Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Koneski 1ª guerra mundial (1914 1918)

547 views

Published on

f

Published in: Education
  • Be the first to comment

Koneski 1ª guerra mundial (1914 1918)

  1. 1. *Desenvolvimento econômico *Abismo Social *Imperialismo *Corrida armamentista *Nacionalismo *Política de alianças *Assassinato de Francisco Ferdinando
  2. 2. A Europa passava por um período de prosperidade e desenvolvimentos tecnológicos. Ocasionados pela industrialização e paz.
  3. 3.  Apesar do desenvolvimento econômico a sociedade era desigual. Enquanto os ricos desfrutavam de todas as maravilhas que a prosperidade trouxera a classe trabalhadora, rural e urbana passava por severas dificuldades.
  4. 4.  Os países ricos da Europa deviam seu status principalmente à industrialização, beneficiada pela exploração de colônias que ofereciam matéria prima barata e serviam como mercado consumidor.
  5. 5.  *Apesar da unificação tardia(1871) a Alemanha passa por um rápido processo de desenvolvimento, rivalizando diretamente com a Inglaterra.  *Os EUA começam a aparecer como potência entre as outras nações americanas.  *O Japão passa a se destacar na Ásia.
  6. 6. As potências buscam novas colônias, mas cada pedaço do globo já tem “dono”.
  7. 7.  Os limites de crescimento imperialista e novas tecnologias militares levam os países a pesquisar e produzir ainda mais armamentos. Formando o conceito de “paz armada”.
  8. 8.  *A região dos Bálcãs estava ou sob domínio turco- otomano ou austro-húngaro.  *Os Sérvios que já eram independentes queriam criar a “Grande Sérvia” com a união dos povos eslavos Pan-Eslavismo.  *Na Alemanha existia o pangermanismo, a ideia era criar um grande ImpérioAlemão.  *O revanchismo francês vinha da guerra franco- prussiana(1870) em que os franceses haviam perdido o território da Alsácia-Lorena para os alemães.
  9. 9. Durante vista a Sarajevo, capital da província da Bósnia- Herzegovina o príncipe herdeiro e sua esposa foram assassinados por nacionalistas sérvios.
  10. 10. Acusando a Sérvia como participante no atentado o Império Austro-Húngaro entrega uma lista com dez reivindicações. Como a Sérvia só concorda com oito o ImpérioAustro-Húngaro declara guerra a Sérvia, aliada da Rússia.
  11. 11.  Agilidade na movimentação de tropas
  12. 12. Em 1917 os aliados estão mais fortes principalmente quando, após a revolução russa os russo assinam a paz com a Alemanha.
  13. 13. Após manter a neutralidade apenas com relações comercias com a T. Entente submarinos alemães afunda navios civis americanos fazendo os EUA entrarem na guerra e mudarem o equilíbrio.
  14. 14. Com as economias em ruínas e a contraofensiva da Entente as Potências Centrais se rendem e assinam o armistício.
  15. 15. *Tratado de Saint-Germain-en-Laye – O Império Austro-Húngaro deixa de existir formando diversos novos países. *Tratado deVersalhes – A Alemanha é tida como principal responsável pelo conflito e tem as mais duras punições *Perdeu vários territórios *Teve que pagar grande indenização *Vários limites em relação ao exército alemão
  16. 16. *Morreram, aproximadamente, 9 milhões de pessoas (entre civis e militares). O número de feridos, entre civis e militares, ficou em cerca de 30 milhões. *Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. *Fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial. *Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial. *Geração de crise econômica na Europa, em função da devastação causada pela Grande Guerra e também dos elevadíssimos gastos militares. *Surgimento do sentimento de revanchismo naAlemanha, em função das duras penalidades impostas peloTratado deVersalhes.

×