Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como tornar seu site atraente

11 views

Published on

Como tornar seu site atraente

Published in: Internet
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como tornar seu site atraente

  1. 1. Como tornar seu site atraente?
  2. 2. apresentação Suzana Mota Designer de Interfaces suzanasvm@hotmail.com Acessibilidade Usabilidade Web Standards
  3. 3. Como tornar seu site atraente?
  4. 4. Conteúdo de qualidade A criação eficaz do conteúdo é um dos aspectos mais críticos de todo web design.
  5. 5. O conteúdo é o REI
  6. 6. Atualizações Constantes Fazer com que um usuário visite seu site, é muito mais fácil do que fazer com que ele retorne.
  7. 7. Objetivos e mensagens claras Informe em um piscar de olhos, onde o usuário se encontra, o que a sua empresa faz e o que os usuários podem fazer em seu site.
  8. 8. Objetivos e mensagens claras
  9. 9. Tempo
  10. 10. Tempo de download mínimo Dez segundos é o limite para manter a atenção do usuário concentrada no diálogo. (Jacob Nielsen)
  11. 11. Fácil de usar  Com simplicidade, objetividade e foco na experiência do usuário.
  12. 12. Facilite o uso
  13. 13. Fácil de navegar Visitantes não devem perder tempo pensando e tentando descobrir: - Onde está? - Onde posso ir? - Por onde devo começar? - Onde eles colocaram? - Quais são as coisas mais importantes nesta página?Um poste com dezenas de setas para todos lados
  14. 14. Consistente Se o conteúdo é o Rei a consistência é a RAINHA A consistência de design, identidade visual e de elementos entre as áreas e serviços de um mesmo site, auxilia a sua boa utilização em todo site e facilita a sua localização.
  15. 15. Marca Site Objetivo do site um pouco confuso Menu principal Quem são – canal comunicação – acesso clientes Principais ProdutosÚltimos Trabalhos Endereço - Telefones Página capturada em 2005
  16. 16. O mesmo site de exemplo anterior dois níveis abaixo da Homepage da A2 Comunicação http://www.a2comunicacao.com.br/websites/design.htm
  17. 17. Item selecionado com cor diferente Título Título da página – com hierarquia que está em redundância ao breadcrumb Barra superior - todos os níveis do site Barra inferior - todos os níveis do site Localização / (migalhas de pão) Item selecionado
  18. 18. Sistema de busca É fundamental que os usuários tenham acesso rápido e fácil ao sistema e que ele seja abrangente e simples.
  19. 19. Uma busca útil e abrangente Suporta erros de digitação, acentuação, “case insensitive”. Utiliza sinônimos. Prioridade para conteúdo mais importante. Resultado relevante na maioria dos casos, a informação é encontrada rapidamente. Cada conteúdo tem a assinatura de seu dono.
  20. 20. • Comunicação rápida e fácil: Fale Conosco, chat, FAQ, e-mail, telefone, etc.
  21. 21. Identidade com público-alvo (foco no cliente) Um sistema web focado em seu público alvo, deve levar em conta seu perfil, analisar seu histórico, valorizar links mais acessados, conteúdos e arquivos mais procurados e realizar testes de usabilidade e de satisfação com seus usuários freqüentemente.
  22. 22. Identidade com público-alvo (foco no cliente) Sony x Nintendo
  23. 23. Design para os objetivos do usuário Objetivo do Site 1. Quer fazer dinheiro com a WEB 2. Quer coletar informações sobre consumidores 3. Quer vender a enorme sobra de estoque do disco da XX. Objetivo do Usuário 1. Quer comprar com segurança 2. Quer manter sua privacidade 3. Quer comprar o novo lançamento da GC  Design e Avaliação de Interfaces Humano Computador
  24. 24. Objetivo do Site 1. Requer que o usuário passe pela seção de descontos para que veja o disco da XX em oferta 2. Corre com o usuário para o checkout e o prende no processo de compra 3. Pergunta informações pessoais sobre preferências, hábitos de compra e renda Objetivo do Usuário 1. Fica chateado de ter que passar pela seção de ofertas porque só quer comprar o novo disco da GC. 2. Fica em pânico ao entrar na seção de checkout porque suas questões sobre segurança ainda não foram respondidas e não existe um modo simples de mudar de idéia 3. Se enfurece com as perguntas pessoais. Isso não é da sua conta!  Design e Avaliação de Interfaces Humano Computador
