Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Workshop - Planejamento editorial no meio digital

742 views

Published on

Apresentação utilizada no workshop do Ererp 2016 (Bauru/SP) e Semana da Comunicação Unisantos (Santos/SP) sobre planejamento editorial no meio digital.

Published in: Social Media

Workshop - Planejamento editorial no meio digital

  1. 1. PLANEJAMENTO EDITORIAL NO MEIO DIGITAL
  2. 2. ALOW ALOW QUEM SOU? Taís Oliveira, 26 anos, de Guarulhos, palmeirense, feminista e relações-públicas. Formada em Relações Públicas (Conrerp/2: 4318) pela FAPCOM e com extensão em Filosofia e Mídias Sociais. É co-fundadora e coordenadora do Versátil RP. Entre os trabalhos no setor público e privado, agências e empresas tem experiência em mídias sociais – produção de conteúdo, gerenciamento de canais e equipes, planejamento de campanhas, planejamento editorial, atendimento e e-commerce.
  3. 3. SOBRE VOCÊS - Quem já atua na área? - Quais experiências possuem? - Quais dúvidas?
  4. 4. O QUE É PLANEJAMENTO? Margarida Kunsch no livro Planejamento Estratégico de Relações Públicas na Comunicação Integrada: o planejamento constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e caraterísticas próprias, implica uma filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos. Não é algo solto e isolado de contextos. Está sempre vinculado a situações e a realidades da vida de pessoas, grupos e das mais diversas organizações e instituições da esfera pública e privada.
  5. 5. O QUE É PLANEJAMENTO? Juan Diaz Bordenave e Horacio Martins de Carvalho no livro Comunicação e Planejamento: O planejamento é um processo, um conjunto de fases (subprocessos, processos) pelas quais se realiza uma operação. Sendo um conjunto de fases, um processo, a sua realização não é aleatória. O processo é sistematizado, obedece a relações precisas de interdependência que o caracterizam como um sistema, como um conjunto de partes (fases, processos) coordenadas entre si, de maneira a formarem um todo, um conjunto coerente e harmônico visando alcançar um objetivo final (produto, resultado) determinado.
  6. 6. O QUE É PLANEJAMENTO? Carol Terra no livro Mídias Sociais… e agora? o ato de planejar é inerente à comunicação e passo fundamental para o êxito de qualquer ação comunicativa. Vale ressaltar que, quanto mais integrada for a comunicação, mais sucesso ela terá perante aos seus públicos de impacto.
  7. 7. E PARA QUÊ SERVE O PLANEJAMENTO? Serve para não dar ruim. E se der ruim serve para poder improvisar com segurança.
  8. 8. O QUE É MEIO DIGITAL? ferramentas colaborativas trocas interações velocidade participação tecnologias geolocalização internet interface app sociedade em rede
  9. 9. O QUE É MEIO DIGITAL? A relação entre comunicação e tecnologia é indissolúvel, irreversível e não passível de ser negligenciada, o que coloca o comunicador contemporâneo em constante exercício de correlação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a tradicional arte de comunicar. Carol Terra
  10. 10. E PLANEJAMENTO EDITORIAL NO MEIO DIGITAL? Estabelecer o processo de produção, execução e gerenciamento de conteúdo nas plataformas digitais. Levando em conta o histórico da marca, contexto, utilidade / finalidade e os públicos.
  11. 11. ENTENDENDO A MARCA - Histórico - Princípios organizacionais - Públicos - Tom de voz
  12. 12. PLANEJAMENTO NO MEIO DIGITAL - Canais - Categorias de conteúdo - Temas
  13. 13. PLANEJAMENTO NO MEIO DIGITAL - Frequência - Cuidados - Prevenção e gestão de crise
  14. 14. PLANEJAMENTO NO MEIO DIGITAL - Ferramentas - Investimento - Equipe
  15. 15. PLANEJAMENTO NO MEIO DIGITAL - Influenciadores - Avaliação
  16. 16. DOMINAR TÉCNICAS E SABER DE GENTE “Cabe às Relações Públicas agir junto os centros decisórios das instituições, procurando estabelecer a harmonia entre o interesse público e o privado, contribuindo assim para amenizar as tensões resultantes das atitudes individuais.” Cândido Teobaldo de Souza Andrade em Psicosociologia das Relações Públicas
  17. 17. - NÃO é tudo ~mimimi~ e ~vitimismo~ - O mundo não está chato. Os silenciados é que agora tem espaço para falar. - A sua ~piadinha~ vai ofender alguém? - Você realmente sabe o que está falando?
  18. 18. Todo profissional de comunicação é formador de opinião. É preciso ter responsabilidade com o que é produzido e suas consequências.
  19. 19. CASINHOS
  20. 20. EXERCÍCIO
  21. 21. G1: PM do Estado de São Paulo G2: Natura G3: Bombril G4: Starbucks G5: Eduardo Cunha Elaborar um plano editorial para: G6: Conferp G7: Dilma Rousseff G8: Tim Brasil G9: USP G10: Itaipava
  22. 22. Bibliografia e Referências: Margarida Kunsch - Planejamento Estratégico de Relações Públicas na Comunicação Integrada Juan Diaz Bordenave e Horacio Martins de Carvalho - Comunicação e Planejamento Carol Terra - Mídias Sociais… e agora? Planejamento editorial em mídias sociais - https://versatilrp.com.br/2012/04/16/planejamento-editorial-em-midias-sociais/
  23. 23. www.versatilrp.com.br tais.oliveira@versatilrp.com.br :* Bora continuar conversando?!

×