Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relatorio de matematica usar este akii

714 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Relatorio de matematica usar este akii

  1. 1. ASTROLÁBIO O astrolábio era um antigo instrumento para medir a altura dosastros acima do horizonte, utilizado na Idade Média para finsastrológicos e astronômicos. Também era utilizado para resolverproblemas geométricos, como calcular a altura de um edifício ou aprofundidade de um poço. Era formado por disco de latão graduado nasua borda, num anel de suspensão e numa mediclina (espécie deponteiro).O astrolábio náutico era uma versão simplificada do tradicionale tinha a possibilidade apenas de medir a altura dos astros para ajudarna localização em alto mar. Inicialmente tinha a forma da parte de trás do astrolábiotradicional. No entanto, com a experiência dos pilotos sua forma foiaperfeiçoada. Deixou de ser fabricado em chapa de metal ou madeira epassou a ser feito de cobre para que ficasse mais pesado, cerca de doisquilos e menos sujeito ao balanço do navio. O disco inicial foiparcialmente aberto para diminuir a resistência ao vento. O manejo doastrolábio exigia a participação de duas pessoas; consistia em grandecírculo, por cujo interior corria uma régua; um homem suspendia oastrolábio na altura dos olhos, alinhando a régua com o sol enquantooutro lia os graus marcados no círculo. O quadrante era um astrolábio reduzido à quarta parte. Muitosexemplares espalhados pelo mundo foram fabricados em Portugal e têmo nome ou marca de seu fabricante, como Agostinho de Góis Raposo,Francisco Góis e João Dias. Poucos astrolábios náuticos chegaram até osnossos dias, mas com o desenvolvimento da arqueologia subaquática foipossível recuperar mais exemplares. Há atualmente cerca de 80 e sãomundialmente registrados no Museu Marítimo de Greenwich. Além deum número de registro passaram também a serem conhecidos por umnome, normalmente relacionados com o navio ou local onde foramencontrados.
  2. 2. Relatório de Matemática Após a apresentação da proposta do trabalho, o grupo pegou todoo material que iria utilizar para a execução da tarefa, pois foidisponibilizado pelo professor, em seguida cada integrante do grupoficou responsável por uma função, pois na proposta dizia quais funçõesteriam que ser executadas. No primeiro dia da construção do trabalho,Tivemos que atribuir a umbarbante 10 metros no qual tinham que ser divido em 10 partes iguaisem que cada uma parte possuísse 1 metro exato. Tínhamos que ter uma base para fazer tais medições, com umatrena medimos uma base de um metro para facilitar a marcação de cadametro, utilizamos duas mesas (simples de sala de aula, utilizada poralunos) e marcamos um metro, daí a cada metro finalizávamos com umnó no final, seguimos esse processo até completar os 10 metros. Em seguida produzimos um astrolábio, nessa produção utilizamosum pedaço de papel cartão, uma folha que possui a marcação de 0º à90º , um pedaço de canudo e um pedaço de fita crepe . Pegamos a folhade sulfite e colamos sobre o papel cartão, fizemos os recortes para nãodeixar sobra de papel, com a fita crepe colamos o canudo na parteinferir do astrolábio.
  3. 3. No segundo dia continuamos Seguindo esse propósito foi passado4 questões referentes ao assunto abordado em sala de aula, pois paraconseguir executar o próximo passo tínhamos que ter o conhecimentoreferente às questões, reunimos o grupo e as respondemos. No terceiro dia Após o termino das questões, o professor chamou cadaaluno responsável por seu grupo, e explicou o que deveria ser feito, levou a genteaté as marcações que fez em 4 lugares distintos dentro da escola e mostrou comofaríamos para fazer as medições e saber qual é a altura de cada lugar, explicoutambém como é feita a utilização do astrolábio (como a ajuda do astrolábiochegaríamos ao valor do ângulo, no qual tínhamos que converte-lo para aexecução da conta), e como usaríamos a fita métrica feita de barbante feita pornós (usaríamos ela para descobrir a metragem do ponto A até o ponto C), suasmarcações foram feitas no formato de um triangulo, que tinha como função que agente descobrisse os valores usando alguma das fórmulas de seno, cosseno outangente. Nossa função era a de descobrir a distancia do ponto A até o ponto B,com essas informações concluímos que tinha que ser usada a tangente (porquese refere a cateto oposto sobre cateto adjacente) pois obtivemos os valores docateto adjacente, e tínhamos que ter o valor do cateto oposto, em seguidadistribuiu um mapa, o mapa informava a ordem e o local onde o grupo devia estarapós se esgotar o tempo cedido para realizar o processo de medições de cadatriangulo, sua função é que 2 ou mais grupos não fossem para o mesmo trianguloapós o fim do tempo, esse ciclo girava aleatoriamente.
  4. 4. No quarto dia, De acordo com o mapa tínhamos que começar pelaescada, medimos a parte inferior que atingiu AC = 5 metros (catetoadjacente), não foi fácil atingir a quantidade de graus do ângulo, pois nomeio da trajetória da linha tinha uma barreira que impossibilitava que olaser passa-se do ponto C e fosse até o ponto B (para assim o astrolábioter sua inclinação e chegar ao valor do ângulo), tivemos que mudar otriangula de posição, invertemos (A virou C e C virou A) para chegarmosaos pontos BC = 30º, descobrimos os dois valores e efetuamos ascontas.
  5. 5. A segunda atividade era medir o triangulo do pátio, e o que foibuscado encontrar foi à altura entre o piso do pátio até a sirene do sinalda escola, situada no centro do pátio, em uma coluna no alto. Achamoso valor de AC = 10 metros (cateto adjacente) os e também o do ânguloBC = 22º , nesse triangulo tem uma observação no qual tem umaescada com um metro de altura (palco), tínhamos que acrescentar maisum metro na resposta final do exercício por este motivo.
  6. 6. A terceira atividade era medir o triangulo em cima do portão deacesso do estacionamento ao pátio (próximo ao banheiro feminino),achamos a distancia do ponto AC = 6 metros (cateto adjacente) eachamos o ângulo BC =30º e assim desenvolvemos a conta.
  7. 7. A ultima atividade era do triangulo que tinha o ponto B numaparede em cima do portão que da acesso do pátio ao corredor das salas,achamos o valor de AC = 7 metros (cateto adjacente) e o ângulo de BC= 35 º e resolvemos a conta.

×