Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

10 sociologia - 1º ano

2,351 views

Published on

  • Be the first to comment

10 sociologia - 1º ano

  1. 1. GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO – DIREC 08Unidade de Ensino: COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA COROA VERMELHA CÓDIGO SEC: 78.401 PLANO DE ENSINO – 1º ANO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUESITO 09 Filosofia - CARGA HORÁRIA CREDITOS PROFESSOR(A) 80 horas – 02 aulas semanaisEMENTA:- Visa levar o aluno a compreender a natureza, a causa e os efeitos da relações que se estabelecem entre os indivíduosorganizados em sociedade.OBJETIVOS • Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das CiênciasSociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum; • Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir de reflexões e observaçõesrealizadas; • Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo eo horizonte de expectativas nas relações interpessoais com vários grupos sociais; • Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliandoo papel ideológico do marketing como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor; • Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais, de etnias e segmentos sociais, agindode modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos etensões do mundo atual; • Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, geradospor mudanças na ordem econômica; • Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contextodo Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente uma reciprocidade de direitos e deveres entre opoder político e o cidadão e, também, de diferentes grupos; • Definir a abrangência da abordagem sociológica nas relações entre indivíduos; • Focalizar-se nas interações sociais; • Analisar o desenvolvimento da teoria sociológica; • Apresentar as principais correntes de classificação da Sociologia; • Demonstrar as manifestações da convivência humana; • Entender como se dão as interações sociais; • Atentar para o desenrolar das relações sociais.CONTEÚDO PROGRAMÁTCOI UNIDADE II UNIDADE1. O aluno na sociedade e a Sociologia 2. O que permite ao aluno viver em sociedade?1. 1 - A Sociologia e o trabalho do sociólogo. 2. 1 - A inserção em grupos sociais: família, escola,1. 2 - O processo de desnaturalização ou vizinhança, trabalho.estranhamento da realidade. 2. 2 - Relações e interações sociais.1. 3 - Como pensar diferentes realidades. 2. 3 - Socialização.
  2. 2. 1. 4 - O homem como ser social.III UNIDADE IV UNIDADE3. O que nos une como humanos? O que nos 4. O que nos desiguala como humanos?diferencia? Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais doConteúdo simbólico dos relacionamentos sociais do aluno II: da diferença à desigualdade:aluno I: a unidade do Homem e as diferenças entre 4. 1 - Etnias;os homens: 4. 2 - Classes sociais;3. 1 - O que nos diferencia como humanos; 4. 3 - Gênero;3. 2 - Conteúdos simbólicos da vida humana: cultura; 4. 4 - Geração.3. 2. 1 - Características da cultura;3. 3 - A humanidade na diferença.MATERIAL DIDÁTICO- Apostila, Livros;- TV PenDrive;- Aparelho de DVD;- Mídia de Cd e de DVD;- Mapas;- Tesoura, régua, lápis, circunferência, borracha, compasso;- Pincel para Quadro Branco, apagador;- Textos Xerocados;- Jornais, revistas; Computador, impressora. METODOLOGIA- Aulas Expositivas- Palestras- Aulas dialogadas- Exercícios de fixação- Dinâmicas de Grupos- Seminários, Oficinas, Workshops- Apresentação de trabalhosAVALIAÇÃO A avaliação deve considerar todo o processo de desenvolvimento da aula, atentando para aparticipação do aluno e seu desempenho no cumprimento das tarefas propostas. Serão realizadas também a avaliação horizontal e a auto-avaliação. Neste processo avaliativoé permitido ao professor utilizar outros critérios de avaliação, os quais estão mencionados a seguir: 1) FREQUENCIA: É levada em consideração, pois no contexto da presença o alunoenvolve-se, participa e constrói o conhecimento; 2) PARTICIPAÇÃO: Entende-se que a participação dá-se pela interestimulação àpergunta, ao contato para com o outro através do diálogo, o desejo demonstrado em relação aoaprofundamento do assunto explicitamente. E, para desenvolver esses aspectos, o discente o podefazê-lo mediante o contato tanto para com o Professor como o colega; 3) PONTUALIDADE: Quando trato deste item como critério de avaliação, viso levá-lo arefletir sobre a necessidade de organização do tempo, estabelecimento de prioridades, alem de levá-lo ao comprometimento em relação ao Ensino ministrado; 4) AVALIAÇÃO: Visa atender as Formalidades Legais do Sistema de Ensino, além deconstituir-se como documento comprobatório do Programa desenvolvido.BIBLIOGRAFIA BÁSICAADORNO, T. A indústria cultural. Televisão, consciência e indústria cultural. In: COHN, G. (Org.).Comunicação e indústria cultural. 5.ed. São Paulo: T.A.Queiroz, 1987.BAUMAN, Z. Por uma sociologia crítica: um ensaio sobre o senso comum e emancipação. Rio de

×