1 jogos diversos pnaic u_nidade 4

51,865 views

Published on

10 Comments
34 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
51,865
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5,693
Actions
Shares
0
Downloads
2,388
Comments
10
Likes
34
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

1 jogos diversos pnaic u_nidade 4

  1. 1. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 1 Atividades retiradas da internet e adaptadas
  2. 2. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 2 LUDICIDADE E JOGOS PNAIC – unidade 4 Ludicidade na sala de aula Brincar de construir as nossas e outras histórias Brincar de reinventar histórias Por: Gizeli Alencar 1) JOGO PEGA PALAVRA Desenho ilustrativo M M U T E ESPAÇO PARA COLOCAR O ALFABETO MÓVEL A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Como jogar: Fazer uma base com vários espaços para formar palavras. A professora faz uma pergunta e o aluno seleciona no alfabeto móvel as letras para formar a palavra e dar a resposta. Distribua cartelas, conforme ilustração acima, aos alunos com uma palavra incompleta.
  3. 3. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 3 Para que o aluno complete a palavra a professora deverá ler uma pergunta, que “funcionará” como uma dica para que ele responda adequadamente. A formação da palavra e os espaços a serem completados deverá estar em consonância com o nível de desenvolvimento do aluno. Assim sendo, a atividade poderá objetivar o trabalho com vogais, consoantes, sílabas, etc. A seguir algumas sugestões de perguntas e respostas. Exemplos de Perguntas 1. Homem Que Cuida Das Plantas – Jardineiro 2. Parente da borboleta - mariposa 3. Ave aquática com pescoço bem comprido. Geralmente tem penas e plumas brancas ou pretas. – cisne 4. Língua falada na Alemanha – alemão 5. Quando ouvimos ficamos com vontade de dançar – música 6. Premiação dada ao vencedor de uma prova nas olimpíadas – medalha 7. Instrumento musical que contem teclas – piano 8. A fêmea do leão = leoa 9. Carregamos nas costas – mochila 10. Objeto composto de páginas que contém textos e imagens, utilizados para transmitir historias e conhecimentos – livro 11. Mamífero voador de hábitos noturnos – morcego 12. O contrário de escuro – claro Jogo Pega palavra “ON LINE” Site: http://www.danoninho.com.br/jogo-online/pega-letra/
  4. 4. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 4 2) NOME DO JOGO: Encontre seu par MATERIAL: Duas caixas de ovos, E.V. A em diversas cores, figuras diversas impressas, repetidas e recortadas, papel contact, tesoura, palavras impressas diversas repetidas na forma cursiva e na forma palito. CONFECÇÃO: 1. Cortar o E.V.A em forma de ovos (24); 2. Separe cada ovo recortado, uma figura e a palavra 3. Cole a figura na parte de cima do ovo e a palavra cursiva abaixo um pouco da figura. 4. Fazer isso com 12 ovos de E.V.A. 5. Repetir o procedimento 3 e 4 agora colando as palavras nos 12 ovos restantes com a letra palito. 6. Envolver com papel contact cada ovo pronto, para um melhor acabamento e para impermeabilização. MODO DE JOGAR: Colocam-se os 12 ovos com letra cursiva em uma caixa de ovos. Os doze restantes com letra palito em outra caixa. Cada criança tenta unir os ovos com as mesmas figuras e mesmas palavras somente com formas diferentes de escrever para que vejam as possibilidades de escrita e que letra inicial cada palavra do ovo inicia e seus diferentes modelos também. Os que conseguirem formar pares devem compartilhar com os colegas para que todos possam visualizar. 3) NOME DO JOGO: Pesca Sílabas MATERIAL: Papel cartão,Papel contact,Cola, Tesoura com ponta arredondada, Caixa plástica ou caixa de papelão, Serragem ou papel picado colorido, Arame fino, 2 varas de madeira, Fio de nylon, Cola quente, Envelopes de papel. CONFECÇÃO: Imprimir em papel cartão, as sílabas correspondentes às palavras. Plastificar com papel contact. Confeccionar peixinhos em papel cartão 8cm x 8cm quadrado para o corpo do peixe e 6cmx6cm para a cauda do peixe. Recortar 4 cartelas com papel cartão identificando o desenho das palavras. 4envelopes de papel e dentro com as sílabas das palavras do desenho. MODO DE JOGAR: Dentro de uma caixa, colocar a serragem ou papel colorido. Distribuir os peixinhos dentro da caixa. Distribuir as cartelas para quatro crianças. Cada criança terá a sua vez de pescar os peixinhos formando a respectiva palavra do desenho com a sílaba retirada da pescaria. A criança irá colocar a sílaba correspondente em sua cartela.
