Civilização indiana

9,610 views

Published on

2 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
9,610
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
409
Comments
2
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Civilização indiana

  1. 1. A antiga civilização indiana
  2. 2. "Dominar-se a si próprio é uma vitória muito maior do que vencer a milhares em uma batalha.“ Gautama Buda "A única revolução possível é dentro de nós.” Mahatma Gandhi
  3. 3. Quadro Natural
  4. 4. Norte: Árido (Cordilheira do Himalaia, Deserto de Thar) Passo de Khyber
  5. 5. Sul: Fértil (Planícies Gangéticas, Planalto do Decã, Ghats Ocidental & Oriental)
  6. 6. Litoral: Praias (Goa, Kerala), Recifes (Ilhas Andaman) e Manguezais / Sundarbans (Bengala)
  7. 7. História da Índia Civilização do Vale do Indo (3000-1400 a.C.) Civilização Védica / Ariana (1400-VII d.C.) Civilização Hindu / Hinduísta (VII a.C. – XIII d.C.) Civilização Islamo-Hindu (sec. XIII – XVIII) Colonização Britânica (XIX e XX)
  8. 8. A partir de pequenas comunidades nas margens do Rio Indo, formou-se uma grande civilização Por volta de 2600 a.C na Índia havia grandes cidades como Harapa e Mohenjo-Daro. Localizavam-se no Vale do Rio Indo, onde hoje está o Paquistão.
  9. 9. Civilização do Vale do Indo / Harapense Tijolos Ruas em grade Sistema de esgoto Selos de pedra Escrita indecifrada 1800 AC Declínio (catástrofe ecológica)
  10. 10. Mohenjo-Daro, Lothal, Mehdigarth & Harapa
  11. 11. A atividade agrícola Os camponeses cultivavam cevada, ervilha, melão, damasco, gergelim e outros produtos. O algodão foi o primeiro produto cultivado . A produção artesanal Instrumentos e armas feitos de pedra, osso, madeira, bronze, cobre, chumbo. Utensílios domésticos feitos de argila e podiam servir tanto para o uso diário como para fins decorativos. Jóias feitas com faiança (cerâmica com um brilho lustroso), jade, turquesa e outras pedras semipreciosas.
  12. 12. Algodão
  13. 13. A escrita harapense Escavações feitas no sítio arqueológico da cultura harapense levaram à descoberta de milhares selos e tabletes de argila contendo figuras e conjuntos de sinais. As crenças religiosas: pela análise da grande quantidade de estatuetas encontradas pelos arqueólogos, conclui-se que os harapenses adoravam uma deusa-mãe. Outra figura representa um deus cercado de animais. A figura é considerada como a primeira manifestação da religião hindu.
  14. 14. Búfalo Elefante Asiático Iaque Camelo Bactriano
  15. 15. Índia Védica / Ariana
  16. 16. A Índia do período Védico A principal fonte para o estudo da história da Índia do período ariano são os livros chamados Vedas (palavra que significa livros do conhecimento). Trata-se de um conjunto de hinos religiosos, preces, fórmulas mágicas e comentários sobre a natureza humana e o universo, transmitidos oralmente ao longo das gerações. A importância dos Vedas para o estudo histórico do período é tão grande que aquela época ficou conhecida como período védico.
  17. 17. Vedismo • Vedas (conhecimento sagrad0) • Textos sagrados em sânscrito • Rig Veda (Veda das Estrofes ou dos Hinos)
  18. 18. Quadro Human Povos arianos “nobres” (pele clara) Povos indígenas drávidas (pele morena e negra atuais drávidas
