Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Superando aPedagogiadaTransmissão
naEducação àDistância.
UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso: Licenciatur...
UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação a Distância (EAD)
Coo...
A
Educação
Salas de Aula Online
x
Pedagogia da Transmissão
“A proposta da Educação EADtem como base utilizar
diferentes fe...
Será que o unidirecional presente nos
meios
de massa encontra-se também presente
na EAD tradicional?
Pedagogia da
Transmis...
Vencendo os Desafios da
Pedagogia da Transmissão
O professor
entender seu
papel de
facilitador que
contribui para
que seu...
 Na EAD clássica temos ambientes
de aprendizagem em que os
alunos entram somente para
"coletar" os textos de estudo, sem
...
 Em suma: “se a educação é
cada vez mais fraca, o
anúncio e a propaganda são
cada vez mais fortes”.
(Anísio Teixeira)
 P...
Blog
E-mail
Facebook
WhatsApp
Web
Quest
Redes
sociais
TVDVD
Web
Conferência
Tweet
Novos Espaços para o Ensino Aprendizagem...
 Com o crescimento da “Comunicação de Massa”, o
professor deve incentivar seus alunos a
pesquisarem com o uso de Links de...
Ideias compartilhadas em nosso
fórumPrezado cursista,
Para o educador Paulo Freire a educação autêntica não se faz de A pa...
 Baseado na prática da “teoria da interatividade” de Vygotsky o
professor e o aluno tem a oportunidade de aprender juntos...
 TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 92, out./dez.,...
AD1 de Educação á Distancia -  2014.2
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