  5. 5. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 5 4) NOME DO JOGO: Envelopes coloridos MODO DE JOGAR: Distribuir os envelopes entre os grupos; cada grupo deverá montar os nomes das figuras dos envelopes das duas formas existentes nos envelopes; depois de concluídas as montagens, cada grupo deverá fazer mímicas de cada palavra para que os outros grupos descubram as palavras formadas. VARIAÇÕES: Esse jogo pode ser jogado de varias formas, podendo usar o critério da cor dos envelopes ou não. MATERIAL: Envelopes coloridos com figuras de revistas ou de cartilhas velhas coladas na frente, fichas com as sílabas, que formam o nome das figuras coladas no envelope. CONFECÇÃO: Pega-se as figuras recortadas e cola na frente dos envelopes e em outro envelope distinto, coloca-se as silabas das figuras dentro. 5) NOME DO JOGO: Palavras coloridas no flanelógrafo. MODO DE JOGAR: Cada aluno recebe um quadro de pregas e na sua vez de jogar, lança o dado. de acordo com a cor sorteada o ”aluno” escolhe uma das fichas de letra com a cor correspondente. O aluno coloca a letra no “flanelógrafo”. A professora indicará de quantas letras deverá ser formada a palavra. o número de jogadas do dado para cada participante deverá ser de acordo com o número de letras determinado pela professora. vence o grupo que formar a palavra primeiro. tendo empate a professora poderá aumentar o número de jogadas. MATERIAL: Letras em tiras de papel colorido; Um dado colorido com as mesmas cores das letras. Um “flanelógrafo” de pregas. CONFECÇÃO: Cortar as letras, formando sílabas, e após colar em um papel colorido. VARIAÇÕES: As letras variam de número e cor para dificultar a formação. O jogo pode sofrer modificações de acordo com o objetivo do professor.
  6. 6. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 6 6) NOME DO JOGO: Caracol silábico MATERIAL: Feltro colorido (ou EVA), retalhos de feltro de várias cores (ou EVA), linhas de várias cores para bordado, botões com formato de joaninha, tesoura, fita métrica, cola quente, agulha para bordar, um dado tamanho grande ou médio com números, fichas de papel sulfite, letras de feltro coloridas, desenhos correspondentes ás silabas. CONFECÇÃO: Montar o caracol sobre um feltro (ou EVA) grande bordado com linhas coloridas e feltro colorido (ou EVA). Colocar encima do caracol as sílabas de palavras. Montar o dado de feltro (ou EVA) e em cada lado colocar os números de 1 a 6. MODO DE JOGAR: A criança receberá uma cartela com palavras incompletas e outra com figuras das palavras. Jogará o dado e o número que aparecer será o número de casas que avançará no caracol. Deverá avançar até a casa na qual está a sílaba que precisa para completar a palavra. VARIAÇÕES: A criança pode montar de outras maneiras. Esse jogo pode ser usado nos anos iniciais, é só ir modificando as regras. 7) NOME DO JOGO: Formar Palavras MATERIAL: Papel cartão (ou cartolina); Figuras diversas impressas, repetidas e recortadas; Canetinha azul e vermelha; papel contact; Tesoura; Cola. CONFECÇÃO: Cortar o papel cartão em retângulos iguais; Separe uma figura e um pedaço de papel cartão para cada sílaba da palavra; Colar a figura no cartão e escrever a primeira sílaba da palavra, e acima da figura o número 1; Fazer o mesmo com outro papel cartão, acrescentando a segunda sílaba da mesma palavra e o número 2; Repetir o procedimento com outro papel cartão, acrescentando a terceira sílaba da mesma palavra e o número 3. Envolver com papel contact cada cartela pronta, para um melhor acabamento e para impermeabilização. MODO DE JOGAR: Separam-se as cartelas entre as crianças; Cada criança tenta unir as cartelas com as mesmas figuras; Se alguma cartela estiver faltando sílabas, a criança deve trocar alguma cartela que não esteja utilizando com outro coleguinha por alguma cartela que esteja precisando para formar uma palavra; Os que conseguirem formar palavras devem compartilhar com os colegas para que todos possam visualizar. VARIAÇÕES: Além de jogar desta forma que foi descrita acima, as crianças podem ainda unir as cartelas pela ordem numérica, pois cada cartela terá os números correspondentes às sílabas.
  7. 7. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 7 Imagens para compor o jogo - Formar Palavras
  8. 8. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 8
  9. 9. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 9
  10. 10. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 10
  11. 11. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 11 8) JOGO: PREGUICINHA ORAL Leitura de palavras simples ou complexas. Para as salas de Alfabetização. O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal. O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha! A atividade pode ser realizada em grupo ou individual. Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas laterais abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois! 9) JOGO: PAREAMENTO DE LETRAS INICIAIS E IMAGENS O aluno deve selecionar imagens e colocar em cima da letra inicial. O PROFESSOR PODERÁ VARIAR OS FORMATOS DAS LETRAS DE ACORDO COM A TURMA.
