Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relatório matemática

592 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Relatório matemática

  1. 1. 13/08/2012 - Primeiramente nós escolhemos oito membros para o grupo:Fernanda Chaves Nº 11 Fernanda Lopes Nº 12Gabriela Ferreira Nº 13 Gabriela Silva Nº 15Guilherme Mello Nº 17 Heloise Santo Nº 19Lays Nascimento Nº 23 Vitor Caíque Nº 37O professor Samir nos passou a tarefa de fazer uma trena de barbante com dez metros de comprimento. Osmateriais utilizados foram: o barbante, uma trena real e uma caneta vermelha. Demarcamos o lugar de cadametro do barbante com caneta vermelha fazendo riscos em cada ponto onde marcavam cada metro, logodepois fizemos nós nos lugares marcados. Na data citada acima foi passado para os grupos que deveria ser feita uma pesquisa sobre o “Astrolábio”:14/08/2012 - Através da pesquisa feita pelos alunos do grupo, respondemos um questionário sobre o"Astrolábio", com perguntas como: o que é e como se utiliza. E também montamos nosso próprio astrolábio,utilizando papel cartão, uma imagem dada pelo professor e um canudo.1ª O que é?O astrolábio é um instrumento naval antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte.2ª Quem inventou?O surgimento do astrolábio é o resultado prático de várias teorias matemáticas, desenvolvidas por célebresestudiosos antigos: Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Nicéia e Hipátia de Alexandria.3ª Para que serve?Era usado para determinar a posição dos astros no céu e foi por muito tempo utilizado como instrumento paraa navegação marítima com base na determinação da posição das estrelas no céu.
  2. 2. 20/08/2012 - No terceiro dia, foram passados quatro exercícios sobre trigonometria. Para resolver os exercícios utilizamos as seguintes tabelas:21/08/2012 - Na presente data o grupo, em conjunto, resolveu os exercícios passados.03/09/2012 – O professor passou para um membro do grupo o procedimento em relação à tarefa do diaseguinte. Seriam colocados pontos por toda a escola, formando quatro triângulos-retângulos, cada um referentea um exercício no qual teríamos disponíveis o comprimento do ponto C ao ponto B e o Ângulo. Teríamos quedescobrir a altura através desses números.04/09/2012 – Os grupos foram encaminhados à área externa da sala de aula onde foi determinado o primeiroexercício de cada grupo. Nosso grupo, representado por um Losango, teve como primeira tarefa capturar asmedidas da área da Sirene. As medidas adquiridas foram:
  3. 3. EXERCÍCIO 1:Resultado: 1) Tg 30° = Tg = = X= .6 X = 3,46
  4. 4. Segunda Tarefa: EstacionamentoResultado: 2) Tg 22° = Tg = 0,404 = X = 0,404 . 10 x = 4,04 + 1 x = 5,04
  5. 5. Terceira Tarefa: Escada Resultado: 3) Tg 35° = Tg = 0,70 = X = 0,70 . 7 x = 4,90
  6. 6. Quarta Tarefa: CoordenaçãoResultado: 4) Tg 30° = Tg = = X= .5 X = 2,88 COMO RESOLVER OS EXERCÍCIOSPrimeiramente é preciso ler atentamente, para entender o que o problemapede que seja resolvido. Através dos dados dos lados dos triângulos, obtidosatravés do astrolábio e das tabelas, pudemos identificar qual função iríamosutilizar (exemplo: sen, cos ou tg). Tendo disponíveis as medidas decomprimento e do ângulo (referente ao cateto adjacente), concluímos que afunção utilizada seria a tangente (CO/CA).
  7. 7. Fotos dos Procedimentos Sirene Estacionamento Escada
  8. 8. Coordenação Trabalho em GrupoEm relação ao trabalho do grupo, posso informar que houve cooperação por parte de todos, e que oobjetivo se mostrou muito claro para todos os integrantes. No início da tarefa todos se distraíram eisso atrasou um pouco. Mas quando nos comprometemos e nos esforçamos para fazer o melhorpossível, tudo correu tranquilamente.

×