Mídias locativas

1,055 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,055
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Mídias locativas

  1. 1. MÍDIAS LOCATIVAS“ A ideia de um mundo eletrônico a parte de ummundo físico, na realidade é muito mais uma ilusãoque uma realidade.” – André Lemos
  2. 2. HISTÓRIA DAS MÍDIAS LOCATIVAS Influências em movimentos como: “Reclaim the streets” Teatro invisível Projeto LOCA
  3. 3. HISTÓRIA DA MÍDIA LOCATIVA Em 2003, um grupo de artistas tentando diferenciar serviços e tecnologias ligadas à informação criou o termo Mídia Locativa. Esse processo resultaria num questionamento sobre o espaço, mobilidade social e produção de informações.
  4. 4. HISTÓRIA DA MÍDIA LOCATIVA As redes wi-fi, os GPS, bluetooth, coberturas celulares, QR codes entre outros, foram responsáveis por modificar o espaço físico e implantá-lo camadas eletrônicas. A mobilidade física resulta então numa transmissão em movimento. A esfera midiática emerge de objetos que emitem localmente informações que são processadas através de artefatos móveis.
  5. 5. PERSONALIDADES ANDRÉ LEMOS
  6. 6. PERSONALIDADES KARLIS KALNINS“Propunha um uso criativo e crítico para Tecnologias Baseadas em Locais(LBT) e Serviços Baseados em Locais(LBS), cujo uso corporativo é predominante.”
  7. 7. PERSONALIDADES MARC TUTERS E KAZYS VARNELIS“ Beyond Locative Media” Divide os projetos de mapeamento em dois tipos: anotativo e fenomenológico. Etiquetagem do mundo virtual e geotagging e a etiquetagem do mundo físico e projetos de rastreamento.
  8. 8. GEOTAGGING ETIQUETAGEM DO MUNDO FÍSICO
  9. 9. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕES*Como é uma tecnologia nova, o estágio atual e as inovações se confundem. Anotações Urbanas Wirelles Mobile Game Realidade Móvel Aumentada Mapeamento e Monitoramento de Movimento Geotags
  10. 10. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕES Exemplo de anotações urbanas: UNDERSOUND – os usuários podem fazer upload de músicas para o sistema e podem baixar músicas deixadas por outros usuários no metrô.
  11. 11. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕES Exemplo de Wireless Mobile Game UNCLE ROY ALL AROUND YOU – O objetivo é procurar pelo Tio Roy pela cidade e encontrá-lo em 60 min. Utiliza-se um palmtop para receber as informações sobre o seu alvo. O Uncle Roy envia mensagens e instruções para o jogador e os jogadores que estão na rua interagem com os jogadores que estão online. Os criadores do jogo afirmam que o objetivo é explorar os limites entre estranhos.
  12. 12. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕESExemplos – Realidade Aumentada: Games Cards do espetáculo Quidam do Cirque du Soleil Aplicativo da agência digital Zugara Doritos Sweet ChiliAção da ElmaChips traz umimpresso no verso da embalagem doDoritos que pode ser usado no PCpara projetar animações em RA.
  13. 13. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕES “Ride My Star” – 1º clipe musical feito em realidade aumentada O clipe traz um livro em pop-up onde a “explosão” de elementos é constante, resultando em uma agradável sensação de controle do vídeo.http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Z_bj1GTH9UA
  14. 14. INOVAÇÕES Invisibles: criado por Bruno Viana é um exemplo de projeto fenomenológico http://www.youtube.com/watch?v=ZFGi7i0JeOE&eu rl=http%3A%2F%2Fwww.andrelemos.info%2Fmidi alocativa%2Flabels%2Flocative%2520media.html& feature=player_embedded
  15. 15. ESTÁGIO ATUALMapeamentos Mapeamentos fluídos: Nesses projetos a colaboração é dada pelo público levando-se em consideração GPS, PDA com software do projeto e etc.
  16. 16. ESTÁGIO ATUAL Mapeamentos fixos: A colaboração é feita por fotos, áudios e textos de pontos estáticos em um mapa.
  17. 17. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕES Mapa de Gols
  18. 18. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕES Mapa dos Alagamentos em Salvador (http://wikimapps.com/index.php/a/alagamentossalvador/show) Atualmente, existem diversos outros projetos relacionados às mídias locativas.
  19. 19. ESTÁGIO ATUAL E INOVAÇÕES Em 2010, o Twitter passou a permitir a geolocalização de mensagens no próprio site. No mesmo ano, o facebook anunciou um novo recurso de geolocalização, que permite que os usuários da rede social se registrem (façam check-in) em lugares e atualizem seu status na rede social com sua localização. (GEOTAGGING)
  20. 20. EQUIPE Isla Santiago Lorena Mota Bluma Santana Iago Ribeiro Mauricio Barros Rafael Ribeiro Samir Silva

×