  12. 12. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 12 10) JOGO: ROLETA DAS LETRAS Adaptado por: Gizeli Alencar Material: Roleta confeccionada de cartolina e colchete latonado (bailarina). Na roleta deverá ter todas as letras do alfabeto. Papel ofício. Finalidade: Escrever e desenhar nomes e coisas que iniciam com as letras do alfabeto. Número de participantes: individual, em grupos ou toda turma. Regras: Dobrar um papel ofício 3 vezes, desdobrar e pontilhar nas marcas das dobras. Dar um "peteleco" no ponteiro da roleta, fazendo-o girar. Escrever em um dos quadros formados com os pontilhados, a letra que o ponteiro parou na roleta. Desenhar e escrever nomes e coisas que iniciam com esta letra. Girar o ponteiro novamente, até completar todos os quadros. Outra opção: ao invés das letras, fazer uma pizza colorida. Confeccionar envelopes coloridos. As cores devem corresponder as da roleta, e dentro dos envelopes deve conter perguntas diversas. Modo de jogar. Rodar a roleta e verificar em que cor para o ponteiro. Selecionar então o envelope colorido correspondente ao da roleta e tirar a pergunta dele para o aluno responder. Por Exemplo: O ponteiro parou na cor verde, então a professora pega o envelope verde e faz a pergunta que se encontra dentro do mesmo. 11) INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: TRABALHANDO A LINGUAGEM ORAL Aproveite a roleta colorida e a utilize com outros objetivos. Por exemplo: após trabalhar com um conteúdo ou história coloque dentro dos envelopes perguntas referentes ao tema desejado. O aluno roda a roleta e o professor fará a pergunta (para que esta seja respondida oralmente) que estará dentro do envelope com a cor sorteada. Memorizando o que Aprendeu Este é um recurso que podemos usar em todas as historinhas! Cada cor da roleta representa um envelope que irá conter as perguntas...
  13. 13. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 13 12) JOGO: ROLETA DAS PREFERÊNCIAS É uma maneira divertida de você saber um pouco mais sobre os interesses de seus novos alunos e promover a interação entre eles nessas primeiras semanas de adaptação. Todos sentam-se em roda. A roleta é colocada no meio. O aluno escolhido para iniciar a brincadeira gira a seta; que apontará para um determinado assunto (história preferida, programa de TV preferido, animal favorito, um passeio muito divertido, música que mais gosta, brincadeira mais divertida, um cheiro muito bom, sua comida predileta). Ele deve contar aos colegas sua preferência de acordo com o que lhe é pedido. Após, passa sua vez ao colega ao lado, que repete a ação. O mais interessante nesta brincadeira é que as crianças interagem muito, concordando ou discordando das preferências declaradas pelos colegas e observando diferenças e similaridades entre elas. Deixe que todos manifestem suas opiniões, porém, sempre trabalhando o respeito às opiniões diferentes. Você pode montar gráficos mostrando as preferências da classe relacionadas a um determinado assunto que gerou mais interesse, pesquisar sobre os animais favoritos deles; preparar uma aula de culinária da comida mais" votada"; criar um cantinho da leitura com as histórias preferidas; pedir que tragam suas músicas favoritas, etc. 13) JOGO: QUAL É A PALAVRA O objetivo deste jogo é identificar a escrita de palavras refletindo a junção de vogais e consoantes formando sílabas. Material: envelope colorido e cartão com palavra e figura correspondente. (palavras do cotidiano dos alunos). Como jogar: dividir a turma em 2 grupos. em cada jogada um aluno de cada grupo tenta ler a palavra que a professora lentamente retira do envelope. Se acertar, ganha ponto para seu grupo. O grupo vencedor é aquele que acertar o maior número de palavras.
  14. 14. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 14 14) JOGO: EU AFIRMO Organização da classe - Os alunos deverão ser organizados em grupos de dois ou três participantes. Capacidades a serem trabalhadas - Fazer revisão de conceitos gramaticais - Levar os alunos a desenvolver estratégias de busca e coordenação de variáveis (classe gramatical, ortografia, tonicidade) - Fazer revisão das descobertas ortográficas realizadas ao longo do ano. Material - Três marcadores - Um tabuleiro - Um quadro de palavras - Folha para anotar a pontuação Desenvolvimento - Os participantes sorteiam entre si a ordem dos jogadores durante o jogo - Colocam seus marcadores no tabuleiro, no local da largada. - O tabuleiro deve ficar disposto no centro - O primeiro jogador escolhe uma palavra do Quadro de Palavras e preenche a lacuna, se preencher corretamente, ganha dois pontos. Se errar, não ganha os pontos, mas participa do jogo com essa mesma palavra. - O mesmo jogador joga o dado e anda o número de casas sorteado, se o último movimento desse jogador terminar em uma casa com uma afirmativa correta sobre a palavra escolhida, ele ganha os pontos indicados naquela casa. Ex.: se a palavra for “invisível”, e no dado saiu o número quatro, o jogador deve planejar seus movimentos de modo que o quarto passo caia na casa “É adjetivo, ou na casa “É paroxítona”, ou na casa “Varia em Número”, ou ainda “É polissílaba”, etc. - Quando o jogador consegue cair em uma afirmativa correta, ele ganha os pontos indicados na casa e não pode mais voltar a ela com a mesma palavra. - Os pontos devem ser anotados em uma folha avulsa. - Ele passa a vez ao outro jogador, que vai proceder da mesma forma. - Quando um dos jogadores consegue chegar a