Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relações Públicas em tempos de mídias sociais - o que muda?

5,042 views

Published on

Apresentação para o III Conbragems 2013, em Salvador.

Published in: Career

Relações Públicas em tempos de mídias sociais - o que muda?

  1. 1. Relações Públicas em tempos de mídias sociais – o que muda?
  2. 2. RP completa 100 anos no Brasil. Muitas coisas mudaram. A comunicação nas organizações, dos profissionais e os relacionamentos também mudaram. Sobretudo com a expansão da internet.
  3. 3. E o que muda para as Relações Públicas nesse novo cenário?
  4. 4. A atuação do profissional no ambiente digital e o uso dos canais. Públicos no ambiente digital e Usuários dos canais. O ambiente digital e os canais para a valorização da profissão.
  5. 5. A atuação do profissional no ambiente digital e o uso dos canais
  6. 6. ambiente digital: • múltiplas mídias • vários canais • possibilidades de segmentar audiência • a conexão mundial • a contraposição com a mídia de massa • a junção com a mídia de massa
  7. 7. Pessoas, Relacionamentos e expectativas
  8. 8. Na Classificação Brasileira de Ocupações as Relações Públicas estão alocadas na família 1423: Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
  9. 9. Análise das últimas 15 vagas para Analista, Coordenador e Gerente de Mídias Sociais anunciadas no site Trampos.co
  10. 10. o que muda é o ambiente, levando em consideração que as competências já são estimuladas na academia e aperfeiçoadas com a atuação cotidiana.
  11. 11. no ambiente digital o que se altera consideravelmente é a intensidade e velocidade de interação, viralização e repercussão
  12. 12. o conteúdo é a “menina dos olhos” é importante conhecer os canais
  13. 13. Uma ação de social media pode ser um exemplo louvável ou um fiasco, o que diferencia esses dois pontos é o preparo do profissional responsável pelo desenvolvimento das atividades e sua equipe.
  14. 14. Públicos no ambiente digital e detentores dos cana
  15. 15. Quais são as solicitações rotineiras do consumidor? Dúvidas Atendimento Reclamação
  16. 16. o que muda velocidade – um conteúdo pode ser replicado milhares de vezes em poucos minutos, o alcance – esse conteúdo pode ir muito além dos limites geográficos memória – tudo será catalogado pelo Google ou até mesmo um print pode fazer memória do ocorrido.
  17. 17. Segundo pesquisa do IBOPE Media divulgada em janeiro de 2013, o Brasil possui 53,5 milhões de usuários ativos de internet, desses 46 milhões (86%) estão nas redes sociais ou em comunidades como blogs, microblogs e fóruns.
  18. 18. atentar-se para crises e conversas/relacionamento. É preciso planejar para poder improvisar. E improvisar significa lidar com ocasiões como estas:
  19. 19. Dicico e o Dia de fúria:
  20. 20. a falha na comunicação ocorreu em outros setores, é imprescindível o alinhamento da comunicação integrada. não adianta o digital fazer um trabalho exemplar enquanto o atendimento no balcão for terrível, e vice versa.
  21. 21. Ecolave e Lívia Leitão
  22. 22. PontoFrio e o Pin
  23. 23. Prefeitura de Curitiba
  24. 24. O ambiente digital e os canais para a valorização da profis
  25. 25. Quantos blogs , grupos e fóruns online sobre Relações Públicas você conhece?
  26. 26. A experiência Versátil RP: nos mantém próximos da profissão, estudando, pesquisando, escrevendo e conversando com profissionais de longa caminhada.
  27. 27. Quando iniciamos, em 2009, éramos todos estudantes e foi um grande diferencial ter visões além daquela obtida em sala de aula.
  28. 28. Temos ótimos exemplos de valorização do profissional para o próprio RP e estudantes. Talvez o próximo passo seja transmitir a essência das Relações Públicas para o mercado.
  29. 29. Uma das funções do relações-públicas é traduzir dialetos da maneira mais simples. Será que essa é a hora de sermos tradutores dos nossos próprios dialetos?
  30. 30. Se o network é a “carta na manga” do relações- públicas, o ambiente digital é um ótimo case de sucesso.

×