que um nightclube, era um local de solidariedade e empoderamento.” Declaração entre aspas continua o raciocínio. Sem verbo. Ponto vem fora da aspa
  7. 7. Texto jornalístico/ citações   No corpo da matéria III "Nenhum ato de terror pode mudar o que somos", frisou o presidente. "Diante do ódio e da violência, nós vamos amar uns aos outros. Não vamos nos render ao medo e nos virarmos uns contra os outros", garantiu. Declarações entre aspas continuam o raciocínio.
  8. 8. No corpo da matéria IV O ataque ocorreu por volta das 2h (3h no horário de Brasília) na boate Pulse. O suspeito portava um fuzil AR-15 e uma arma de pequeno porte, além de um "dispositivo" não identificado. Ele morreu durante a troca de tiros com a polícia. Seu nome é Omar Mateen, é cidadão norte-americano de família afegã e tem 29 anos. Para entrar na casa noturna, a polícia realizou uma “explosão controlada” com a ajuda de uma equipe especial do Corpo de Bombeiros, indicou o jornal local Orlando Sentinel. Palavra entre aspas reproduz informação da fonte. Quesito de credibilidade.. Obs.: Nome do jornal em itálico.
  9. 9. No corpo da matéria V
 O primeiro post no Twitter oficial da polícia de Orlando dizia: “Tiros na boate Pulse. Muitos feridos. Fique longe da área”.
 
 Declarações entre aspas logo após dois pontos. Reprodução de fonte.
  10. 10. No corpo da matéria V Rosie Feba estava com a amiga Alice Coopers quando os tiros começaram: “Todo mundo se jogou no chão”, contou, ainda em estado de choque. Declarações entre aspas logo após dois pontos. Intercalada na frase e seguida de verbo.
  11. 11. No corpo da matéria IV e V A boate Pulse, que se apresenta em seu site como "o bar gay mais quente de Orlando", publicou no Facebook uma última mensagem urgente: "Todos saiam da Pulse e continuem correndo". •  Declaração da fonte entre aspas intercalada na frase. •  Declarações entre aspas logo após dois pontos. Sem verbo.
  12. 12. Forma de diálogo O caso ocorre um dia depois da morte da cantora Christina Grimmie, assassinada na saída de um show também em Orlando. O chefe da polícia local, John Mina, concluiu: - Os dois episódios não estão relacionados. •  Declaração antecedida de travessão para marcar diálogo. Vem logo após dois pontos.
  13. 13. Conclusões •  A declaração, citação editada da fala das fontes, corresponde à sonora no rádio e na TV. •  Tentam reproduzir as palavras do entrevistado, a maneira como ele se pronunciou, porém editando e tirando os excessos da fala coloquial. •  As aspas enriquecem uma matéria, dão ritmo e cadência ao texto. •  Declarações conferem credibilidade ao relato do repórter.
  14. 14. Referências   JORGE, T. M. Manual do Foca. Guia de sobrevivência do jornalista. SP: Contexto, 2010.   G1.globo.com

×