Peru

5,453 views

Published on

Pesquisa para ajudar no trabalho em grupo, do curso de STORYTALLER da ESPM ' grupo 4.

Published in: Travel
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,453
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
143
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Peru

  1. 1. PERU O Peru (quíchua: Piruw; aimará: Piruw; espanhol: Perú), oficialmente chamado de República do Peru (emespanhol: República del Perú), é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste peloBrasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo Oceano Pacífico.território peruano abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, bem como o império Inca, consideradoo maior Estado da América pré-colombiana. O seu território foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, noséculo XVI. O Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada,exibindo desde planícies áridas da costa do Pacífico, aos picos nevados dos Andes e à floresta amazônica, característicaque proporciona a este país diversos recursos naturais. As principais atividades econômicas incluem a agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura deprodutos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência políticae crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico. A população peruana, estimada em 28 milhões, é de origem multiétnica e possui um alto grau demestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado nação em desenvolvimento epossui um nível de pobreza de 34%. O idioma oficial é principalmente o espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quechua eoutras línguas nativas. A mistura de tradições culturais produziu uma diversidade de expressões nas artes, na culinária, naliteratura e na música.
  2. 2. PERU As maiores cidades peruanas são Lima (metrópole onde vive quase 1/3 da população do país), Arequipa,Trujillo, Cusco, Chiclayo, Huancayo, Chimbote, Iquitos e Piura. Uma das províncias que mais recebe turistas estrangeiros é Nazca, onde estão localizados as linhas deNazca. As misteriosas linhas são desenhos que, observadas do solo, parecem não formar nada. Só que, vistas do alto, ahistória é outra: as linhas formam formam desenhos variados, como de uma aranha, uma macaco e um beija-flor.Uma curiosidade: muitas pessoas acreditam que as linhas de Nasca tem origem extraterrestres. Outras não chegam atanto, mas mantém a suspeita de que foram construídas para servir como uma espécie de mensagem dos humanos paraos ETs. Teses como essa foram defendidas pelo ufólogo suíço Erich Von Däniken no livro Eram os Deuses Astronautas? Cusco é capital da província de Cusco. A palavra cusco significa umbigo na língua quichuá. Assim comomuitas cidades andinas, Cusco fica acima, bem acima do nível do mar, mais precisamente a 3.400 metros de altitude.Fundada pelos incas no século IX d. C., a cidade foi arrasada por um terremoto em 1950, mas, curiosamente, boa partedas construções incas permaneceram de pé. O Peru é famoso no mundo todo pela quantidade de sítios arqueológicos pré-colombianos como Cusco,Machu Pichu, Olamtaytambo e Sacsaihuaman. Pela sua variedade de ingredientes e por seu irresistível sabor, a culinária peruana é uma das que maisdespertam a atenção do mundo. O prato peruano mais conhecido é o ceviche. Por falar em culinária, você sabia queexiste mais de 3.000 variedades de batatas nos Andes? A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora. Opicarone é normalmente acompanhada de um caldo doce bastante comum nos Andes chamado chancaca.
  3. 3. PERU Turismo no Peru: só vantagens• Uma das boas razões – embora não a principal – para conhecer o Peru, é que, mesmo viajando com certo conforto, ocusto da viagem é relativamente baixo. Quem não tem dinheiro para passagens aéreas (mas tem disposição!) pode partirde mochila e tomar trens e ônibus, gastando muito pouco.• Mas se, há alguns anos, o Peru e a Bolívia representavam principalmente a primeira aventura no exterior, “a primeirafronteira”, atraindo a moçadinha mochileira, o incremento do turismo no Peru resultou na melhoria da infra-estruturaturística e está tornando o país destino cada vez mais interessante também para o viajante convencional, que já conheceVeneza e Paris e agora busca algo diferente.• É possível chegar a diversas cidades de avião; hotéis e restaurantes de bom padrão já existem em praticamente todosos pontos turísticos importantes do Peru; é fácil contratar excursões e passeios para tudo quanto é canto.• Até mesmo o turismo de luxo chegou lá: a Orient Express opera, com vagões sofisticados, em dois dos trechos maislindos da viagem: o trajeto entre Puno e Cusco e aquele entre Cusco e Machu Picchu, no Peru.Evidentemente, turismo de luxo ou mochileiro, não importa; em razão da forte presença índia e das paisagens andinas, oexotismo está sempre presente em qualquer viagem ao Peru.• O Peru atrai igualmente os apaixonados por esportes radicais e roteiros-aventura poderão fazer rafting nas redondezasde Cusco e de Arequipa; fazer trekking na Trilha Inca e em dezenas de outros lugares; surfar nas praias ao norte deLima.• Uma boa dica para quem pretende fazer turismo econômico ou mochileiro: o Peru não é um país caro.