AD1 de Educação á Distancia - 2014.2

287 views

Published on

Trabalho de Educação á distância realizado pelas alunas CEDERJ/UERJ -

Published in: Education
  • Be the first to like this

AD1 de Educação á Distancia - 2014.2

  1. 1. Superando aPedagogiadaTransmissão naEducação àDistância. UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Educação a Distância (EAD) Coordenador: Marco Silva
  2. 2. UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro Curso: Licenciatura em Pedagogia Disciplina: Educação a Distância (EAD) Coordenador: Marco Silva Docentes: Flávia, Rosemary e Patrícia AD1- 2014 – 2º semestre Discentes: Cátia B. Tavares dos Santos Matrícula: 10112080214 Polo: Itaguaí Jéssica Sueli Lima Silva Matrícula: 12112080323 Polo: Itaguaí Luciana Ramos Januário Matrícula: 11112080244 Polo: Maracanã
  3. 3. A Educação Salas de Aula Online x Pedagogia da Transmissão “A proposta da Educação EADtem como base utilizar diferentes ferramentas para o auto conhecimento de seus alunos. Para isso são disponibilizados textos, vídeos, filmes, livros, materiais que possibilitemao educando a construção de opiniões, alémde contribuir diretamente para o desenvolvimento da disciplina estudada”.
  4. 4. Será que o unidirecional presente nos meios de massa encontra-se também presente na EAD tradicional? Pedagogia da Transmissão Modelo de vídeos aulas com horários marcados, onde os alunos assistem e respondem a questionários representando uma pedagogia da transmissão mesmo em um ambiente online. Pedagogia da Interação Ambiente formador de opiniões que levam seus educandos a construção do conhecimento através de um olhar do professor que visa colaborar para aprendizagem. Ex.: Fóruns online X
  5. 5. Vencendo os Desafios da Pedagogia da Transmissão O professor entender seu papel de facilitador que contribui para que seus alunos
  6. 6.  Na EAD clássica temos ambientes de aprendizagem em que os alunos entram somente para "coletar" os textos de estudo, sem colaboração entre alunos, nem participação de forma efetiva. Utilização das Ferramentas: Ambientes Virtuais  Na EAD interativa temos alunos que compreendam a necessidade da construção do conhecimento através de uma educação crítica reflexiva com alvo no crescimento e desenvolvimento de seus educandos.
  7. 7.  Em suma: “se a educação é cada vez mais fraca, o anúncio e a propaganda são cada vez mais fortes”. (Anísio Teixeira)  Pode-se falar até em esquizofrenia entre o mundo fora da escola e o modelo hegemônico no sistema de ensino. (Marcos Silva)
  8. 8. Blog E-mail Facebook WhatsApp Web Quest Redes sociais TVDVD Web Conferência Tweet Novos Espaços para o Ensino Aprendizagem Contemporânea A "era digital" das comunicações Empresários e gestores do setor educacional estão cada vez mais compelidos ao investimento em novas tecnologias informáticas aplicáveis em suas instituições, porém pouco atentos à necessidade de modificar a sala de aula centrada na pedagogia da transmissão.
  9. 9.  Com o crescimento da “Comunicação de Massa”, o professor deve incentivar seus alunos a pesquisarem com o uso de Links de páginas interativas para dar o primeiro passo, logo após o uso de fóruns, como por exemplo a plataforma CEDERJ, para discussão sobre o tema onde as perguntas e respostas podem ser visualizadas e utilizadas, caso o aluno ou o professor autorize o uso das mesmas. Mas como incentivar os alunos via internet ?
  10. 10. Ideias compartilhadas em nosso fórumPrezado cursista, Para o educador Paulo Freire a educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B. O papel do professor não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção. Diante desse quadro convidamos cada cursista a refletir sobre as suas experiências bem sucedidas na superação da pedagogia da transmissão e compartilhe seus textos neste fórum. Rosemary Dos Santos Oi Carla, Considerando o seu relato posso acrescentar que ainda nos dias de hoje em nosso curso de formação Ead, onde a educação é voltada para uma construção que nos permite discutir, pensar, criar e recriar... ainda ouço falas da saudade dos tempos de uma pedagogia bancária. Alunos com muitas dificuldades de construção do conhecimento por terem em suas bases da educação uma repetição contínua sem o direito da construção do saber. Bjos Olá! As metodologias educacionais deveriam e em alguns casos são diretamente influenciadas pelas inovações tecnológicas que inunda as salas de aula dentro das mochilas e nos bolsos de nossos alunos. isto causa um certo desconforto ao profissional que não domina nem o editor de texto mais simples e ainda multiplica suas avaliações no arcaico mimeógrafo. Com relação a comunicação de massa, principalmente a televisão, o paradigma é unidirecional indiscutivelmente e acrescento, o cunho político e ideológico é muito forte. Podemos constatar esse discurso em programas de jornalismo onde o repórter além de dar a notícia forma a opinião para a massa que muitas vezes não tem senso crítico e acolhe as afirmações como verdades absolutas. Acredito que os educadores precisam trabalhar este discurso na escola, pois a consciência crítica se forma com o conhecimento de mundo mais o conhecimento formal. Abraço. Boa tarde! Para, a Educação à Distância é a experiência mais próxima de superação da Pedagogia da transmissão. Digo próxima, pois ainda há muitos obstáculos na educação que precisam ser ultrapassados e isso precisa começar na formação profissional. Abraços!
  11. 11.  Baseado na prática da “teoria da interatividade” de Vygotsky o professor e o aluno tem a oportunidade de aprender juntos. Esta interatividade cresce a partir do uso da internet , ou seja, o uso de salas de aulas on-line potencializa o aprendizado destacando a dinâmica em grupos que se concentra em seus conhecimentos dentro e fora das salas virtuais à partir de determinado tema. Tais atividades tornam-se um círculo dinâmico, valorizando uma nova educação à distância de qualidade interativa. Conclus ão
  12. 12.  TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 92, out./dez., pp. 10-19, 1963.  SILVA, Marco. De Anísio Teixeira à Cibercultura: Desafios para a Formação de Professores Ontem, Hoje e Amanhã. Publicado no Boletim Técnico do Senac. Acessado em 02/08/2014. http://www.senac.br/BTS/293/boltec293c.htm  Decreto N.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Acessado em 12/08/2014 http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf  Figuras utilizadas no presente trabalho foram retirados do site Google imagem acessados em 09/08/2014. https:// www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&ei=zJ_mU7mQNouQqgbH34GYBg&ved=0CA Referências Bibliográficas:

×