Hermes

1,671 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,671
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
67
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Hermes

  1. 1. Hermes: o mensageiro dos Deuses
  2. 2. Hermes: Mitologia Grega Hermes (em grego: Ἑρμής) era, na mitologia grega,um dos deuses olímpicos, filho de Zeus (deus dos deuses)e de Maia (uma das plêiades) e possuidor de váriosatributos. Divindade muito antiga, já era cultuado nahistória pré-Grécia antiga possivelmente como um deus dafertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, dasestradas e viagens, entre outros atributos. Ao longo dosséculos seu mito foi extensamente ampliado, tornando-seo mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dosladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia,da eloquência e de algumas formas de iniciação, além deser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades,apenas para citar-se algumas de suas funções maisconhecidas.
  3. 3. As primeiras descrições literárias sobreHermes datam do período arcaico da Grécia, e omostram nascendo na Arcádia. Já no primeiro diade vida realizou várias proezas e exibiu váriospoderes: furtou cinquenta vacas de seu irmãoApolo, inventou o fogo, os sacrifícios, sandáliasmágicas e a lira. No dia seguinte, perdoado pelofurto das vacas, foi investido de poderesadicionais por Apolo e por seu pai Zeus, e por suavez concedeu a Apolo a arte de uma nova música,sendo admitido no Olimpo como um dos grandesdeuses.
  4. 4. Mais tarde inúmeros outros escritoresampliaram e ornamentaram sua história original,tornando-o até um demiurgo, e surgiram múltiplasversões dela, não raro divergentes em váriosdetalhes, preservando-se porém suas linhas maiscaracterísticas. Foi um dos deuses mais popularesda Antiguidade clássica, teve muitos amores egerou prole numerosa. Com o advento doCristianismo, chegou a ser comparado a Cristo emsua função de intérprete da vontade do Logos. Asfiguras de Hermes e de seu principal distintivo, ocaduceu, ainda hoje são conhecidas e usadas porseu valor simbólico, e vários autores o considerama imagem tutelar da cultura ocidentalcontemporânea.
  5. 5. Mercúrio: Mitologia Romana Na mitologia romana, Mercúrio (associado aodeus Grego Hermes) era um mensageiro e deus davenda, lucro e comércio, o filho de Maia Maiestas,também conhecida como Ops, a versão romana deReia, e Júpiter. Seu nome é relacionado à palavralatina merx ("mercadoria"; comparado a mercador,comércio etc). Mercúrio era o deus romano encarregado delevar as mensagens de Júpiter. Era filho de Júpiter ede Bona Dea e nasceu em Cilene, monte de Arcádia.Os seus atributos incluem uma bolsa, umas sandáliase um capacete com asas, uma varinha de condão e ocaduceu.
  6. 6. Quando Proserpina foi raptada, tentouresgatá-la dos infernos sem muito sucesso. Era odeus da eloquência, do comércio, dos viajantes edos ladrões, a personificação da inteligência.Correspondia ao Hermes grego, protetor dosrebanhos, dos viajantes e comerciantes: muitorápido, era o mensageiro. O planeta Mercúrioprovavelmente recebeu este nome porque semove rapidamente no céu. Mercúrio não aparece entre os numinosos diindigetes da antiga religião romana.Especialmente, ele incluía o antigo Dei Lucriiquando a religião romana foi sincretizada com areligião grega durante o tempo da RepúblicaRomana, iniciando-se pelo século IV a.C.
  7. 7. No princípio, Mercúrio tinha essencialmenteos mesmos aspectos que Hermes, vestindo ossapatos alados talaria e uma petasos alada, ecarregando um caduceu, uma baqueta heráldicacom duas cobras entrelaçadas que foi o presentede Apolo a Hermes. Ele era frequentementeacompanhado de um galo jovem, mensageiro donovo dia, de um carneiro ou bode, simbolizandofertilidade, e de uma tartaruga, referindo-se àlegendária invenção de Mercúrio da lira a partir docasco de uma tartaruga.
  8. 8. Como Hermes, ele foi também ummensageiro dos deuses e um deus demercantilismo, particularmente do mercado degrãos. Mercúrio também foi considerado um deusde abundância e sucesso comercial,particulamente na Gália. Ele foi também, comoHermes, o psicopompo romano, conduzindo almasrecém falecidas à vida após a morte.Adicionalmente, Ovídio escreveu que Mercúriocarregou os sonhos de Morfeu do vale dos deSomnus aos humanos dormentes.
  9. 9. O templo de Mercúrio no Circo Máximo,entre os montes Aventino e Palatino, foi construídoem 495 a.C.. Esse era um local adequado paraadorar um deus rápido do comércio e viagem, jáque ele era um grande centro de comércio assimcomo uma pista de corrida. Já que ele ficava entrea fortaleza dos plebeus no Aventino e o centropatrício no Palatino, isso também enfatizavaMercúrio como um mediador. Na mitologia Etrusca o Deus Hermes emgrego e Mercúrio em romano, recebe o nome deTurms que é representado com as mesmascaracterísticas citadas anteriormente.
  10. 10. Nome: Priscila Bernardo Braganhol.Série: 2ºA.

×