Ondulatória
 Toda onda quando se depara com um obstáculo irá
continuar sua propagação, porém em sentido contrário
e com a mesma inten...
 Quando uma onda se propaga passando de um
meio para outro, ela sofrerá uma mudança de
velocidade e direção de propagação...
 
As figuras II e III mostam as etapas da refração
 O outro fenômeno relativo às mudanças que ocorrem nas
ondas é a difração. Um exemplo claro desse fenômeno é
quando duas ...
 A interferência de ondas é o fenômeno que ocorre
em virtude do encontro simultâneo de duas ondas
que se propagam no mesm...
Refração, reflexão, difração e interferência de ondas
Refração, reflexão, difração e interferência de ondas
Refração, reflexão, difração e interferência de ondas
Refração, reflexão, difração e interferência de ondas
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Refração, reflexão, difração e interferência de ondas

6,792 views

Published on

Refração, reflexão, difração e interferência de ondas

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,792
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
154
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Refração, reflexão, difração e interferência de ondas

  1. 1. Ondulatória
  2. 2.  Toda onda quando se depara com um obstáculo irá continuar sua propagação, porém em sentido contrário e com a mesma intensidade. Isso ocorre devido à lei da Ação e Reação. Quando a extremidade em que a onda se propaga é fixa, a reflexão  ocorrerá de forma inversa à normal, porém quando a extremidade for móvel ou livre, a reflexão retorna da mesma forma, sem inversão. Um bom exemplo de reflexão de ondas é o eco. Quando falamos em grandes espaços livres, onde existe um grande obstáculo, o som que emitimos é refletido, dando esse som característico.
  3. 3.  Quando uma onda se propaga passando de um meio para outro, ela sofrerá uma mudança de velocidade e direção de propagação. Esse fenômeno é chamado de refração. Assim, quando dizemos que uma onda se refratou ao passar de um meio para outro, queremos dizer que sua velocidade foi alterada e sua direção sofreu uma mudança de sentido, passando obliquamente para o outro meio.
  4. 4.   As figuras II e III mostam as etapas da refração
  5. 5.  O outro fenômeno relativo às mudanças que ocorrem nas ondas é a difração. Um exemplo claro desse fenômeno é quando duas pessoas, separadas por um muro, conversam. Neste caso, as ondas iriam refletir para a mesma pessoa (reflexão), ou passar pelo muro (refração), porém a intensidade seria bastante menor. O fato é que a pessoa do outro lado do muro escuta perfeitamente bem o que a outra diz, isso se dá devido ao fenômeno da difração. A difração é a propriedade que a onda possui de contornar o obstáculo e se propagar. Quanto maior o comprimento da onda, mais fácil será sua difração, já que em alguns casos de ondas muito pequenas, elas provavelmente não conseguirão se difratar.
  6. 6.  A interferência de ondas é o fenômeno que ocorre em virtude do encontro simultâneo de duas ondas que se propagam no mesmo meio com sentidos contrários. Vamos supor que tenhamos uma corda com uma extremidade fixa e outra livre. Se pegarmos a extremidade livre e fizermos um movimento de sobe e desce com a corda, veremos a formação de ondas que se propagam nela. Se por acaso duas pessoas pegarem uma corda e em ambas as extremidades começarem a executar um movimento de sobe e desce, veremos a formação de ondas que se propagam no mesmo sentido. Mas o que acontece quando essas ondas se encontram? Acontece o fenômeno que chamamos de Interferência de ondas.

×