O NOSSO MUNDO CULTURAL

Trabalho realizado por:
-Tiago Carreira nº 21 9A
ÍNDICE
ÍNDICE

Introdução
Cultura
Os factores de identidade cultural do Mundo
O nosso Mundo cultural:
Conclusão
Bibliograf...
INTRODUÇÃO
“A diversidade cultural do Mundo”
Este trabalho foi escolhido entre os temas apresentados na aula, sendo este
d...
cultura
“… é tudo aquilo que recebemos do
ambiente social em que nos criamos e
desenvolvemos. Foi tudo o que
aprendemos do...
FACTORES DE IDENTIDADE
Factores

Significado

Língua

É o instrumento utilizado para a comunicação entre indivíduos.

Reli...
LÍINGUA
A nível mundial encontramos várias línguas devido ao
facto de terem tido origens diferentes, latinas,
germânicas, ...
ETNIA
Etnia ou “raças” de pessoas
caracterizam-se pela pigmentação
da pele, como já referimos no
diapositivo anterior, est...
O racismo é uma atitude de recusa em aceitar
a igualdade de direitos, para com pessoas de
etnias diferentes, culturas e/ou...
RELIGIÃO

Símbolos religiosos

As religiões são um factor muito importante de
diferenciação cultural da população, sendo u...
geográficos
Há homens e mulheres que vivem em
regiões muito frias junto aos pólos, como
o povo esquimó,
Outros no Equador,...
ECONÓMICAS

Há pessoas a quem nada falta, (países
desenvolvidos )
outras que morrem de fome (países
subdesenvolvidos)
COSTUMES
Este elemento é muito
significativo na forma de definir a
cultura duma dada pessoa, pois
está diferencia-se na cu...
O funeral, na plurissecular cultura negra africana, é uma ocasião
protectora, que mobiliza e reúne todos os membros de uma...
o NOSSO Mundo Cultural

Padaung, as “Mulheres-Girafa”,
Tailândia

Mulheres Jath, Índia

Mulheres Mursi, Etiópia

Menina da...
conclusão
Nós com este trabalho concluímos, que o mundo é muito pequeno, mas muito rico
em questão de culturas com a sua e...
BIBLIOGRAFIA
Este trabalho foi pesquisado em:
- Vários livros de Geografia;
- Vários sites
Para vivermos num mundo feliz… Basta aceitarmo-nos uns
aos outros…
O nosso mundo cultural
O nosso mundo cultural
O nosso mundo cultural
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O nosso mundo cultural

636 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
636
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O nosso mundo cultural

