Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aplicativos Sociais - interação, rede e publicidade

4,303 views

Published on

Apresentação realizada na disciplina "Análise de Publicidade e Propaganda", na Facom-UFBA.

Published in: Business, Technology

Aplicativos Sociais - interação, rede e publicidade

  1. 1. Aplicativos Sociais: interação, rede e publicidade
  2. 2. O que são aplicativos sociais? Aplicativos sociais são programas desenvolvidos para serem disponibilizados em sites de redes sociais (Orkut, Facebook, MySpace) para utilização opcional pelos usuários. De jogos a listagens de livros, o diferencial dos aplicativos sociais é aproveitar as vantagens dos sites de redes sociais, oferecendo um serviço atraente e interativo que incentive o usuário a compartilhá- lo com seus amigos. São quase tão simples como hotsites, mas, por serem integradas e acessadas dentro dos próprias sites de redes sociais, se beneficiam deste espaço.
  3. 3. Aplicativos sociais e o container A grande particularidade dos aplicativos sociais é a integração com seu container (o site de rede social no qual está instalado) que permite que: - os aplicativos sejam exibidos no perfil do usuário - acesso à rede de contatos (amigos) - atualizações de amigos/wall de notícias - acesso a informações como fotos e vídeos
  4. 4. Aplicativos sociais e o container - Perfil do usuário
  5. 5. Aplicativos sociais e o container - Atualizações de amigos
  6. 6. Vantagens - Não é um simples anúncio. Oferece algum serviço informativo ou de entretenimento para engajar o usuário em uso repetido. - As pessoas que adicionam o aplicativo passam a exibi-lo em seu perfil. Ou seja, todos seus amigos podem vê-lo, gerando um contato com a marca bem maior. - Cada vez que o usuário interage com o aplicativo, todos seus amigos recebem uma notificação. Dessa forma, se o aplicativo for bom, será disseminado pelo próprio uso. - Leva conteúdo e marca do anunciante para dentro da rede social. O usuário que passa horas no Orkut não precisa sair de lá para interagir com a marca. - No Orkut, qualquer pessoa ou empresa pode desenvolver um aplicativo social e disponibilizá-lo no Orkut, sem nenhum custo (a não ser hospedagem dos dados). - O proprietário do aplicativo pode exibir anúncios sem precisar passar nenhuma receita para o Orkut.
  7. 7. Modelos de aplicativos sociais - Aplicativo social como mídia: os desenvolvedores os produzem para exibir anúncios. Exemplos: Minha Música, Vou Não Vou - Aplicativo social de marca: produzido por encomenda para uma empresa, produto ou marca. Exemplos: Ramarim 2.0, BoltPoke! - Aplicativo social serviço web: produzir para levar algum serviço web para dentro do site de rede social. Exemplo: Terra Sonora, Amazônia.Vc - Aplicativo social com produto próprio: aplicativos que vendem novas funcionalidades ou presentes virtuais. Ex: BuddyPoke
  8. 8. BuddyPoke Instalado em mais de 38 milhões de perfis do Orkut, o BuddyPoke é o aplicativo social com maior alcance da plataforma. Já inseriu, para dois clientes, ações patrocinadas: para o filme Wolverine e para os chicletes Bubbaloo.
  9. 9. Ramarim 2.0 Vários incentivos ao uso repetido e repasse do aplicativo. Associa os calçados Ramarim a valores como “delicadeza”, “sensualidade”, “irreverência” e permite que as usuárias favoritem, recomendem e concorram a calçados a partir desses fatores.
  10. 10. Caras e Bocas O aplicativo criado para a novela Caras e Bocas nunca ultrapassou 5 mil usuários. São quatro vídeos em que personagens da novela podem “mandar um recado” escrito pelo usuário. O apelo da novela não bastou para suprir as falhas no uso da rede de amigos e o pouco conteúdo.
  11. 11. BoltPoke e UpPoke Os dois aplicativos foram criados para o lançamento dos filmes Bolt – O Super Cão e Up – Altas Aventuras. Mesmo desenvolvedor, para o mesmo cliente e público. O app permite envio de cartões com mensagens, divulga o filme e sessões. Posteriormente, o lançamento do DVD e sorteios.
  12. 12. Elementos recorrentes Entre os aplicativos sociais mais populares, fica clara a importância de quatro fatores principais: Formato: integrado de fato ao site de rede social, oferecendo novos tipos de interações entre os usuários Customização: permitir que os usuários customizem seu perfil e interações Atualização: criação e disponibilização periódica de novas opções e recursos Referências/integração ao mundo offline: através de ações relacionadas a “eventos” reais ou que os criem.
  13. 13. Métricas Segundo o documento Social Media Metrica Definition, da Interactive Advertising Bureau, as métricas de mensuração específicas para Widgets (na definição da IAB, aplicativos sociais entram nessa categoria) são: - Instalações - Usuários Ativos - Perfil da Audiência - Alcance de Usuários Únicos - Crescimento - Influência - Widgetss/Usuário - Usuários Ativos/Widgets - Longevidade
  14. 14. Links - Blog Tarcízio Silva - http://tarciziosilva.com.br/blog - Slideshare Tarcízio Silva – http://slideshare.net/tarushijio - OpenSocial Oficial – http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/orkut - OpenSocial Blog Oficial - http://blog.opensocial.org -Blog OpenSocialBR - http://opensocialbr.com.br - Raquel Recuero - http://www.raquelrecuero.com - BJ Fogg - http://bjfogg.com - Documentos IAB - http://iab.net/iab_products_and_industry_services
  15. 15. PaperCliQ www.papercliq.com.br contato@papercliq.com.br Tarcízio Silva – Diretor de Planejamento e Mídias Sociais tarcizio.silva@papercliq.com.br twitter.com/tarushijio tarciziosilva.com.br/blog

×