Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Os Gatos

40,938 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Os Gatos

  1. 1. Os Gatos Animais solitários Brincalhões Asseados Habilidosos Inteligentes Carinhosos
  2. 2. Os Gatos <ul><li>A sua origem </li></ul>Embora a família dos felídeos exista na terra há vários milhões de anos, o gato domesticado terá aparecido pela primeira vez há cerca de 5000 anos, no antigo Egipto, onde eram considerados sagrados, tendo-se depois popularizado na China, Itália e só depois conquistado o resto da Europa.
  3. 3. Os Gatos <ul><li>Onde Vivem </li></ul>Actualmente, existem, basicamente 2 tipos de gatos, quanto ao local onde vivem: os que vivem na rua, em estado semi-selvagem e os que vivem carinhosamente debaixo da nossa protecção, nas nossa casas, onde na maioria dos casos, se tornam companheiros inseparáveis de todas as brincadeiras.
  4. 4. Os Gatos <ul><li>O que comem </li></ul>Os que vivem na rua, alimentam-se de pequenos roedores que consigam caçar, embora maioritariamente, a sua alimentação se reduza a restos que retiram dos caixotes do lixo. Quanto aos que moram connosco, a sua alimentação, será muito mais variada e de superior qualidade, que poderá ir desde os restos domésticos ( nalguns casos ), até às rações, preferencialmente secas, vendidas nos supermercados e lojas de animais.
  5. 5. Os Gatos <ul><li>Como se deslocam </li></ul>Caminhando sobre as quatro patas, de forma habilidosa e extremamente silenciosa
  6. 6. Os Gatos <ul><li>De que se cobre o seu corpo </li></ul>O seu corpo, consoante a raça, é coberto de uma camada mais ou menos espessa de pêlo, que nos casos das que têm o pêlo grande, requerem uma a duas escovadelas diárias com uma escova de borracha macia.
  7. 7. Os Gatos <ul><li>Como se reproduzem </li></ul>A reprodução dos gatos, ocorre, quando as fêmeas entram no periodo chamado Cio. Este periodo ocorre sazonalmente e em geral é na Primavera/Verão e dura entre 3 a 16 dias, repetindo-se a cada 2 a 4 semanas, caracterizando-se por inquietação, ansiedade e miados agudos. Durante este periodo, a fêmea acasala com o macho, engravidando, nascendo então os filhotes cerca de 8 semanas depois. Como animais solitários que são, o contacto entre eles ( em adultos ), resume-se quase ao momento do acasalamento
  8. 8. Os Gatos <ul><li>Curiosidades </li></ul><ul><li>Há cerca de 600 milhões de gatos domésticos em todo o mundo </li></ul><ul><li>O gato tem 245 ossos e o homem apesar de muito maior, tem apenas 206 </li></ul><ul><li>O gato tem 30 dentes </li></ul><ul><li>O gato doméstico pode correr até 50 kilómetros por hora </li></ul><ul><li>O gato tem 24 bigodes, que servem para medir as distâncias </li></ul><ul><li>O gato pode pular até 5 vezes a sua altura </li></ul><ul><li>O gato vadio vive em média cerca de 3 anos, no entanto o gato doméstico, aumenta essa média para cerca de 16 anos, sendo que o gato mais velho já registado, viveu até aos 36 anos </li></ul>
  9. 9. Os Gatos Sofia Coelho 1º Ano – Turma 1 2008/2009

×