Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ideologia tarbalho

308 views

Published on

  • Be the first to comment

Ideologia tarbalho

  1. 1. O que é Ideologia? Linguagem Persuasiva Eufemismo e Ideologia  Propaganda Ideológica Ideologia Bibliografia
  2. 2. Um conjunto de ideais Algo que se instaura no ambiente social através da prática e passa a reflerti-se através de determinados signos. (Bakhtin 1981) Toda sistema que vigore em uma sociedade através de uma convenção social tem por base uma ideologia.
  3. 3. Ideologia SignosLinguagem Persuasiva “Tudo que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia.”
  4. 4. A escolha do vocabulário, a forma de dispor o signo, revela comprometimentos ideológicos. Eufemismo: Substitui um termo rude por outro mais agradável. Tem o objetivo de suavizar a palavra, dourar a realidade. A expressão mais agradável conota liberdade, valor muito valorizado na sociedade.
  5. 5. Um publicitário ético foge do eufemismo. Informa leitores da ideologia que é propagada por meio de determinadas expressões. As relações entre signo, persuasão e ideologia são estreitas. O signo persuasivo altera um comportamento e passa-se como única verdade.
  6. 6. A propaganda reflete os valores da ideologia dominante. Valores em que a sociedade acredita, como: valorização do sucesso, do belo, do moderno, do bem educado, da juventude, da elegância, do status.
  7. 7. A propaganda ideológica é mais global que a propaganda comercial. Forma ideias e convicções e orienta o comportamento social. Mantém a sociedade nas condições desejadas ou serve para transformar sua estrutura.
  8. 8. Interferem nas opiniões de pessoas sem que elas percebam. Pessoas agem de uma forma que é imposta despercebidamente e acreditam que agem de uma forma escolhida livremente.
  9. 9. A propaganda não é usada apenas para divulgar ideias e princípios. Também propaga uma visão do mundo, posiciona grupos e classes na sociedade e impõe valores de comportamento.
  10. 10. As ideias são produzidas a partir da percepção da realidade Pessoas podem estar diante a uma mesma realidade, mas não vivem essa realidade da mesma maneira. Se para os mais privilegiados trata-se de uma sociedade bem organizada e justa, para os demais ela lhes parece absurda e desumana.
  11. 11. Quando definida, a ideologia serve como modelo para a compreensão da realidade e guia orientador da conduta.
  12. 12. Garcia, N. J. (1999). Propaganda: Ideologia e Manipulação. RocketEdition.. Maria Margarida de Andrade, J. B. (2001). Comunicação em Língua Portuguesa. São Paulo: Atlas.
  13. 13. Thais Freire, Matheus Antunes, Beatriz Magalhães, Ana Clara Furigo, Isabelle Coutinho & Georgia Pantarolle

×