Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

VIII SACEM - Semana Acadêmica da Engenharia de Materiais - VERSÃO 2

280 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

VIII SACEM - Semana Acadêmica da Engenharia de Materiais - VERSÃO 2

  1. 1. PROGRAMAÇÃO VIII SACEM SEMANA ACADÊMICA DA ENG. DE MATERIAIS – UFRGS 21 A 25 DE OUTUBRO DE 2013
  2. 2. SEGUNDA-FEIRA PALESTRA: CAMINHOS PROFISSIONAIS PARA OS ENGENHEIROS DE MATERIAIS Segunda-feira, 10h – CAMPUS DO VALE Caminhos disponíveis para a Engenharia de Materiais, tendo como base o histórico profissional do palestrante, Rogério Sakahara. Rogério é engenheiro de materiais formado pela UFSCAR com pós graduação em administração industrial e também em materiais poliméricos, ambas pela USP, tendo mais de 13 anos de experiência em indústria – grande parte destes dedicados para áreas de sistema de qualidade e desenvolvimento dentro do segmento de compósitos automotivos. Também será tema da palestra a Braskem, atual local de trabalho do palestrante, e o programa que eles mantém para quem está começando a carreira. PROCESSO SELETIVO: BMI MCKINSEY Segunda-feira, 14h – CAMPUS DO VALE 1ª etapa do processo seletivo da empresa de consultoria Mckinsey. McKinsey & Company é uma consultoria de alta gestão. Palestra de recrutamento para Analistas de Pesquisa com foco em indústria de mineração. Cursos em foco: Engenharia de Materiais, Química e Metalúrgica, onde a McKinsey buscará alunos. A McKinsey trabalha com as maiores empresas do mundo em diversas indústrias, sendo a indústria de mineração um importante setor para nós. Assim, está buscando formando dos cursos de graduação e alunos de mestrado com interesse e potencial para atuar na pesquisa. Esses profissionais estarão trabalhando diretamente com os consultores da McKinsey, fomentando tecnicamente os projetos e tendo uma ampla vivência em campo.
  3. 3. TERÇA-FEIRA MINICURSO: POLÍMEROS CONDUTORES Terça-feira, 8h – CAMPUS DO VALE – Vagas: 10 Será dada uma introdução ao tema “Polímeros condutores” – o que são, para que são usados e como são produzidos, através de aula teórica e prática. Minicurso ministrado por Álvaro Meneguzzi. PALESTRA COMBO: LAMEF Terça-feira, 14h – CAMPUS CENTRO Serão ministradas duas palestras em uma pela equipe de pós-graduação do Laboratório de Metalurgia Física – LAMEF UFRGS. A primeira, ministrada por Toni Roger de Lima, tem como tema “Técnicas de monitoramento de deformação aplicadas à engenharia”. Já a segunda, ministrada por Allan Dias, tem como tema “Aplicação de métodos magnéticos a degradação de materiais”. PALESTRA: O QUE O MERCADO QUER? Terça-feira, 16h – CAMPUS CENTRO Se nós temos expectativas em relação ao mercado, o mercado também tem expectativas sobre quem se forma. Que características o Engenheiro de Materiais deve ter? Que oportunidades aceitar durante a graduação? Que conhecimentos técnicos devem ser ganhos? Afinal, o que o mercado quer? Palestra ministrada pela EMEjr com o apoio de profissionais de empresas e professores. MESA REDONDA: QUAIS SÃO AS OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO ATUAL? MESA REDONDA – ENGENHEIROS DE MATERIAIS FORMADOS PELA UFRGS Terça-feira, 18h – CAMPUS CENTRO Visão de diferentes perspectivas sobre a carreira que um Engenheiro de Materiais pode seguir. A ideia da mesa redonda é a troca de experiências entre alunos de graduação e engenheiros formados. Porque ser Engenheiro de Materiais contribuiu para o setor que ele atua e também sugestões de como aproveitar melhor as cadeiras/oportunidades do curso.
