suavidaprofissional.blogspot.com.br
FRANCISCO DANTAS
para
Microempreendedores
Individuais
Comunicação
Empresarial
APRESENTAÇÃO
Caro (a) empresário (a), que bom ter você aqui!
A proposta deste material é contribuir na sua atuação profiss...
CAPÍTULO 4 - FAÇA VOCÊ MESMO!
Depois de abordarmos conceitos da comunicação e alguns aspectos
quantitativos e qualitativos...
própria conta de e-mail cancelada.
Quando for enviar uma mensagem para mais de um destinatário,
coloque os endereços no mo...
Use as redes sociais!
No mundo da internet, como você já deve ter percebido no seu dia a
dia, as redes sociais vieram para...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Amostra - ebook Como divulgar seu negócio e atrair clientes - Microempreendedor Individual

747 views

Published on

http://bit.ly/ebookMEI


Amostra grátis do e-book "Comunicação Empresarial para Microempreendedores Individuais".
Para adquirir versão completa, acesse: http://bit.ly/ebookMEI
Preço: R$ 12,99. Entrega via e-mail, sem frete.

Descrição:
O livro digital apresenta dicas práticas de como os Microempreendedores Individuais (MEIs) podem potencializar a divulgação de seus negócios, seja por métodos tradicionais, como boca a boca e panfletos, ou por ferramentas mais recentes, como e-mail, blog, redes sociais etc.

Sumário
Apresentação
Introdução
Comunicar
Comunicação e números
Comunicação e relacionamentos
Faça você mesmo!
Contrate um profissional
Considerações finais

Conheça também o site:
http://www.canaldomei.blogspot.com.br/

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Amostra - ebook Como divulgar seu negócio e atrair clientes - Microempreendedor Individual

