Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Revolução Social das Mídias Sociais

5,606 views

Published on

As Mídias Sociais revolucionaram a forma do mundo se conectar. Atualmente, a mobilização social é grandemente facilitada por essas mídias digitais.
Entenda este cenário e fique por dentro dos números atualizados das mídias sociais no Brasil e no mundo.

Esta apresentação foi produzida para palestra na faculdade Anhanguera de São José dos Campos.

  • Be the first to comment

Revolução Social das Mídias Sociais

  1. 1. A Revolução Social das Mídias Sociais Fabiano Porto
  2. 2. Porque “Revolução”?“Revolução”: "grande transformação, mudança sensívelde qualquer natureza, seja de modo progressivo,contínuo, seja de maneira repentina"; "movimento derevolta contra um poder estabelecido, e que visapromover mudanças profundas nas instituições políticas,econômicas, e morais"
  3. 3. #Liberdade Com as mídias sociais, qualquer pessoa pode expressar sua opinião livremente, seja por vídeo, voz, fotografia ou textos.#FicaDica: Como na vida real, as opiniões podem se transformar em acusações. Tome cuidado.
  4. 4. #Igualdade Nas mídias sociais, a única distinção é a que criamos sobre nós mesmos. Todos obedecem as mesmas regras.@Rene_silva_rj
  5. 5. #FraternidadeA colaboração é a “alma” das redes sociais. Todos querem fazer amigos nas redes sociais e estão dispostos a colaborar para concretização das causas que acreditam.
  6. 6. "Se não houvesse esse desejo de mudança, a internet nãoseria usada para quebrar as hierarquias. Foi a mudança social que levou a esse uso da intenet, e não o contrário“ Augusto de Franco –
  7. 7. Mídia Sociais e as revoltas árabes • 9 em 10 pessoas da Tunísia e Egito afirmaram ter usado o Facebook e Twitter para organizar os protestos e aumentar a participação da população; • Na Tunísia, onde 20% dos 10 milhões de habitantes usam redes sociais, 1 em cada 5 blogs analisava o governo no dia da renúncia; o quádruplo de um mês antes • No Egito a Hashtag #Jan25 foi utilizada 1,2 milhão de vezes. A data marcou o início dos protestos no Egito contra o presidente Mubarak. A Hashtag #egypt foi utilizada 2,3 milhões de vezes entre 14 de janeiro e 23 de março.; • 14,8 milhões para 27,7 milhões: crescimento de usuários do Facebook no países árabes, entre fevereiro de 2010 e 2011; • Governos da Líbia e Egito bloqueiam internet; • Governo do Irã enfrenta, em 2009, maior rebelião popular desde a Revolução Islâmica, em 1979.
  8. 8. E não é de hoje que usamos a tecnologiapara mobilização social...• 2001 – Filipinas: Organização de protesto via SMS culminam no Impeachment do presidente J. Estrada;• 2004 – Espanha: SMS acusando o premiê José Maria Azner de mentir sobre atentado em Madri, faz o primeiro ministro perder as eleições;• 2006 – Bielorussia: População faz uso em massa do e-mail para organizar protestos. Governo vence e censura internet.• 2009 – Irã: População faz uso, pela primeira vez, das redes sociais. Twitter e Facebook é utilizado para divulgar a onda de opressão do governo após proibição da entrada da Imprensa internacional;• 2009 - Moldávia: Mais de 10 mil manifestantes reunidos pelo Facebook. Governo cria perfis falsos para rebater e atrapalhar os revoltosos.• 2010 – Tailândia: Auto denonimado “Red Shirts”, manifestantes fazem uso intenso das redes sociais para organizar os protestos. Junta militar age com extrema violência e silencia o movimento.
  9. 9. Quem são os Revolucionários?We all want to be young
  10. 10. Porque as mídias sociais oferecemo cenário ideal para a mudança?
  11. 11. Por dentro dasmídias sociais
  12. 12. A nova Sócioeconomia “Pessoas não compram mais o que você faz. Compram o porquê você faz”Os 5 princípios:– Colaboração– Consistência– Relevância– Transparência– Relacionamento Como a internet está mudando a publicidade
  13. 13. #Dicas - Planejamento• Quais são as dinâmicas sociais da sua categoria?• Qual é a presença dos seus consumidores mídias sociais?• Que tipo de experiência nas mídias sociais eles estão procurando?• Quais dispositivos e plataformas sociais são mais capazes de proporcionar esta experiência?
  14. 14. Agradeço a presença de todos. Muito obrigado! Fabiano Porto @FabianoPPorto fabiano.porto@tectriadebrasil.com.br

×