Descolonização Africana
Com o fim da 2ª Guerra Mundial em 1945, as
metrópoles europeias enfraqueceram-se
ideologicamente. Como seria possível luta...
Os primeiros casos ocorreram na África em
1956, sendo em algumas colônias de forma
facilitada e em outras dificultada, sen...
Com o desenvolvimento dos transportes no
final do século XIX, estreitaram-se os contatos
entre “negros da África” e “negro...
A Negritude foi um movimento
que marcou a valorização da cultura afro, de uma
dimensão que transcende as características
f...
Entre os casos particulares estudados
aqui, a descolonização inglesa da África
foi a mais pacifica, tendo como
característ...
Outro caso especial foi a África do Sul, que
ao contrário das outras colônias inglesas
africanas, se tornou independente e...
A descolonização francesa, apesar de pacifica em
alguns países, foi bastante turbulenta, devido a
renuncia do governo fran...
A descolonização portuguesa foi marcada por um
intenso período de guerras com suas colônias
conhecido como Guerra Colonial...
Como a eugenia aflorada pelo
processo de descolonização da África
pode influenciar a ética de
melhoramento genético?
Ficha: “A Descolonização da África” – Sonia
Wanderley
 O Movimento da Negritude - Nilton Garrido www.prof2000.pt
 Wikipe...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Descolonização africana trabalho de marcos nunes

1,287 views

Published on

Trabalho de alunos da Turma 3A, do Colégio de Aplicação da Uerj, no ano de 2013, visando avaliação parcial do 3° trimestre.

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,287
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
347
Actions
Shares
0
Downloads
59
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Descolonização africana trabalho de marcos nunes

  1. 1. Descolonização Africana
  2. 2. Com o fim da 2ª Guerra Mundial em 1945, as metrópoles europeias enfraqueceram-se ideologicamente. Como seria possível lutar contra o “domínio opressor nazista” e continuar cerceando suas colônias africanas e asiáticas? Em meio a um turbilhão de novas ideologias e filosofias, principalmente com a ascensão do socialismo, a “missão civilizadora” foi perdendo sentido. E o sentimento nacionalista dos nas colônias, crescendo proporcionalmente.
  3. 3. Os primeiros casos ocorreram na África em 1956, sendo em algumas colônias de forma facilitada e em outras dificultada, sendo necessário o uso da força para conquistar a tão desejada “emancipação” através de guerrilhas. Colônias com nenhum produto estratégico* Independência facilitada Colônias com produtos estratégicos* Resistência europeia e posterior conquista da independência através da ação de movimentos de guerrilha *Produtos estratégicos: cobre, ouro, diamantes ou petróleo
  4. 4. Com o desenvolvimento dos transportes no final do século XIX, estreitaram-se os contatos entre “negros da África” e “negros da América”. Com essa aproximação, foi criada uma ideia de “valorização da cultura africana” e adotada a ideia de uma Pátria em comum: o continente africano. Sendo até defendido por alguns o retorno dos negros a África. Ideal esse sintetizado pelo “slogan”: África para os africanos”.
  5. 5. A Negritude foi um movimento que marcou a valorização da cultura afro, de uma dimensão que transcende as características físicas. Para alguns, tratou-se de um movimento racista. Entretanto, os defensores da Negritude afirmam que trata-se de um “humanismo”. Cabe ressaltar que a "Negritude" não surgiu apenas com o intuito de recuperar a dignidade e a personalidade do homem negro, mas também como um movimento motivador da própria descolonização da África.
  6. 6. Entre os casos particulares estudados aqui, a descolonização inglesa da África foi a mais pacifica, tendo como característica principal a lenta e gradual emancipação, e a posterior incorporação dos novos países à esfera de influencia britânica. A única exceção deste processo foi o Quênia, que só se libertou após a chamada Revolta dos Mau-Mau, que durou quase 10 anos.
  7. 7. Outro caso especial foi a África do Sul, que ao contrário das outras colônias inglesas africanas, se tornou independente em 1931, e não nos anos posteriores a 2ª Guerra Mundial. Após a independência, a segregação racial presente na sociedade sul-africana se intensificou muito, culminando no famoso Apartheid, que foi a institucionalização legal desta segregação.
  8. 8. A descolonização francesa, apesar de pacifica em alguns países, foi bastante turbulenta, devido a renuncia do governo francês de libertar colônias estratégicas, como a Argélia e a Indochina, na Ásia. A Argélia só conseguiu a independência depois de uma sangrenta guerra de 8 anos, em que a Frente de Libertação Nacional (FLN) lutou contra tropas do governo e guerrilhas franco-argelinas conhecidas como pieds-noirs (pés-negros). Após uma tentativa de golpe na França por parte de pés-negros e setores de direita do exercito, o governo do presidente De Gaulle promove um referendo pelo futuro da Argélia. Pouco tempo depois esta se torna independente, com imensa aprovação do povo francês.
  9. 9. A descolonização portuguesa foi marcada por um intenso período de guerras com suas colônias conhecido como Guerra Colonial Portuguesa. Esse período começou em 1961 em Angola, e os conflitos logo se espalharam para Moçambique e Guiné-Bissau. Isso aconteceu devido a recusa do governo ditatorial iniciado por Salazar de abrir do que segundo este era território nacional. A medida que o conflito foi se arrastando, era cada vez maior o descontentamento pelo governo por parte dos militares e de setores civis, especialmente os universitários. Isso culminou na chamada Revolução dos Cravos, em 1974, em que o MFA (Movimento das Forças Armadas), junto com milícias universitárias, depuseram o governo ditatorial e deram inicio às negociações de paz com as colônias, com o objetivo de promover, enfim, a descolonização. 
  10. 10. Como a eugenia aflorada pelo processo de descolonização da África pode influenciar a ética de melhoramento genético?
  11. 11. Ficha: “A Descolonização da África” – Sonia Wanderley  O Movimento da Negritude - Nilton Garrido www.prof2000.pt  Wikipedia.org 

×