Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto Diversidade Cultural

12,205 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto Diversidade Cultural

  1. 1. PROJETO DIVERSIDADE CULTURALE.E. Adoniran BarbosaSala de LeituraProf.ª responsável: Edeni Regina Ferreira Muller
  2. 2. PROJETO DIVERSIDADE CULTURALColaboradores:Vera Aparecida Stenico Tordin.Iara Regina Chignoli.Carmen Sílvia Arelano Caparroz Veçoso.Data: 3º bimestre de 2012.Tempo estimado: 5 aulas.Alunos: 1ªs séries A, B, C, D, E, F, G e H do Ensino Médio.
  3. 3. Objetivo:- Levar o aluno a entender as características do gênero apólogo dentro da narrativa.- Desenvolver a habilidade oral, frente ao posicionamento argumentativo, através do fórum.-Observar a diferença de posicionamento entre a oralidade e a escrita, obedecendo ao uso da norma padrão, pertencente à língua portuguesa.Justificativa:- Propiciar ao aluno o entendimento do gênero apólogo, que utiliza seres inanimados para transmitir conhecimentos reflexivos sobre atitudes humanas, porém, diferentemente da fábula, não utiliza uma moral, deixando aberto ao leitor a realização de uma reflexão e emissão de um posicionamento sobre a conduta humana de forma ética.- Além do entendimento do conto, também houve a produção de texto, do mesmo gênero, tendo como público alvo o infanto- juvenil.
  4. 4. Desenvolvimento:- Os alunos procederam a leitura do conto de Machado de Assis, “Um Apólogo”, na sala de leitura, conforme fotos anexas.- Após a leitura silenciosa, houve a leitura expressiva, sendo que cada aluno interpretou um personagem do referido conto.- Em seguida, procedemos a um fórum, em que uns apoiavam a agulha, outros, a linha, e outros, ainda, sobre a posição do alfinete.- Finalmente, foi pedido que os alunos relacionassem algum fato do conto com o romance “Senhora”, de José de Alencar, anteriormente lido. Os educandos associaram o “baile”, aonde a baronesa iria, aos bailes da corte, em que as personagens Aurélia e Seixas frequentavam.
  5. 5. Estratégia: - Os alunos produziram, em dupla, um texto com as mesmas características do estudado e, após a reescrita, procederam a leitura aos demais, os quais elegeram a redação mais apropriada, dentro do solicitado; em seguida, prepararam a ilustração do texto em questão, cujas cópias seguem em anexo.Avaliação: - Contínua, observando a responsabilidade, respeito e cooperação entre os grupos e, para consolidar os conhecimentos adquiridos, procedemos a uma avaliação escrita, cuja cópia também está anexada.
  6. 6. PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL
  7. 7. PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

×