  1. 1. suavidaprofissional.blogspot.com.br FRANCISCO DANTAS para Microempreendedores Individuais Comunicação Empresarial
  2. 2. APRESENTAÇÃO Caro (a) empresário (a), que bom ter você aqui! A proposta deste material é contribuir na sua atuação profissional, prezado (a) leitor (a), para que você construa uma comunicação eficaz no seu negócio. Como microempreendedor (a) individual, você já deve ter percebido que existe uma série de práticas que precisa seguir, para garantir o sucesso da sua empresa, não é mesmo? Se está pensando em abrir um negócio ou se é formalizado (a) há bastante tempo, você deve ter ouvido falar muito em contabilidade, em gestão de estoque, em fornecedores, em contratos, em alvarás, entre outros assuntos, que dizem respeito à administração da sua pequena empresa, certo? Sem dúvida isso tudo tem grande importância para o êxito do seu negócio próprio. No entanto, o seu aprendizado não deve parar por aí. Denadavaiadiantarvocêterexcelentesprodutos,umestabelecimento impecáveleequipamentosdeúltimageraçãoseoseunegócionãotiver clientes, concorda? E clientes, antes de qualquer coisa, são pessoas, ou seja, seres que pensam e se comunicam. Se você vai abrir um negócio e ainda não possui uma clientela fixa, você precisará utilizar várias técnicas de comunicação para atrair as pessoas. Neste e-book, pretendemos dar dicas práticas de como você mesmo pode potencializar a divulgação do seu negócio e mostrar alguns casos em que é mais vantajoso contratar um profissional especializado. O objetivo deste material de orientação não é ser um tratado sobre comunicação empresarial, mas sim um guia funcional de como atrair audiência e, possivelmente, futuros clientes. Boa leitura! O autor.
  3. 3. CAPÍTULO 4 - FAÇA VOCÊ MESMO! Depois de abordarmos conceitos da comunicação e alguns aspectos quantitativos e qualitativos sobre essa área, chegou o momento de apresentarmos dicas práticas de como você poderá potencializar a sua comunicação empresarial. Afinal, como diz o ditado, “a propaganda é alma do negócio”. Inicialmente,vamossugeriralgunsmétodostradicionaisdedivulgação de produtos e serviços. Antes, porém, vale lembrar que, na Publicidade e no Marketing, é comum separar as ações no chamado mundo offline (mídias tradicionais, como jornal e outdoor) e no mundo online (mídias digitais, como internet). Vamos começar as nossas dicas pelos métodos tradicionais. Acompanhe. Boca a boca Uma das principais técnicas de divulgação de produtos ou serviços, e uma das mais antigas, é o famoso “boca a boca”. Sem qualquer custo, essa prática é feita cara a cara, ou seja, você terá mais recursos para convencer o seu potencial cliente. Nesse caso, você poderá utilizar a voz, os gestos e a aparência como um todo para comunicar a sua mensagem. Ainda assim, no caso do boca a boca, a comunicação por telefone também é bem-vinda. Busque divulgar o seu negócio primeiro para familiares e amigos, que podem fazer o mesmo e, assim, você aumenta a sua zona de influência. Sem contar que a recomendação de um serviço ou produto por um amigo é muito mais valiosa do que por meio de um anúncio publicitário, não é mesmo? Panfletos Outro método antigo de divulgação é a distribuição de panfletos. Você
  4. 4. própria conta de e-mail cancelada. Quando for enviar uma mensagem para mais de um destinatário, coloque os endereços no modo de cópia oculta (CCO) e jamais no campo de “Para”, em que todos podem ver os e-mails de todos. Lembre-se de que o seu cliente confiou o endereço dele a você e não a toda a sua base de e-mails. Esse respeito para com a pessoa do cliente é fundamental. Em sua mensagem, utilize também o recurso de assinatura padrão de e-mail, com o seu nome ou o do seu negócio, o seu endereço e os seus contatos, como e-mail (a sua mensagem pode ser encaminhada para outras pessoas, que podem não ter o seu endereço, então, vale como divulgação), telefone e redes sociais. DICA Na internet, existem algumas boas práticas de convivência que podem ser conhecidas como “netiqueta”. Saiba mais, no link: <http://www.interlegis.leg.br/noticias/2008/10/conheca- netiqueta> Consulte também outras fontes no Google sobre o assunto. Tenha um blog ou site Falamos anteriormente em sugerir pautas para a mídia, não é mesmo? Nesse caso, você terá que torcer para que a sua sugestão seja escolhida pelo veículo de comunicação. No entanto, com as facilidades da internet, você também pode ter o seu próprio canal de comunicação. Para tanto, basta ter um blog ou site. Alguns serviços gratuitos, como Blogger e WordPress, lhe oferecem a possibilidade de criar bons blogs, inclusive, com aparência de site. O Blogger, que é do Google, por exemplo, permite que você customize o seu espaço virtual, com módulos ou “caixinhas”, chamadas de “gadgets”, que podem trazer um formulário de contato, uma imagem, uma lista de links, entre tantas outras oportunidades.
  5. 5. Use as redes sociais! No mundo da internet, como você já deve ter percebido no seu dia a dia, as redes sociais vieram para ficar. São nesses espaços virtuais que as pessoas passam uma parte considerável do tempo delas. Logo, é fundamental que o seu negócio esteja presente nas redes sociais. Cada vez mais é necessário que a sua empresa seja “alcançável”. O que isso quer dizer? Que o seu negócio deve estar a postos, em prontidão ou em alerta, sempre que alguém procurá-lo na internet. Afinal, o consumidor provavelmente vai procurar por um reparador de bicicletas quando tiver tido algum problema com a bike dele, não é mesmo? Ou seja, a necessidade do cliente muitas vezes é o caminho que o leva até o seu negócio, mas, se você não estiver “em prontidão”, é provável que ele procure outra empresa. Éclaroqueissonãoéumaregra.Atéporque,conformeasuaestratégiade comunicação e a qualidade do seu atendimento, produto ou serviço, pode ocorrerdeoconsumidordarpreferênciaasuaempresa,porcausadeoutros fatores, como autoridade no segmento de atuação (algo que é conquistado com o tempo) e qualidade. Para que o seu negócio chegue a esse estágio, é preciso cultivar um relacionamento duradouro com esse cliente. E por falar em relacionamento, essa é uma palavra-chave para caracterizar a atividade de sua empresa nas redes sociais. Isso quer dizer que não basta só “estar presente” nessas mídias, mas produzir conteúdo próprio de qualidade ou transmitir materiais de terceiros, se for o caso, além de gerar interações com o público-alvo. Tenha em mente que, ao apresentar seu negócio nas redes sociais, muitos consumidores utilizarão justamente esses canais para entrar em contato como a sua empresa, até pela facilidade de uso que essas formas de contato proporcionam. Da mesma maneira, esses potenciais clientes esperam um retorno rápido para as perguntas deles. Não é possível, por exemplo, responder a um questionamento uma semana depois. Isso seria falta de consideração com o cliente. Logo, procure

×