Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Manutenção indispensável para o alto desempenho dos sistemas de pulverização

Realizar a manutenção periódica em bicos de pulverização é primordial para o bom andamento dos processos. Confira nosso artigo sobre a importância dessa etapa em sua produção.

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Manutenção indispensável para o alto desempenho dos sistemas de pulverização

  1. 1. Manutenção:indispensável para o alto desempenho dos sistemas de pulverização É melhor prevenir do que remediar. Mesmo clichê, essa máxima é verdadeira para o setor industrial. Ainda mais quando “remediar” pode significar longas pausas na produção, custos altos para o reparo ou até desgastantes inciativas para reverter danos à imagem da marca. A manutenção preventiva é uma atividade que precisa entrar definitivamente na rotina das indústrias. É preciso encará-la como sinônimo de investimento em eficiência nos processos e qualidade do produto final. Para as empresas que utilizam sistemas de pulverização, preparamos um guia prático com dicas para reconhecer bicos desgastados e os problemas mais comuns enfrentados devido à falta de manutenção. A primeira coisa a ter em mente é que tudo o que é utilizado com frequência desgasta e perde a eficiência com o tempo. Com os bicos é mesma coisa. Não é porque estão cumprindo a função de pulverizar que estão funcionando corretamente, da maneira ideal. Os bicos de pulverização são projetados para entregar um desempenho muito específico, então, é preciso observar, por exemplo, o tamanho das gotas, a vazão dos jatos, a pressão da pulverização, a qualidade da pulverização e os resultados da aplicação. É recomendável observar atentamente todas essas variáveis e investigar imediatamente os motivos de irregularidades nesses indicadores e tomar medidas corretivas. Como saber se o sistema de pulverização está funcionando adequadamente? Há algumas formas simples de identificar irregularidades no sistema de pulverização. Observe alguns fatores, que podem estar associados a problemas nos bicos pulverizadores: • Custos com água, produtos químicos, energia ou outras utilidades Eles podem ser maiores se o seu sistema atual não tiver desempenho apropriado. É possível que você observe desperdícios significativos também. • Qualidade do produto final A qualidade deteriorada do produto final, maus resultados da aplicação ou a necessidade de retrabalho são indicadores que precisam ser levados em conta. • Mão de obra Alguns insights podem vir da operação. A equipe está usando muito tempo para monitorar ou operar o sistema? É necessária intervenção manual para ajustar os bicos? A pulverização é excessiva e demanda limpezas constantes? O tempo de manutenção é acima do estimado? • Sobras Observa aumento na sua taxa de rejeição? Mesmo que seja pequeno é preciso ficar de olho porque pode custar caro. • Questões ambientais A empresa enfrenta dificuldades com descarte de subprodutos e custos das emissões? • Devoluções e reclamação Quando os bicos não estão operando em perfeito estado, a qualidade do produto final fica comprometida e a empresa pode comprometer sua reputação, enfrentando problemas com devoluções e reclamação de consumidores.
  2. 2. Precisa desenvolver soluções para a sua empresa? Entre em contato conosco. Especialistas em Tecnologia de Pulverização LI030-BR (11) 2124-9509 spraybr@spray.com.br www.spray.com.br Os principais problemas no sistema de pulverização são causados por erosão/ desgaste, corrosão, alta temperatura, incrustração, dano acidental, entupimento e montagem incorreta. Eles costumam provocar: Mudança na vazão A vazão aumentará conforme as superfícies do orifício e/ou difusor interno ou núcleo começarem a deteriorar. Vazão maior ou menor pressão de pulverização também podem resultar em gotas de tamanho menor. Deterioração da qualidade do padrão do jato A coleta do jato em tubos indica que quando há deterioração da qualidade do padrão do jato, observamos jato sólido, riscos e fluxos mais pesados no centro do padrão, acompanhado por uma diminuição no ângulo de cobertura do jato. Aumento do tamanho da gota Com o desgaste dos orifícios, o fluxo de líquido aumenta ou a pressão do jato cai. Como consequência, há aumento do tamanho das gotas, prejudicando a operação. Orifício do bico pulverizador Qualidade do padrão do jato Tamanho real da gota Bico pulverizador bom 500 µm 1,200 µm 5,500 µm Bico pulverizador bom Bico pulverizador desgastado Bico pulverizador desgastado Impacto menor do jato O impacto do jato diminui porque bicos desgastados operam em pressões menores. A manutenção preventiva pode detectar as irregularidades e indicar medidas a serem tomadas antes que haja prejuízos maiores à operação. Como especialistas em bicos e sistemas de pulverização, a Spraying Systems está à disposição para esclarecer dúvidas, identificar o ponto ótimo de troca, os problemas de pulverização e os caminhos mais eficientes para solucioná-los. Consulte-nos.

×