três afirmativas corretas, a rodada se encerra. Os participantes escolhem novas palavras, completam a lacuna, voltam seus marcadores para a Largada e inicia uma nova rodada. - Vence quem conseguir fazer mais pontos ao final de três rodadas. Regras - O peão só pode se movimentar no sentido vertical ou horizontal, para frente ou para trás. Não vale voltar o marcador para a casa de onde ele saiu nem andar na diagonal. - Caso um dos jogadores pare em uma afirmativa incorreta sobre a palavra escolhida, perderá 2 pontos. - Caso o numero do dado não permita que o jogador chegue a uma casa desejada, ele poderá esperar “melhor sorte” em uma casa em branco (desde que o numero sorteado permita), permanecendo nela até conseguir um número adequado. – Uma mesma casa pode ser ocupada por mais de um jogador ao mesmo tempo. - As palavras escolhidas no quadro de palavras são eliminadas. Imagens para imprimir - JOGO: EU AFIRMO
  15. 15. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 15
  16. 16. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 16
  17. 17. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 17
  18. 18. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 18 15) JOGO DOS DÍGRAFOS Organização - Número indefinido de jogadores e um juiz. Capacidades a serem trabalhadas - Trabalhar com dígrafos - Grafar corretamente as palavras e enriquecer o vocabulário. Material - Peças recortadas em papel cartão com dígrafos ex: GU, RR, LH, SC, SÇ, SS, QU, NH, CH, XC. - Cartela de papel com bolinhas dispostas perto uma da outra, de forma que possam ser ligadas formando um quadrado de quatro bolinhas. Desenvolvimento Trabalhar previamente em sala formando com os alunos uma lista de palavras que contenham dígrafos. As cartas devem ficar dispostas sobre a mesa. Cada jogador desvira uma carta escreve no papel uma palavra que contenha aquele dígrafo ex: RR/ carroça; e devolve a carta para a mesa. Ele apresenta a palavra escrita ao juiz para que o mesmo possa conferir em sua lista de palavras, estando grafado corretamente, o jogador traça uma linha na folha, ligando uma bolinha na outra. Caso não consiga formar a palavra ou grife incorretamente, passa a vez para outro jogador e perde o direito de ligar as bolinhas. E assim sucessivamente cada jogador retira uma carta seguindo o mesmo procedimento. A cada jogada correta, “o jogador” liga as bolinhas formando quadrados e em cada quadrado escreve a letra inicial do seu nome. O jogo acaba quando não houver mais palavras a serem formadas. Vence o jogo quem formar mais quadrinhos e identificá-los com a letra inicial do seu nome, ou seja, quem grafar mais palavras corretamente. 16) JOGO: SILABÁRIO Silabário Para jogar: Se não houver a possibilidade de construir um silabário para cada criança, será necessário um para cada grupo de 3 ou 4 crianças. Formas de jogar: 1 - O professor leva as fichas e sorteia, as crianças montam as palavras sorteadas, depois registram no caderno. Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra inicial/final, número de letras, vogais e consoantes. Dependendo do nível, pode-se solicitar que separem as sílabas. 2 - Em grupo, cada criança recebe um determinado número de tampinhas. Um por vez deve tentar formar palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro, sendo possível aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes. 3 - Cada criança forma 4 palavras no silabário, depois, preenche os espaços com sílabas soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as palavras formadas pelos amigos. Depois deverá ser feito um registro da atividade no caderno.
  19. 19. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 19 17) JOGO DA MEMÓRIA COM RIMAS CARTELA 1: mamão/ caminhão – anzol/sol – telefone/microfone – picolé/ jacaré – touro/besouro – panela/ janela – chinelo/martelo – centopéia/azaléia - baú/tatu – raiz/chafariz – apito/mosquito – girafa/garrafa. CARTELA 2: telha/ovelha – cenoura/tesoura – serrote/ pacote – cigarra/jarra – bexiga/formiga – mochila/gorila – baleia/sereia – marujo/caramujo – pato/gato – sino/violino – ferradura/fechadura – coroa/canoa. Organização da sala de aula - Formar grupos de 2 a 4 componentes; Capacidades a serem trabalhadas - Desenvolver a percepção da uniformidade ou repetição de sons na terminação de palavras - Formar pares de palavras que rimam Material - Quarenta e oito fichas de palavras formando pares que rimam. Desenvolvimento - As fichas com as palavras devem ser embaralhadas e colocadas sobre a mesa com as faces voltadas para baixo. - Os componentes do grupo devem sortear entre si a ordem em que vão jogar. - O jogador deve tirar duas fichas e ler as palavras, se elas rimarem entre si ele deve guardá-las, se não rimarem, ele volta com as mesmas para a mesa passando a vez ao próximo jogador. - Termina o jogo quando não houver mais cartas sobre a mesa. - Vence o jogo quem tiver guardado mais cartas. 18) JOGO DE SÍLABAS Utilizamos cartelas de papel colorido e figuras recortadas de revistas. A palavra foi dividida em sílabas e coladas em pedacinhos de papel, quando o vocábulo era mais complexo, colamos uma sílaba na cartela, de modo a facilitar. A criança deverá encontrar as sílabas correspondentes a cada palavra e montar na cartela. Figura 8: jogo de sílabas 19) JOGO DA MEMÓRIA EM 3D Memória 3D - figura e palavra Jogo da memória com imagem e nome da palavra. Podem ser usadas letras bastão ou cursiva, minúscula ou maiúscula, dependendo do nível de escrita da turma.