  4. 4. PERU Peru - Em Busca das Origens do Surf Embora poucos saibam, é no Antigo Peru e não na Polinesia nem nas ilhas do Pacífico Sur onde foramencontradas as primeiras evidências de homens cavalgando sobre as ondas, como mostram os tecidos e cerâmicas devárias culturas pré-hispanicas. Essa prática, com mais de 2.000 anos de antigüidade no Peru, continua sendo utilizadapelos pescadores das calhetas no norte de Huanchaco, Santa Rosa e Pimentel. A prática do surf era algo muito comumàquelas civilizações e sua informação mais importante foi o fato de que, o surf para os Mochica, os primeiros a habitarema Huaca de la Luna (pirâmide peruana), era uma atividade desvinculada da pesca. Na cidade de Lima, e sobre a mesma, se encontram muitos complexos, a evolução da habitação e praiasparadisíacas do Oceano Pacífico, praias típicas do Pacífico central, de águas mornas e claras. O verão nesta região vai de Dezembro até Abril, e em Lima tem a opção de ir para as numerosas praias, sãoas do deserto, cercadas pela natureza e isoladas da urbanização e outras mais urbanizadas com mais serviços, seencontra também areia branca, e outras rochas vulcânicas e alguns lugares perfeitos para o surf, e que fazem as deliciasdos amantes destes desportos. Em Lima, as praias mais destacadas são a praia de Miraflores, a praia de Barranco e a de praia Chorrillos,mas também se destacam a praia de La Punta e a praia de Cantolao, esta última em Callao. Na periferia da cidade também se encontram lugares como Ancon, a 40 quilómetros ao norte de Lima, numazona residencial, com bares, marinas, veleiros, iates, e todas as comodidades, mas os melhores pratos são aqueles quese encontram a sul de Lima, são as mais incríveis e as que os jovens mais gostam, uma vez que estão cercados pordiscotecas e áreas de lazer. No verão tem muita vida. Para os amantes do surf se encontram praias de Villa e San Pedro, com ondas altas. A praia de El Silencio,também, assim como a de Punta Hermosa, Punta Negra e de San Bartolo, embora este último também tem diaa calmos,sem ondas. A praia mais glamourosa de Peru e de Lima é a de Santa Maria, um resort de praia com um padrão maisaristocrata. Tem uma pequena marina, onde se atracam os iates.
  5. 5. PERU Cusco - A mais atraente região peruana é a de Cusco, antiga capital dos incas, que possui um valiosopatrimônio arquitetônico e arqueológico. A cidade já foi a capital de um império de 12 milhões de pessoas, que se estendia da Argentina até oEquador. Possui um rico acervo de prédios coloniais construídos sobre as pedras dos antigos palácios e templos incas.Sua Plaza de Armas, muito animada em julho e em janeiro, é um exemplo da mais sofisticada arquitetura colonialespanhola, com igrejas e casarões cujos balcões se debruçam sobre as calçadas.
  6. 6. A mais importante descoberta arqueológica das Américas no século XX.
  7. 7. PERU A cidadela era "um grande mausoléu" do inca Pachacútec que aparentemente foi sepultado nesse lugar,junto a outros nobres: "Era um grande mosteiro onde eram cultuados". Um santuário religioso onde os incas practicavamrituais às divindades que governavam os fenômenos climáticos que os afetavam enormemente". "Machu Picchu equivale para o Peru o que as pirâmides são para o Egito”. No idioma quíchua, Machu Pichu significa “velha montanha”. A cidade só foi descoberta em 1911 por umexplorador norte-americano à serviço da National Geographic Society chamado Hiram Bingham.
  8. 8. PERU Valle Sagrado Fica nas vizinhanças de Cusco. O vale do rio Urubamba, a nordeste de Cusco, é conhecidocomo Vale Sagrado dos Incas. Lá se espalham cidadezinhas pitorescas e diversas ruínas de santuários e fortalezasconstruídas com gigantescas pedras.
  9. 9. PERU Lago Titicaca - É o maior lago de altitude do mundo, outra dasmais importantes atrações turísticas do Peru. Junto ao Lago fica Puno. Arequipa - Conhecida como "cidade branca", toda colonial e bela, é rodeada de vulcões de cumes nevados.
  10. 10. PERU Valle del Colca - (excursões de dois dias a partir de Arequipa), as linhas de Nazca (no litoral sul) e, é claroMachu Picchu (trem de Cusco até a estação Água Calientes), o mais importante monumento arqueológico das Américas.
  11. 11. PERU Islas Ballestas - Na costa norte do Peru, perto de Pisco, ficam as Islas Ballestas uma reserva de vidaselvagem marinha, com lobos-marinhos e cormorões. De barco você chega próximo as ilhas onde estão os animais.
  12. 12. PERU Símbolos de Nasca (ou Nazaca...) - Também na costa norte do Peru. Você pode sobrevoar as misteriosaslinhas, só visíveis do alto. Herança de uma civilização desaparecida, as linhas de Nasca tornaram-se uma das grandesatrações turísticas do Peru, sobretudo para aqueles que acham que turismo é também cultura e descoberta.
  13. 13. PERU
  14. 14. PERU
  15. 15. PERU

×