Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Castanhas 
embrulhadas 
em...Ciência 
Dia de S. Martinho 
11 de novembro de 2014
Castanha - Castenea sativa 
Um alimento que lhe dá muita energia e poucas calorias!
“Só em Novembro as agita uma 
inquietação funda, dolorosa, que as faz 
lançar ao chão lágrimas que são os 
ouriços. 
Abrin...
Sabia que.. a castanha é uma semente? 
O fruto do castanheiro é o ouriço, uma 
vagem arredondada e espinhosa dentro da 
qu...
A castanha 
Propriedades e benefícios 
É considerado como um fruto seco e a sua 
composição assemelha-se à dos cereais, co...
Castanhas: cozidas ou assadas… 
As castanhas são comidas por todo o país assadas com sal ou cozidas com 
erva doce. 
Antes...
Sabia que… 
A frio, a estrutura do amido mantém-se inalterada. Mas, quando 
o amido é aquecido na presença de água (e a ca...
“Dia de S. Martinho, lume castanhas e vinho” 
diz o ditado popular… 
Diz a lenda que Martinho era um soldado cujo nome foi...
Há muito muito tempo… 
A castanha é usada na alimentação desde tempos pré-históricos, 
sendo provavelmente um dos alimento...
CCaassttaannhhaass aassssaaddaass 
Ingredientes : Castanhas , Sal grosso , Água 
Preparação : Prepare as castanhas dando-l...
CCaassttaannhhaass ccoozziiddaass 
Ingredientes : Castanhas , Água, Sal grosso , Erva doce. 
Preparação : Prepare as casta...
Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela 
EBI c/JI Sophia de Mello Breyner 
EB1 c/JI Amélia Vieira Luís 
JI Tomás Ribei...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Castanhas embrulhadas em ciencia

540 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Castanhas embrulhadas em ciencia

  1. 1. Castanhas embrulhadas em...Ciência Dia de S. Martinho 11 de novembro de 2014
  2. 2. Castanha - Castenea sativa Um alimento que lhe dá muita energia e poucas calorias!
  3. 3. “Só em Novembro as agita uma inquietação funda, dolorosa, que as faz lançar ao chão lágrimas que são os ouriços. Abrindo-as, essas lágrimas eriçadas de espinhos deixam ver numa camada fofa a maravilhosa singular de que falo, tão desafetada que até no próprio nome é doce e modesta – a castanha.” Miguel Torga, “Um Reino Maravilhoso” 1941
  4. 4. Sabia que.. a castanha é uma semente? O fruto do castanheiro é o ouriço, uma vagem arredondada e espinhosa dentro da qual se encontra, geralmente, 3 sementes, isto é, 3 castanhas.
  5. 5. A castanha Propriedades e benefícios É considerado como um fruto seco e a sua composição assemelha-se à dos cereais, com pouca gordura e minerais, mas rica em fibra e carbohidratos e também em vitaminas A,C,E e ácido fólico. É um alimento de outono, ideal para fortalecer as suas defesas e preparar o organismo para as doenças de inverno. É por isso benéfico para: - Prevenir constipações. - Melhorar o trânsito intestinal. -Energizar o corpo e a mente.
  6. 6. Castanhas: cozidas ou assadas… As castanhas são comidas por todo o país assadas com sal ou cozidas com erva doce. Antes de as cozinhar deve contudo retalhar-se a casca. As castanhas são compostas principalmente por amido (um hidrato de carbono) e água. Quando são aquecidas, a água existente passa a vapor. A pressão do vapor à medida que aumenta vai “empurrar” a casca e, se esta não tiver levado um golpe, a castanha pode mesmo explodir.
  7. 7. Sabia que… A frio, a estrutura do amido mantém-se inalterada. Mas, quando o amido é aquecido na presença de água (e a castanha contém água na sua constituição), grandes modificações ocorrem. A energia térmica introduzida enfraquece as ligações entre as moléculas do amido, a estrutura granular “relaxa” e alguma água penetra no interior dos grânulos de amido, que incham, formando um complexo gelatinoso com a água.
  8. 8. “Dia de S. Martinho, lume castanhas e vinho” diz o ditado popular… Diz a lenda que Martinho era um soldado cujo nome foi escolhido pelo seu Pai, um general romano, em homenagem a Marte o Deus da Guerra e protetor dos soldados. Certo dia de Novembro, muito frio, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando de repente começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola. Como nada tivesse, Martinho, lembrou-se da sua capa de soldado e, sem hesitar pegou na sua espada, cortou a capa ao meio e deu uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão. Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho.
  9. 9. Há muito muito tempo… A castanha é usada na alimentação desde tempos pré-históricos, sendo provavelmente um dos alimentos mais antigos. No século XVII, a castanha era considerada um dos produtos básicos da alimentação dos beirões chegando, se necessário, a substituir o pão ou as batatas.
  10. 10. CCaassttaannhhaass aassssaaddaass Ingredientes : Castanhas , Sal grosso , Água Preparação : Prepare as castanhas dando-lhes um golpe com uma faca, a fim de não rebentarem. Salpique-as com água, para o sal aderir mais facilmente e para que a casca fique mais estaladiça e assim se retire com mais facilidade. Polvilhe as castanhas com sal e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno ou num assador de barro furado. Coloque o tabuleiro no forno ou o assador de barro na lareira sobre as brasas, tendo o cuidado, quer num caso quer noutro, de as mexer de vez em quando. Quando estiverem assadas coloque-as num recipiente de barro e sirva, a fim de que cada pessoa descasque a sua parte. Acompanhe com jeropiga ou água-pé.
  11. 11. CCaassttaannhhaass ccoozziiddaass Ingredientes : Castanhas , Água, Sal grosso , Erva doce. Preparação : Prepare as castanhas dando-lhes um golpe com uma faca, a fim de não rebentarem. Coloque-as num tacho com água e leve ao lume. Quando a água estiver a ferver tempere com sal e erva doce. Depois de cozidas podem ser comidas simples, com manteiga ou servir de acompanhamento a pratos de carne.
  12. 12. Agrupamento de Escolas de Carnaxide-Portela EBI c/JI Sophia de Mello Breyner EB1 c/JI Amélia Vieira Luís JI Tomás Ribeiro Os professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais desejam a todos um fantástico Dia de S.Martinho 11 de novembro de 2014

×