  20. 20. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 20 20) JOGO: SONS IGUAIS A B C D E CHUTEIRA PANELA BOLA CORNETA NINHO MAMADEIRA JANELA COLA CANETA CARRINHO CADEIRA CANELA SOLA BORBOLETA CAMINHO PENEIRA FIVELA MOLA COMETA CARINHO Organização da sala de aula - Dividir a turma em equipes de até quatro alunos Capacidades a serem trabalhadas -Fazer com que a criança identifique palavras com terminações sonoras semelhantes Material - Fichas (palavras e/ou figuras) para cada grupo - Lista com os conjuntos de palavras para o professor Desenvolvimento - Distribuir um jogo para cada equipe e solicitar que disponham as fichas sobre a mesa com a face voltada para cima - O professor deve ler alternadamente uma palavra de cada grupo da lista para que nos grupos as crianças separem todas as palavras que pertencem ao conjunto do vocábulo lido.
  21. 21. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 21 21) JOGO: FORMANDO PALAVRAS Material • envelope 10 • livros • cartolina • cola • tesoura • pincel * Peças: Envelope com 4 figuras, 4 tiras com as palavras, as sílabas e as letras das respectivas palavras. Esse jogo dá para 7 grupos de 4 crianças. Na foto estão as peças de 1 envelope (são 28 palavras). * Objetivos: Diferenciar desenho, palavra, sílaba e letra. Ler as palavras e associar aos desenhos. Decompor as palavras em sílabas e posteriormente em letras. Analisar as relações entre palavra/sílaba/letra. Discutir com o grupo as estratégias de leitura/escrita. Este jogo possibilita analisar a palavra/sílaba/letra (decomposição) ou letra/sílaba/palavra (composição). Dependerá da necessidade da turma. * Como jogar (decomposição): Abrir o envelope e separar as figuras, as palavras, as sílabas e as letras. Organizar as figuras e a decomposição (logo abaixo da figura). Exemplo: BEBÊ BE - BÊ B - E - B - Ê * Sugiro como desdobramentos: a) Com o mesmo jogo, usando apenas as figuras, as palavras/sílabas/letras serão escritos pelas crianças. b) Em outro dia, pode-se fornecer o material para que os grupos confeccionem um outro jogo fazendo os desenhos e escrevendo as palavras/letras/sílabas c) Escrita das regras do jogo. * Não se esqueça: observar os grupos, interferindo se necessário, pois as crianças podem ser de níveis de construção de escrita diferentes. Mural de sílabas Material • cartolina • gravuras • sílabas móveis • cola • tesoura • pincel • lápis de cera 22) JOGO: DESCUBRA QUAL O OBJETO Leitura na caixinha de fósforo A criança lê a palavra que está fora da caixinha e depois confere abrindo-a.
  22. 22. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 22 23) JOGO: ADIVINHAS 4 OPÇÕES Material • papel dupla face • pincel • cola • papel ofício Esse kit de adivinhas consiste em um conjunto de perguntas das adivinhas e um repertório possível de resposta composto de 4 palavras para cada adivinha, indicadas pela cor. O jogo consiste em procurar, dentre as palavras daquele grupo (de mesma cor), a que responde à adivinha. As outras palavras são palavras que apresentam aspectos como: têm mesma letra inicial e/ou mesmo tamanho, a primeira vogal coincide ou inicia com a primeira vogal presente na resposta, apresenta número de letras correspondentes ao número de sílabas da resposta à adivinha, tem letras parecidas etc. Esses aspectos vão se constituir em desafios para o jogador que ainda não tem domínio de leitura, provocando a reflexão, a comparação, o uso dos conhecimentos de que dispõe sobre o sistema alfabético e de estratégias de leitura. Algumas sugestões de adivinhas: O que é, o que é? Que as crianças fazem, mas a gente não vê? R:barulho baralho bagunça aluno O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei? R:abacaxi abacate avião ave O que é o que é? Quando parte uma, partem as duas, quando chega uma, chegam as duas? R:pernas penas emas perto O que é, o Que é? É meu, mas meus amigos usam mais do que eu? R:nome nove homem ovo O que é que? quanto mais se perde, mais se tem? R: Sono sino osso som O que é, o que é? feito pra comer, mas não come? R: garfo girafa garra aro O que é, o que é? Tem linha, mas não é carretel, fala, mas não tem boca, ouve, mas não tem ouvido? R: telefone tela televisão elefante O que é, o que é, Que sobe e desce e não sai do lugar? R: escada sacada escola ela O que é que salta, dá um espirro e vira pelo avesso? R: pipoca poça oca patota O que é que por mais que seja cortado fica do mesmo tamanho? R: baralho ralo barulho balaio O que fica molhado na hora que seca? R: toalha tomada tala olha
  23. 23. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 23 24) JOGO PESCARIA Objetivo: Desenvolver a consciência silábica. Materiais necessários: Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol. Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura. O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a pelo número de sílabas. Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de sílabas. Podem ser somados pontos por acerto. 25) JOGO DO TALHARIM Jogo do Talharim Este jogo consiste em que cada participante, caso acerte, pode pegar mais uma massa, desta vez sem nenhum fonema, para que assim consiga montar no seu prato uma macarronada. Objetivo: Consciência fonêmica - Identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica. Material : 1 panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão em E.V.A. Como jogar: Cada participante escolhe um pratinho e um garfo. Um participante desafia o outro tirandode um recipiente uma palavra. O jogador deverá olhar para dentro da panela de talharim e apenas com o garfo mexer na massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial referente a palavra escolhida. Em seguida, o jogador deverá falar o som do fonema que encontrou. Ganha o jogo quem conseguir colocar no prato o maior número de massas. 26) JOGO ALFABETO MÓVEL Objetivo: Promover a construção de palavras utilizando o alfabeto móvel. Materiais necessários: tampinhas, revistas, tesoura e cola. Modo de jogar : formar palavras utilizando as tampinhas com o alfabeto. 27) JOGO BINGO DAS LETRAS Bingo das letras O professor oferece uma cartela onde estão escritas as palavras faltando uma letra. De acordo com o sorteio, as crianças completam as palavras com o apoio do alfabeto móvel.
