Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 14 17 - trabalho

1,254 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aula 14 17 - trabalho

  1. 1. Unidade – IV Conteúdo Trabalho
  2. 2. Unidade – IV Conteúdo Trabalho O vocábulo trabalho provém de uma raiz que indica algo penoso ao homem, em linguagem cotidiana tem inúmeros significados. Algumas vezes lembra dor, sofrimento, e outras vezes designa operação humana de transformação da matéria. (Santos e Filho, 1997)
  3. 3. Unidade – IV Conteúdo Etimologia da palavra trabalho O dicionário Larousse de Língua Portuguesa (1992), da a seguinte definição: A palavra "trabalho vem do latim "tripalium que significa instrumento composto de três paus usado pelos romanos para obrigar os escravos a trabalhar, uma espécie de trave, uma carga,
  4. 4. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Marilena Chaui, escreve que o sofrimento do trabalho seguiu-se após o “ócio do paraíso”, como pena imposta pela justiça divina. ( “O direito da preguiça” – Poul Lafarque – ed. Hucitec/Unesp 1999)
  5. 5. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano Em sua primeira fase evolutiva, passou a usar seus membros superiores (os braços) como instrumentos capazes de produzir utensílios rudimentares.
  6. 6. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano O homem precisa produzir seus próprios meios de vida.
  7. 7. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano Passou a cultivar a terra. Seguem as obras de irrigação, agricultura intensiva, cerâmica, metalurgia.
  8. 8. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano “O trabalho como atividade econômica só apareceu na historia da humanidade no dia em que os homens se achavam numerosos demais para poder nutrir-se dos frutos espontâneo da terra”. Foucault, 1990 (p 271)
  9. 9. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano Surgem os sacerdotes letrados, a magistratura, a filosofia, a literatura, artes, política e direito, enfim, uma civilização que passou a exigir uma hierarquia social e uma economia estratificada.
  10. 10. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano Evolução do trabalho: artesanal – grupal – industrial.
  11. 11. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano Trabalho para Marx, (1980) “é a ação dos homens sobre a natureza, modificando-a intencionalmente”. Na sistematização do processo de trabalho surge o valor-de-troca do trabalho, e no acúmulo do trabalho a mercadoria. Marx, K. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1980:247p.
  12. 12. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano O trabalho, ao longo dos séculos, e as atividades laborais propostas ao homem como da condição da vida humana passou por várias transformações na natureza e na organização. O trabalho insere o homem em ciclos repetitivos e exige adaptações.
  13. 13. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano Capital X Trabalho: Relação conflituosa
  14. 14. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano legislações que foram sendo constituídas para harmonizar estas relações de sujeição e proteção
  15. 15. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano O trabalho é um direito da pessoa. O direito ao trabalho está relacionado com o direito à vida e à subsistência pessoal e familiar. 1948: Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  16. 16. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Humano 1948: Declaração Universal dos Direitos do Homem. "o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo". o artigo XXIII afirma que "Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
  17. 17. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Infantil De acordo com o Censo de 2010, 3,4 milhões de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos estavam trabalhando. De 2000 a 2010, a redução foi de 13,4%, mas a ocorrência do problema chegou a aumentar 1,5% entre crianças de 10 a 13 anos, justamente na faixa etária mais vulnerável dessa população, para a qual todo tipo de trabalho é proibido. (PNAD) - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE)
  18. 18. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho Infantil Estatuto da Criança e do Adolescente OIT:218 milhões de crianças e jovens no mundo (entre 5 e 17 anos) que trabalham. No Brasil: 4,5 milhões de crianças e jovens. Causas principais: baixa renda familiar Bolsa-família Falta de estudo compromete o futuro: das pessoas e do próprio País.
  19. 19. Unidade – IV Conteúdo O Trabalho da Mulher O trabalho da mulher na história da Humanidade Revolução Industrial Capitalismo Constituição Federal de 1988: igualou homens e mulheres em direitos e deveres. Convenção internacional do OIT. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) Empregada doméstica
  20. 20. Unidade – IV Conteúdo Assédio Moral e Sexual Assédio = constrangimento psicológico ou físico Assédio Sexual e Assédio Moral (segundo OIT) OIT: No mundo , cerca de 8% dos trabalhadores (= 12 milhões) sofrem esse tipo de Problema. Assédio Moral no Brasil: -Homens: 31% -Mulheres: 29% -Gerentes: 35% -Operários: 32% -Empresas Privadas: 30% -Empresas Públicas: 29%
  21. 21. Unidade – IV Conteúdo
  22. 22. Unidade – IV Conteúdo Justiça do Trabalho 1930 e 1945 – Getúlio Vargas: ápice do intervencionismo nas relações do trabalho. 1930: Criação do Ministério do Trabalho 1934: Pluralidade Sindical 1937: greve e lockout – movimentos anti-sociais. 1938: Lei de segurança nacional. 1943: CLT unifica normas existentes 1967: Constituição reconhece o direito a greve.
  23. 23. Unidade – IV Conteúdo Empresas Conjunto organizado de meios para o fornecimento de bens (de capital, agrícolas e industriais) e serviços (bancos, transporte, comércio). Classificado por: -Finalidade -Setor Econômico -Tamanho -N.º de Proprietários -Estatuto Jurídico
  24. 24. Unidade – IV Conteúdo Sindicato Origem grega da palavra: “syn” (= com) + “diké” (=justiça) No sentido moderno do termo = organizações classistas: surge no final do século XIX. Constituição de 1969: Assegura a liberdade de associação sindical. Origem do Sindicalismo no Brasil. .
  25. 25. Unidade – IV Conteúdo Centrais Sindicais do Brasil Centenas de sindicatos e centrais sindicais no Brasil: -CUT- Central Única dos Trabalhadores (22 milhões) -Força Sindical (12 milhões) -CTB – Central Trabalhadores do Brasil (6 milhões) -UGT – União Geral dos Trabalhadores (4,5 milhões) -CGTB – Central Geral Trabalhadores do Brasil (4 milhões) -Conlutas (1,4 milhões) -Central Sindical de Professores (790 mil)
  26. 26. Trabalho Legislação Trabalhista
  27. 27. Unidade – IV Conteúdo A modernização da CLT Carteira de Trabalho e Previdência Social (1943) Contrato de Trabalho Tramitação no Congresso Nacional

×