Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Explorando Editores de Texto Open Source - Gabriel Prestes Ritta - Tchelinux 2019 Rio Grande

37 views

Published on

O objetivo da palestra é apresentar a funcionalidade dos editores de texto open source(com foco em LibreOffice e OpenOffice) para usuários de software livre e para aqueles que desejam migrar para a iniciativa open source, demonstrando a ampla capacidade destes programas na produção de textos, como artigos, livros e trabalhos acadêmicos.

Gabriel Prestes Ritta é escritor e autor da série literária "Lendas de Um Mundo Perdido" e de artigos publicados em jornais. Além disso, é um entusiasta do software livre, principalmente no que tange a área da escrita e do Design. Possui experiência com ferramentas variadas, como LibreOffice Writer, Blender 3D, Gimp e Kdenlive. Atualmente, cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende formar-se em áreas da ciência e tecnologia.

Para mais informações:
https://www.facebook.com/GabrielRittaWriter/

Published in: Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Explorando Editores de Texto Open Source - Gabriel Prestes Ritta - Tchelinux 2019 Rio Grande

  1. 1. Explorando Editores de Texto Open Source Por Gabriel Ritta Tchelinux Rio Grande 2019
  2. 2. A Ideia ● Surgiu após a elaboração da obra “Lendas de Um Mundo Perdido: O Estopim(Vol. 1)”. ● Experiência com as ferramentas de edição de texto do LibreOffice. ● Compartilhar as experiências e o conhecimento adquirido na etapa de escrita.
  3. 3. O Estopim(Vol. 1) ● Lendas de Um Mundo Perdido: O Estopim ● Editora Viseu ● Disponível em formato físico e digital. ● Ficção Científica e Fantasia
  4. 4. Proposta ● Desenvolvimento de livros, artigos e textos acadêmicos ● Entende-se por escritor todo o indivíduo que produz um texto, independente dos fins(entretenimento ou instrução) ● Apresentar as ferramentas com um olhar voltado para o LibreOffice e seus semelhantes. ● Apresentar as vantagens do software livre.
  5. 5. Criando DocumentosCriando Documentos
  6. 6. 1.Tela Inicial
  7. 7. Criando e Abrindo Arquivos 1.Para criar um novo documento 2.Para abrir um documento já existente Ctrl+N Ctrl+O
  8. 8. Comandos Básicos 1.Fonte 2.Tamanho da fonte 3.Negrito (Ctrl+B) 4.Itálico (Ctrl+I) 5,Sublinhado (Ctrl+U) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 6.Tachado 7.Sobrescrito (Ctrl+Shift+P) 8.Subscrito (Ctrl+Shift+B) 9. Limpar Formatação Direta 10 e 11. Cor da fonte e Cor de Realce
  9. 9. Posição do texto 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 1.Alinhar à esquerda (Ctrl+L) 2.Centralizar (Ctrl+E) 3.Alinhar à direita (Ctrl+R) 4.Justificado (Ctrl+J) 5. Definir Entrelinha 6. Aumentar espaçamento 7 e 8. Aumentar/Diminuir Recuo 9 e 10. Posição da Escrita
  10. 10. Ferramentas Essenciais ● Ferramentas de formatação que tornam a diagramação mais simples, fácil e profissional. ● Descartam amadorismos e erros popularmente conhecidos. ● Quebra de Página, Estilos de texto, Estilos de página, Criação de sumários e índices.
  11. 11. Quebra de Página ● Utilizado para terminar partes capítulos e seções do texto. ● A quebra de página gera uma nova página em branco. ● Previne erros de diagramação causados pela tecla “Enter”. ● Padroniza e ordena a diagramação. ● Fácil identificação: Gera uma linha azul pontilhada entre as páginas.
  12. 12. Estilos de texto ● Utilizados para definir títulos, subtítulos, índices, legendas, citações e corpo de texto. ● Organiza e define cada elemento do texto. ● Permite que sejam criadas formas de organização e localização. ● Sumários, índices e listas.
  13. 13. Sumário e Índices ● Obrigatórios em muitos tipos de textos. ● O índice busca figuras, quadros e tabelas. ● O sumário busca títulos e formatos de texto. ● A definição de estilos de texto é importante para que o sumário reconheça o texto e o organize da maneira correta
  14. 14. Estilos de Página ● Definem o tipo de página a serem utilizados. ● Tamanho do papel, margens e demais medidas da folha. ● Número de colunas. ● Bordas e cor de fundo. ● É possível configurar o documento com estilos diferentes.
  15. 15. Softwares Open Source Softwares Open Source
  16. 16. Apache OpenOfficeTM ● Surgiu do Projeto StarOffice, da Star Division, empresa alemã de softwares, no fim dos anos 90. ● Teve sua primeira versão estável lançada em 2002. ● O OpenOffice possui vantagens em relação ao seu “irmão mais novo” ● Já esteve sob administração da Sun Microsystems, Oracle e hoje está nas mãos da The Apache Software foundation
  17. 17. BrOffice.Org(Extinto) ● O nome surgiu após uma empresa brasileira processar os desenvolvedores do OpenOffice.Org. ● O BrOffice.Org passou a representar a comunidade brasileira de desenvolvimento do projeto. ● O projeto foi extinto após desavenças dos desenvolvedores com a Oracle. ● Foi adotada a bandeira internacional do LibreOffice.
  18. 18. LibreOffice ● Surgiu após o rompimento de diversos desenvolvedores com o projeto OpenOffice.Org. ● Foi criado em 2010 como uma ramificação do original. ● Criada a The Document Foundation. ● Foi adotado como padrão em muitas distribuições Linux. ● Tem o desenvolvimento mais ativo.
  19. 19. FreeOffice ● Versão gratuita do SoftMaker Office, disponível para Windows, Android, Linux e MacOS. ● Tem uma interface semelhante à do Microsoft Office. ● Lê e salva no formato do Office. ● Desvantagens: a suíte possui apenas três opções(Texto, planilha e apresentação) e não salva nos formatos das plataformas livres.
  20. 20. Sessão de PerguntasSessão de Perguntas

×