  24. 24. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 24 28) JOGO: CAIXAS ILUSTRADAS Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas. Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas. Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo com a figura 29) JOGO DA MEMÓRIA DAS LETRAS Jogo da memória das letras Objetivo: Desenvolver a memória e identificar as letras que compõem o alfabeto, relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra. Materiais necessários: Cartas com as letras do alfabeto 30) JOGOS DIVERSOS Boliche do alfabeto - Jogo das argolas Objetivos: Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla. Materiais necessários: embalagens de refrigerante e bola. Modo de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma. 31) JOGO TRILHA ALFABÉTICA Objetivo: Consciência fonêmica Materiais necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto e dado numérico. Modo de jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes e executa a tarefa determinada pelo professor. 32) VARAL DAS LETRAS Montar 4 alfabeto completos, incluindo K,Y, W. Selecionar o mesmo número de imagens (que possuam 4 letras). A criança escolhe uma imagem e procura no varal as letras que formam seu nome.
  25. 25. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 25 33) MAIS PERTO DO 10 Objetivos: Noção de quantidade; representação numérica, soma, subtração. Materiais necessários: Caixa com 30 palitos ou mais; marcadores para identificar os pontos de cada participante (fichas, tampinhas, botões...); tabuleiro. Como jogar: Cada participante tenta tirar um conjunto de 10 palitos sem contar nem olhar. Cada um marca no tabuleiro a quantidade de palitos que tirou e devolve à caixa. Quem tirar 10 palitos ganha um ponto. Se o número de palitos não estiver no tabuleiro o jogador perde a rodada. Depois de 4 rodadas, ganha quem tiver mais pontos. 34) JOGO DAS ABELHAS Objetivo: Consciência fonêmica - identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica. Materiais necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A. Modo de jogar: O professor sorteia uma letra e produz o som da mesma. Cada integrande da equipe ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar a letra deverá bater na abelha com a mãozinha, ficando com a mesma caso esteja correto. Ganha quem tiver mais abelhas. 35) QUEBRA-CABEÇA COM PALITOS OU CAIXAS Objetivo: Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas. Materiais necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou caixas. Vence a equipe que formar o maior número de palavras. 36) ALFABETO CONCRETO Uma faixa com as letras do alfabeto. Cada bolso recebe uma figura, cujo nome inicia com a letra que está no bolso. Confeccionado em feltro. Como jogar: 1 - Cada criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar dentro dos bolsos. 2- Divididos em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de figuras, quem organizar primeiro ganha um ponto. 3- Organizar livremente, de acordo com a letra inicial. 37) JOGO DA VELHA em 3D Jogo da velha tradicional, confeccionado em 3D, com papelão do meio do papel higiênico e caixinhas de sabonete. O objetivo é colocar 3 figuras iguais na diagonal, horizontal ou vertical.
  26. 26. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 26 38) JOGO DOS ANTÔNIMOS 1 - Com as figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar pares. É preciso achar o par para figuras como grande/pequeno - alegre/triste - cheio/vazio. 2- Cada criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par. 39) BINGO FONOLÓGICO Bingo inspirado no jogo tradicional, no entanto, o professor sorteia apenas a sílaba inicial da figura. 40) JOGO DOS BALÕES Materiais necessários: Cartelas com figuras de balões numeradas e fichas que somem até a quantidade desejada. Modo de jogar: A criança sorteia duas fichas, faz o calculo mental e marca o valor correspondente na cartela. 41) PAINEL DE QUANTIDADES (HORA DO CONTO) Inspirado no livro "Um amor de confusão" - A professora vai contando as história (que é referente a quantidades), enquanto coloca os ovinhos nas cestinhas, ao final, os alunos precisam organizar nas cestinhas, as quantidades corretas de ovinhos. 42) BONECA DAS EMOÇÕES Em rodinha as crianças se comunicam com a boneca, usando apenas uma palavra (sentimento). Depois, cada criança a leva para casa e devolve no dia seguinte, relatando aos colegas tudo o que a boneca fez durante a visita e porque gostou de levá-la para casa. É ideal para primeiros dias de aula ou turminhas com problemas de relacionamento.