  4. 4. QUARTA-FEIRA VISITA: BETANNIN Quarta-feira, 8h – Saída da rótula da Reitoria – Campus Centro – VAGAS: 40 A Bettanin, empresa líder no mercado de produtos de limpeza doméstica, com mais de 240 milhões de peças produzidas anualmente, deu origem ao Grupo Industrial Bettanin. A tecnologia, principalmente na área de polímeros, sempre foi um diferencial. Muitos produtos até então inéditos no mercado, foram lançados pela Bettanin graças aos investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Por isso hoje a Bettanin é parâmetro de inovação para o mercado, tendo inclusive o seu design e a sua tecnologia copiados por alguns concorrentes. Observação: utilizar calça e sapato fechado para a visita. PALESTRA: REVOLUÇÃO NA ÁREA DE MATERIAIS PARA ÁGUA, ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SÁUDE - VERSATILIDADE DE ÓXIDOS, NITRETOS, CARBETOS E RESÍDUOS Quarta-feira, 14h – CAMPUS DO VALE Súmula em breve! PALESTRA: PANORAMA BRASILEIRO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL E PARÂMETROS OPERACIONAIS DE SISTEMAS EÓLICOS, SOLARES E CÉLULAS A COMBUSTÍVEL Quarta-feira, 16h – CAMPUS DO VALE Será abordada a situação atual e as prospecções futuras para geração de energia elétrica no Brasil. De forma breve, serão descritos os princípios de funcionamento e principais aspectos tecnológicos para geração de energia elétrica através do vento e do sol e também sobre a utilização de hidrogênio e hidrocarbonetos em células a combustível.
  5. 5. QUINTA-FEIRA MINICURSO: LASER Quinta-feira, 8h – CAMPUS CENTRO – VAGAS: 6 O laser (Light Amplified by Stimulated Emission Radiation) é um instrumento de altíssima precisão geométrica, criando inúmeras aplicações às indústrias. Seu funcionamento baseia-se nas leis fundamentais da interação entre a radiação luminosa e a matéria. Esta tecnologia destaca-se pela diversidade de aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento técnico e científico. Os principais tipos de laser são: gasoso, sólido e líquido. Um dos lasers gasosos mais importantes e utilizados para a gravação e corte de materiais, tais como, madeiras, papéis, tecidos, polímeros, entre outros, é o laser de dióxido de carbono, CO2 dopado com N2. Ministrantes:Mariana Cidade e Lara Elena Sobreira Gomes. MINICURSO: SELEÇÃO DE MATERIAIS VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Quinta-feira, 8h – CAMPUS CENTRO – VAGAS: 30 Materiais, Design & Sustentabilidade: oportunidades em ação. Um debate franco (sem romantismo ou demagogia) sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis. O conteúdo aborda a integração de conhecimentos em engenharia de materiais e em design de produtos (entre outros) e provoca para oportunidades, temas e linhas de pesquisa, carreira, coletivos, negócios e ações tendo a sustentabilidade como meio. MINICURSO: BIÔNICA Quinta-feira, 8h – CAMPUS CENTRO – VAGAS: 12 ESGOTADO!!! Pesquisa na natureza das interrelações entre a ciência biológica e atividade de projeto; materiais e biônica; elementos naturais; macro e microcosmo; geometrias; módulo e ritmo. Estudo das propriedades (funções, estruturas, processos, organização e relação) e metodologia biônica. PALESTRA: GESTÃO DE CARREIRA Quinta-feira, 14h – CAMPUS CENTRO
  6. 6. A palestrante, Irene Szyszka, visa promover a reflexão sobre o tema da gestão de carreiras com aqueles que ainda estão construindo seu futuro profissional, através de debates, exemplos práticos, compartilhamento de vivências e reflexões. PALESTRA: O QUE UM ENGENHEIRO DEVE SABER SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL? Quinta-feira, 15h30 – CAMPUS CENTRO A palestra tem como objetivo esclarecer o que significa gerenciar de acordo com os modelos de sistemas de gestão da atualidade e quais as demandas relacionadas com gestão para os profissionais de engenharia. A palestra também será ministrada por Irene Szyszka.
  7. 7. SEXTA-FEIRA CHURRASCO DE ENCERRAMENTO Sexta-feira, 18h – SALÃO DE FESTAS AMRIGS

×