  25. 25. Design atraente Os três elementos fundamentais do design: Design balanceado: equilíbrio e composição entre imagens, gráficos e tipologias com o design. Contraste: integração entre os elementos do design Linhas invisíveis: são áreas criadas entre diferentes partes de um design. Proporção de 70% para conteúdo e 30% para espaços em branco.
  26. 26. Segue os padrões Web (Web Standards) Segue os padrões sugeridos pelo W3C, separando o conteúdo em HTML da apresentação em CSS e mantém compatibilidade e portabilidade com navegadores, dispositivos, sistemas, plataformas, etc.
  27. 27. Segue os padrões Web (Web Standards) Segue os padrões sugeridos pelo W3C, separando o conteúdo em HTML da apresentação em CSS e mantém compatibilidade e portabilidade com navegadores, dispositivos, sistemas, plataformas, etc. Separação de conteúdo da apresentação: Clique sobre os números 1, 2 e 3 do site: Internativa.com.br
  28. 28. Portabilidade - design líquido ( resolução 640x480)
  29. 29. Portabilidade - design líquido (resolução 1024x768)
  30. 30. Portabilidade – css para impressão
  31. 31. Segue os padrões Web (troca de roupa com um novo estilo)
  32. 32. Omita palavras desnecessárias Livre-se de metade das palavras em cada página, então, livre-se da metade que sobrou. Livro: Não me faça pensar – Autor Steve Krug ( http://sensible.com )
  33. 33. 104 PALAVRAS: O questionário a seguir é destinado a colher informações que nos ajudarão a melhorar o site e adequá-lo às suas necessidades. Por favor, selecione suas respostas nos menus suspensos e nos botões de rádio abaixo. Você levará dois ou três minutos para preencher o questionário. No fim deste formulário, você pode optar por deixar seu nome, endereço, e número de telefone. Se você deixar seu nome e número, poderá ser contatado para participar de um estudo destinado a nos ajudar a melhorar este site. Se você tiver comentários ou interesses que precisem de resposta, por favor, contate o Serviço de Atendimento ao Cliente. 47 PALAVRAS: Por favor, ajude-nos a melhorar este site, respondendo a estas questões. Levará apenas 2 ou 3 minutos para completar esta avaliação. Nota: Se você tiver comentários ou interesses que necessitem de uma resposta, não use este formulário. Em vez disso, contate o Atendimento ao Cliente. Omita palavras desnecessárias Livro: Não me faça pensar – Autor Steve Krug ( http://sensible.com )
  34. 34. Convenções de desenho de interface conhecer profundamente os padrões e as práticas mais utilizadas na Web. Serve como base, na dúvida, a preferência é da convenção. Livro: Design para a Internet – Projetando a Experiência Perfeita – Autor Felipe Memória ( http://www.fmemoria.com.br )
  35. 35. A combinação das informações levantadas por esses autores levam a um Wireframe: Marca Navegação global Navegação local Breadcrumbs Conteúdo global e contextual Conteúdo relacionado buscar Livro: Design para a Internet – Projetando a Experiência Perfeita – Autor Felipe Memória ( http://www.fmemoria.com.br )
  36. 36. É acessível usuários novos leigos no uso de computadores idosos deficientes temporários ou permanentes usuários de dispositivos móveis e com tamanho reduzido diferentes resoluções
  37. 37. Personaliza conteúdo, produtos e serviços O usuário pode personalizar a interface, escolhendo parte do conteúdo e sua apresentação.
  38. 38. Personaliza conteúdo, produtos e serviços
  39. 39. Boa posição nas ferramentas de busca (SEO – Search Engine Optimization): A estratégia de divulgação é peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio online.
  40. 40. Por que seu site é visitado? Boa posição nas ferramentas de busca
  41. 41. Diferentes formas de chegar a informação
  42. 42. Por que seu PORTAL é visitado? http://horaciosoares.blogspot.com
  43. 43. Por que seu PORTAL é visitado? http://www.bloglines.com/public/horaciosoares
  44. 44. Por que seu PORTAL é visitado?Suporta colaboração. - Blog Corporativo - Wiki Corporativa
  45. 45. Obrigada! Suzana Mota Designer de Interfaces suzanasvm@hotmail.com Acessibilidade Usabilidade Web Standards

×