  27. 27. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 27 43) JOGO DE CAIXA DE FÓSFORO Caixas de fósforo  Folhas de ofício coloridas  Figuras de livros antigos  Caneta  Cola Como fazer? Enrole as caixinhas com folha de ofício de cores diferentes ou brancas. Se preferir use cartolina Recorte as figuras e cole na caixinha. Escreva as letras no ofício, recorte e coloque dentro da caixinha Se preferir plastifique com cola (TENAZ) ou com fita adesiva. Em sala de aula o professor poderá oferecer 4 caixinhas para cada criança de um grupo e deixar que elas montem as palavras com ou sem auxílio dos colegas.Depois basta trocar as caixinhas com os outros grupos. Que tal aproveitar as caixinhas de fósforo e montar um joguinho pedagógico bem divertido? Com ele você pode trabalhar a formação de palavras por letras ou sílabas 44) CAIXINHA DE FÓSFORO Material: caixinhas de fósforos, cartolina, canetas e figurinhas de animais, objetos. Pode também ser os nomes dos personagens das histórias, de palavras-chave. Cole a figura escolhida na frente da caixinha. Recorte dois pequenos retângulos de cartolina e escreve neles o nome da figura. Pegue um dos retângulos e recorte-o, separando as letras. As crianças deverão formar o nome da figura com as letras recortadas e depois comparar sua ordenação com o cartão que apresenta a palavra escrita. 45) JOGO VIAGEM ALFABÉTICA Uma criança escolhe uma letra e pergunta para o grupo: “O que se vê que começa com a letra A (ou outra)?”. Todos procuram objetos ou outra coisa que comece com a letra escolhida. Aquele que disser o nome do que está vendo ganha um ponto. Quem fizer mais pontos no final do tempo combinado é o vencedor. 46) JOGO PALAVRAS ENCADEADAS As crianças devem sentar-se numa roda. O primeiro jogador diz uma palavra. O segundo deve falar outra palavra que comece pela última letra da palavra dita pelo primeiro, e assim por diante. O jogo termina quando alguém repetir uma palavra. Pode-se usar as palavras que foram utilizadas no decorrer do material. É uma ótima oportunidade para fazer uma avaliação da consciência fonológica dos alunos. 47) JOGO VIAGEM À LUA Um dos jogadores será o viajante. Ele diz que viajará para a Lua e quer saber o que poderá levar na mala. Ele escolhe uma letra, mas não revela para os outros. Os participantes darão sugestões do que ele poderá levar na mala e o viajante dirá o que pode e o que não pode ser levado de acordo com a letra escolhida. O jogo termina quando os participantes descobrirem a letra escolhida. São possíveis outras variações: o segredo pode ser a última letra da palavra, palavras com duas sílabas etc. Após a brincadeira sugere-se o registro coletivo ou individual das palavras que estavam de acordo com a letra escolhida. Também é possível um desenho coletivo (um cartaz para ser o tesouro de palavras da semana) ou individual.
  28. 28. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 28 48) JOGO DE ASSOCIAÇÕES ENTRE FIGURA E LETRA INICIAL Com a mesma ideia o professor poderá trabalhar figura e nome, número e quantidade, opostos, estações do ano, soma e resultado etc, ... Material  Potinhos de Petit Suisse ( Danoninho ou outra marca).  Cartolina (utilizamos capas de livros antingos)  Cola branca  Figuras e letras impressas (utilizamos livros antigos também)  Tesoura  Pincel Modo de fazer: 1. Recorte quadrados um pouco maiores que os potinhos. 2. Cole os quadrados sobre os potinhos e espere secar. 3. Recorte as sobras do quadrado. 4.Cole as figura e as letras. Dicas: *Peça para que as crianças juntem os potinhos e vá guardando as sobras de cartolina, ou procure aqueles livros que sairam de circulação há muito tempo e aproveite as capas. *Você pode ainda imprimir figuras da internet. Você pode fazer todo o alfabeto e dividir os pequeninos em grupos de 4 para que possam jogar. Como apoio eles podem ter uma tabela fixada à mesa com as letras e figuras. 49 JOGO: PALAVRAS PENDURADAS Confeccione tiras em cartolina (E.V.A., papelão, papel americano...) e cole imagens diversas em cada uma delas. Confeccione letras do alfabeto (pode ser em diversos formatos) e cole em pregadores, conforme ilustração acima. A quantidade de letras deve ser suficiente para que os alunos possam formar palavras.