  1. 1. O NOSSO MUNDO CULTURAL Trabalho realizado por: -Tiago Carreira nº 21 9A
  2. 2. ÍNDICE ÍNDICE Introdução Cultura Os factores de identidade cultural do Mundo O nosso Mundo cultural: Conclusão Bibliografia
  3. 3. INTRODUÇÃO “A diversidade cultural do Mundo” Este trabalho foi escolhido entre os temas apresentados na aula, sendo este deliberado pela nossa professora Amélia Assoreira (de Geografia). Decidimos faze-lo porque sabemos o quanto é harmonioso ficarmos a saber mais sobre as culturas; e para estarmos informados sobre o beneficio do respeito entre todos os povos, sem entrar em conflito com as diferenças culturais (populações).
  4. 4. cultura “… é tudo aquilo que recebemos do ambiente social em que nos criamos e desenvolvemos. Foi tudo o que aprendemos dos nossos pais e companheiros de folguedos, tudo o que fomos recebendo pela vida fora daqueles com quem convivemos.” Jorge Dias
  5. 5. FACTORES DE IDENTIDADE Factores Significado Língua É o instrumento utilizado para a comunicação entre indivíduos. Religião É um factor que sempre constituiu o agregado da população; ex: Islamismo, Budismo, Judaísmo, Hinduísmo, Cristianismo, e os não crentes, Ateus. Etnia É o factor que nos permite distinguir as várias populações; pela pigmentação da pele, figura da face, ou até pela própria estatura. Técnicas É o factor que deriva de práticas do passado, que podem ser melhoradas através de tecnologias, como por exemplo a medicina. Costumes Exprime-se na forma de vestir, de se ornamentar, decoração ,e até na forma de encarar a morte, este diferenciam-se de povos para povos. Património cultural e artístico Manifestações culturais, como a arquitectura, a escultura, a dança, são elementos identificadores de uma certa população. Geográfico Refere-se ao local onde habita uma determinada população, ou seja, esse local determina o tipo de cultura. Económicos Refere-se ao grau de desenvolvimento dum certo país contribuindo para a sua cultura.
  6. 6. LÍINGUA A nível mundial encontramos várias línguas devido ao facto de terem tido origens diferentes, latinas, germânicas, árabes, etc.… Cada país tem uma língua oficial, mesmo que existam vários dialectos (variantes regionais de uma língua). A língua é assim um dos principais factores de identidade cultural das populações que pertencem a um determinado país ou território. A língua facilita a comunicação dentro do mesmo grupo, mas limita a compreensão entre populações com línguas diferentes. Para facilitar as relações económicas, de comunicação e turismo, utilizam-se vulgarmente as línguas mais faladas, especialmente o inglês.
  7. 7. ETNIA Etnia ou “raças” de pessoas caracterizam-se pela pigmentação da pele, como já referimos no diapositivo anterior, esta diferenciação leva a problemas entre elementos de diferentes cores de pele nomeadamente e ao racismo e xenofobia.
  8. 8. O racismo é uma atitude de recusa em aceitar a igualdade de direitos, para com pessoas de etnias diferentes, culturas e/ou sistema social diferente ao que é “típico” nosso. A xenofobia por sua vez designa o medo ou aversão aos estrangeiros. Em alguns países tem-se assistido a atitudes xenófobas por parte de alguns grupos mais extremistas que consideram que os estrangeiros são os responsáveis por não terem uma vida boa.
  9. 9. RELIGIÃO Símbolos religiosos As religiões são um factor muito importante de diferenciação cultural da população, sendo um elemento essencial da organização das sociedades. As diferentes regiões do Mundo ficam marcadas pelas diferentes manifestações culturais de tendência religiosa, como as mesquitas, os pagodes ou as igrejas. Em alguns países é a religião que regula a organização do Estado, e os aspectos da vida quotidiana da população, como é o caso do Irão. (Fundamentalismo religioso). As religiões distribuem-se por grandes áreas, que apresentam características comuns, influenciando muito a cultura de cada povo.
  10. 10. geográficos Há homens e mulheres que vivem em regiões muito frias junto aos pólos, como o povo esquimó, Outros no Equador, onde o calor é constante, como o povo Masai.
  11. 11. ECONÓMICAS Há pessoas a quem nada falta, (países desenvolvidos ) outras que morrem de fome (países subdesenvolvidos)
  12. 12. COSTUMES Este elemento é muito significativo na forma de definir a cultura duma dada pessoa, pois está diferencia-se na culinária, na forma de se aformosear, ou até decorar, mas o lado mais expressivo é como se encara a morte, pois muitas culturas dão relevo de formas desigual e algumas de forma desumana.
  13. 13. O funeral, na plurissecular cultura negra africana, é uma ocasião protectora, que mobiliza e reúne todos os membros de uma tribo. Quer morem perto ou longe, trabalhem na cidade ou na roça, este momento privilegiado constitui para todos um apelo a retornar à aldeia do falecido para participar do seu cerimonial fúnebre. O funeral representa uma “festa” que tradicionalmente faz parte do quotidiano das tribos. Elas vivem ao ritmo de tais cerimonias, como vivem também ao ritmo da estação das chuvas e do trabalho agrícola.
  14. 14. o NOSSO Mundo Cultural Padaung, as “Mulheres-Girafa”, Tailândia Mulheres Jath, Índia Mulheres Mursi, Etiópia Menina das tribos Triângulo Dourado, Tailândia Menina Yanomami, Brasil
  15. 15. conclusão Nós com este trabalho concluímos, que o mundo é muito pequeno, mas muito rico em questão de culturas com a sua elaboração ficamos a conhecer identidades culturais diferentes das nossas. Soubemos que existem vários conflitos mundiais reais do nosso dia e que as suas causas são devido a diferenças étnicas, religiosas e também políticas. Pensamos que o caminho para a paz é difícil e passa pelo respeito por todas as culturas, pelo ser humano, pelas suas diferenças e pela diversidade cultural que existe no nosso planeta. A intolerância cultural é para nós uma atitude completamente errada.
  16. 16. BIBLIOGRAFIA Este trabalho foi pesquisado em: - Vários livros de Geografia; - Vários sites
  17. 17. Para vivermos num mundo feliz… Basta aceitarmo-nos uns aos outros…

×