Antiguidade oriental hebreus

940 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
940
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Antiguidade oriental hebreus

  1. 1. Os hebreus e a Bíblia Para conhecer a história dos hebreus utilizamos os primeiros cinco livros da Bíblia, chamados de Torá pelos judeus e de Pentateuco pelos cristãos.
  2. 2. TORÁ Os cinco primeiros livros da Bíblia constituem o Pentateuco. Para os judeus a palavra de Deus é o maior valor da face da terra: Nesta foto temos o suporte dos livros sagrados feito em ouro maciço.
  3. 3. A civilização hebraica era formada porA civilização hebraica era formada por pastores nômades da região de Ur, napastores nômades da região de Ur, na Mesopotâmia.Mesopotâmia. Por volta de 1800 a.C sob a liderança dePor volta de 1800 a.C sob a liderança de Abrãao, os hebreus partiram para aAbrãao, os hebreus partiram para a Palestina, chamada de Terra de Canaã.Palestina, chamada de Terra de Canaã.
  4. 4. A história dos hebreus pode ser dividida em três fases: dos patriarcas, dos juízes e dos reis.
  5. 5. Abraão era um pastor nômade que nasceu na cidade de Ur, antiga Mesopotâmia, aproximadamente 1800 anos antes de Cristo. Foi o primeiro patriarca hebreu, que quer dizer chefe de uma antiga família do povo hebreu.
  6. 6. A comunidade familiar na palestina era patriarcal. O poder passava do pai para o filho mais velho. Desenho representando Isaac, Abraão e Jacó.
  7. 7. Rota dos Hebreus © EBibleTeacher.com MediterrâneoMediterrâneo EgitoEgito CanaãCanaã
  8. 8. Uma grandeUma grande seca motivouseca motivou a ida do povoa ida do povo hebreu para ohebreu para o Egito. LáEgito. Lá foramforam escravizadosescravizados pelo faraó.pelo faraó. ÊXODO ouÊXODO ou passagem é apassagem é a fuga dosfuga dos hebreus dohebreus do Egito.Egito. Moisés foi o libertador do povoMoisés foi o libertador do povo Hebreu, conduzindo-o de volta àHebreu, conduzindo-o de volta à terra prometida a Abraão.terra prometida a Abraão. Segundo a Bíblia, os hebreusSegundo a Bíblia, os hebreus andaram por 40 anos no deserto.andaram por 40 anos no deserto.
  9. 9. Um foto do Monte Sinai onde, segundo a BíbliaUm foto do Monte Sinai onde, segundo a Bíblia Sagrada, Deus deu as tábuas da Lei aSagrada, Deus deu as tábuas da Lei a Moisés.
  10. 10. Quando Josué, sucessor de Moisés chegou à CanaãQuando Josué, sucessor de Moisés chegou à Canaã (Palestina), encontrou os cananeus com os quais teve(Palestina), encontrou os cananeus com os quais teve que lutar para conquistar as terras da Palestina.que lutar para conquistar as terras da Palestina.
  11. 11. Os palestinosOs palestinos dedicavam-sededicavam-se ao pastoreio.ao pastoreio. CultivavamCultivavam trigo, cevada,trigo, cevada, oliveira,oliveira, figueira e favasfigueira e favas o queo que contribuiu paracontribuiu para suasua sedentarização.sedentarização.
  12. 12. Os descendentes de Abraão estavam organizados em 12 tribos (grandes famílias)
  13. 13. Os juízes Cada tribo era governada por um patriarca. Para resolver os conflitos internos e organizar a defesa militar contra ataques de inimigos existiam os Juízes. Entre os juízes destacaram-se Sansão e Samuel.
  14. 14. Um rei para Israel Para se defender de ataques de inimigos, os hebreus mudaram sua organização política. Os juízes foram substituídos por um rei. O primeiro foi Saul. Davi subiu ao trono em 960 a.C e conquistou a cidade de Jerusalém. Salomão, filho de Davi foi o rei mais poderoso.
  15. 15. Davi mata o Golias O gigante Golias é morto por uma criança, segundo a Bíblia. O que significa isso? Golias é um filisteu que representa o povo que já habitava a Palestina quando da chegada de Abraão. Davi é ungido rei de Israel pelo profeta Samuel.
  16. 16. Símbolos judeus Ao lado: Estrela de Davi encontrada numa antiga sinagoga em Cafarnaum
  17. 17. A estrela de Davi, provavelmente era a montagem das duas letras dalef de seu nome
  18. 18. Estrela símbolo do judaísmo durante a perseguição nazista

×