  29. 29. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 29 50) ESTIMULAR A ESCRITA: Autoria das atividades 50 e 51: Gizeli Alencar Confeccione um cartaz (conforme ilustração ao lado) e cole nele envelopes coloridos em quantidades correspondentes ao número de alunos na turma. Você pode colocar a foto dos alunos e seus nomes ou somente os nomes. Dinâmica: faça um sorteio entre os alunos (como se faz em um amigo secreto). Os alunos, após o sorteio, deverão escrever um bilhete para o colega sorteado. Ao final da aula cada aluno irá ler a mensagem que recebeu. 51) JOGO: COMPLETANDO AS PALAVRAS Confeccionar um cartaz com imagens e registro escrito de parte da palavra representada na figura, conforme ilustração ao lado. Fixe no centro um ponteiro (prenda com uma “bailarina”). Confeccione cartões referentes ao objetivo da atividade a ser desenvolvida. Por exemplo: registro da palavra em caderno de caligrafia, mimica da palavra sorteada, registro escrito da palavra no caderno, etc. Confeccione também cartões com as famílias silábicas para que o aluno complete a palavra sorteada no cartaz. Utilize um dado para sortear quem inicia o jogo. 52) JOGO: FORMANDO PALAVRAS COM AS FAMÍLIAS SILÁBICAS Regras elaboradas por: Gizeli Alencar DESCRIÇÃO DO JOGO Faça uma pré seleção de palavras que deseja trabalhar com os alunos. Selecione imagens referentes as mesmas e confeccione sílabas suficientes para formar as palavras desejadas. Em seguida cole-as na parte interna de tampinhas de garrafas. Como jogar: Participantes: 2 jogadores e um juiz. Os alunos tiram “dois ou um” para decidir quem será o juiz. Em seguida os outros dois alunos tiram “par ou impar” para decidir quem inicia o jogo. De um lado ficam as tampinhas (com o desenho/imagem virado para baixo), do outro as tampinhas com as sílabas. O primeiro aluno vira uma tampinha (com a imagem) e seleciona uma sílaba para compor a palavra. Em seguida o outro aluno faz a mesma coisa. Pontuação: Para cada palavra formada corretamente o juiz pontuará 5 pontos para cada sílaba. Para cada sílaba selecionada “equivocadamente” o juiz tira 5 pontos. Ganha quem fizer maior pontuação.
  30. 30. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 30 53) ANEXOS PARA CONFECÇÃO DE JOGOS Figura ilustrativa
  31. 31. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 31 54) Cartela
  32. 32. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 32 55) Cartela
  33. 33. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 33 56) JOGO PEDAGÓGICO DE MATEMÁTICA - com Cartas e Prendedores de varal. Faça cartelas com números de 0 a 10 e cole-os em pregadores. As cartas, da galinha pintadinha, devem ficar viradas para baixo. A criança compra uma carta, observa os números e a quantidade de desenhos, em seguida seleciona um pregador com um dos números presentes na carta. Por exemplo. Carta com 10 desenhos da galinha pintadinha e os números 8, 9 e 10. O aluno deverá observar os números da carta e comparar com a quantidade de figuras/imagens, em seguida selecionar o pregador com o número correspondente a quantidade de figuras.
  34. 34. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 34 57) Cartela FONTE: http://gibarbosa1.blogspot.com.br/search/label/Atividades%20Galinha%20Pintadinha Ideia similar para galinha pintadinha e vice-versa. 58) QUADRO NUMÉRICO Faixa etária: a partir de 06 anos Número de participantes: 02 Finalidade: trabalhar raciocínio, atenção e as operações: adição e subtração. Materiais: E.V.A. em várias cores (para fazer o quadrado e as fichas de números). REGRAS DO JOGO:  O adulto escolhe as bases para formar o quadrado, depois pede à criança que coloque o círculo com o número que represente a soma dos quadradinhos da base;  Pode ser feito o inverso: colocar 02 ou 03 bases e o círculo com o número. A criança deverá escolher as bases que contemplarão o quadrado de modo que a soma das estrelas corresponda ao número do círculo;  Da mesma forma, pode-se brincar com a subtração, retirando a base do quadrado.
  35. 35. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 35 59) JOGOS DE RIMAS - Trinca rimada
  36. 36. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 36
  37. 37. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 37
  38. 38. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 38
  39. 39. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 39
  40. 40. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 40
  41. 41. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 41
  42. 42. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 42 60) BINGO DE RIMAS
  43. 43. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 43
  44. 44. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 44
  45. 45. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 45
  46. 46. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 46
  47. 47. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 47
  48. 48. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 48 61) DADOS RIMADOS E DOMINÓ DE RIMAS
  49. 49. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 49
  50. 50. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 50 62) DOMINÓ DE RIMAS
  51. 51. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 51
  52. 52. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 52 63) ALFABETO MÓVEL – COMPLETE AS CARTELAS COM AS LETRAS DO ALFABETO
  53. 53. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 53
  54. 54. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 54
  55. 55. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 55
  56. 56. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 56
  57. 57. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 57 Jogo matemática – Jogo tabuleiro  Montar o tabuleiro  fazer o baralhinho, com números.  fazer perguntas para o baralhinho, o mesmo nº do baralho( cada nº do baralho corresponde ao nº da pergunta)  cada vez que acertar anda uma casa. molde dos leões Imprima em papel colorido, cole um pedaço de cartolina grossa para firmar e use para jogar,
  58. 58. Apostila elaborada por: Gizeli Alencar 58

×