  19. 19. A sociedade de castas Brâmanes –Vieram da cabeça de Brahma ocupavam a casta dominante. Exercem a função de Sacerdotes do vedismo, responsáveis pelos ensinamentos das leis de Brahma. Xátrias - Oriundos dos Braços de Brahma. Exercem a função de guerreiros e responsáveis pela liderança política. Vaixás -Oriundos das pernas de Brahma. Exercem a função de comerciantes, artesãos e agricultores. Sudras - Vindos dos pés de Brahma exercem a função de servos,trabalhadores dependentes do seu senhor. Além desses grupos, existiam os intocáveis, pessoas totalmente excluídas de direitos e consideradas impuras por terem desobedecido às leis religiosas.
  20. 20. Proibição de casamento intercastas Distinção do puro e do impuro / temporal e do espiritual Brâmanes e Xátrias se opõem a massas Brâmanes, Xátrias e Vaixás se opõem aos sudras
  21. 21. Bramanismo Brama Deus dos Brâmanes
  22. 22. • Ioga (domínio de si) Mandala Yoga Jyotish Chackras
  23. 23. Reencarnação Moksha Libertação Carma: vida anterior Caminhos: Conhecimento (Maya), Ação (renúncia, Aceitar Casta), Santidade Individual (Ioga, Meditação, Oração) Respeito a natureza
  24. 24. Vixnuísmo/ Vaishavanismo “Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare”
  25. 25. Shakti Sarasvati Lacximi Parvati
  26. 26. Jainismo Sofrimento pessoal uma busca de salvação Vardhamana Mahavira (540-468?) “O Vencedor” do mundo (Jina)
  27. 27. Budismo Siddharta Gautama (563-483 ) Sakya Muni “O sábio dos Sakyas” A natureza de Deus não é questionada
  28. 28. “Eis, ó monges, a verdade santa sobre a supressão da dor: é a sede da existência que conduz de renascimento em renascimento, a sede do prazer... Eis, ó monges, a verdade santa sobre a supressão da dor: a extinção dessa sede pelo aniquilamento do desejo, banindo o desejo, renunciando a ele, não lhe deixando lugar”
  29. 29. Caminho das Oito Sendas Observar as 5 proibições: Assassinato / Roubo / Adultério / Embriaguez / Mentira Abstenção dos 10 Pecados Prática das 6 Virtudes: Amor ao Próximo, Paciência, Pureza Moral, Energia, Esmola, Bondade
  30. 30. Lamaísmo
  31. 31. Zen Bodhidharma
  32. 32. 4ª Etapa – Os Grandes Impérios (321 AC-535 DC)
  33. 33. Difusão do Jainismo e Budismo Brâmanes apoiam cultos populares: Sincretismo conduz ao Hinduísmo Expansão do Sânscrito Afirmação do sistema de Castas (cerca de 2400) Párias “Intocáveis
  34. 34. Império Máuria (321 – 181 AC) Alexandre o Grande & Chandragupta Máuria (321)
  35. 35. Kailash
  36. 36. Ashoka (269-232 AC) Batalha de Kalinga (260 AC)
  37. 37. Dhauli “Todos os Homens são Meus Filhos” Respeito as religiões Doações aos pobres Fim de matança de animais
  38. 38. Arte Budista Arte de Gandhara inspiração greco-romana Arte de Mathura inspiração hindu
  39. 39. Império Gupta (320-500) Composição do Ramayana e do Mahabharata (300-399)
  40. 40. Xadrez / Chaturanga
  41. 41. Nalanda “Aquela que dá conhecimento” 5 mil Professores e Alunos Biblioteca com 9 milhões de manuscritos
  42. 42. Matemática Zero (0) Algarismos Indo-Arábicos (1,2,3,4,5,6,7,8,9) Sistema Decimal Matemáticos: Aryabhata, Baskhara I, Baskhara II, Madhvacharya, etc.
  43. 43. Tatuagem de Henna • De acordo com a cultura indiana, a pintura das mãos – chamada mehndi – é uma arte milenar de pintura corporal utilizada em casamentos e festas importantes. Um ritual que usa os grafismos de henna para, além de enfeitar a mulher, protegê-la e trazer boa sorte na vida nova que se inicia. • Porém, essa arte virou referência pelo mundo todo, mas agora como forma de adereço. Ou seja, tattoos. E as mulheres tatuam as mãos com henna ou método convencional, que marca a pele eternamente.

×