Usabilidade: as 10 heurísticas de Nielsen

4,969 views

Published on

Published in: Design
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,969
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
144
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Usabilidade: as 10 heurísticas de Nielsen

  1. 1. Usabilidade:as 10 heurísticas de Nielsen Tersis Zonato 2012
  2. 2. As 10 heurísticas de usabilidade de Nielsen: http://www.useit.com/papers/heuristic/heuristic_list.html
  3. 3. Os slides a seguir apresentam as 10 heurísticas traduzidas para o português, disponível em:http://www.tidbits.com.br/as-10-heuristicas-de-usabilidade-do-nielsen
  4. 4. Usabilidade1. Visibilidade do status do sistemaO sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que estáacontecendo, através de feedback apropriado e em tempo razoável.
  5. 5. Usabilidade1. Visibilidade do status do sistemaO sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que estáacontecendo, através de feedback apropriado e em tempo razoável.
  6. 6. Usabilidade2. Correspondência entre o sistema e o mundo realO sistema deve falar a linguagem dos usuários, com palavras, frases econceitos familiares ao usuário, ao invés de termos orientados ao sistema.Siga convenções do mundo real, tornando as informações que aparecemem uma ordem natural e lógica.
  7. 7. Usabilidade3. Controle do usuário e liberdadeUsuários freqüentemente escolhem algumas funções do sistema porengano e vão precisar sempre de uma “saída de emergência” claramentemarcada para sair daquele estado indesejado sem ter que passar por umextenso “diálogo”. Apoio ao desfazer e refazer.
  8. 8. Usabilidade4. Consistência e padrõesOs usuários não precisam adivinhar que diferentes palavras, situações ouações significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma.
  9. 9. Usabilidade5. Prevenção de errosAinda melhor do que boas mensagens de erro é um projeto cuidadoso queimpede que em primeiro lugar esse erro possa ocorrer.  Eliminando ascondições passíveis de erros ou verificá-las, apresentado aos usuários umaopção de confirmação antes de se comprometerem com uma determinadaação.
  10. 10. Usabilidade6. Reconhecimento em vez de recordaçãoMinimizar a carga de memória do usuário tornando objetos, ações eopções visíveis. O usuário não deve ter que se lembrar da informação deuma parte do diálogo para outra. Instruções de uso do sistema devemestar visíveis e serem facilmente recuperáveis quando necessário.
  11. 11. Usabilidade7. Flexibilidade e eficiência de utilizaçãoAceleradores – invisíveis para o usuário novato – podem frequentementeacelerar a interação para o usuário experiente, que o sistema pode atendera ambos os usuários inexperientes e experientes. Permitir aos usuáriospersonalizar ações freqüentes.
  12. 12. Usabilidade8. Estética e design minimalistaOs diálogos não devem conter informações irrelevantes ou raramentenecessárias. Cada unidade extra de informação em um diálogo competecom as unidades relevantes de informação e diminui sua visibilidaderelativa.
  13. 13. Usabilidade9. Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e resolvererrosMensagens de erro devem ser expressas em linguagem clara (semcódigos), indicar com precisão o problema e construtivamente sugerir umasolução
  14. 14. Usabilidade10. Ajuda e documentaçãoMesmo que seja melhor que um sistema possa ser usado semdocumentação, pode ser necessário fornecer uma ajuda e documentação.Qualquer informação deve ser fácil de se pesquisada, com foco naatividade do usuário, lista de passos concretos a serem realizados, e nãoser muito grande.
  15. 15. Muito obrigado! www.tersis.com.br Tersis Zonato 2012

×