Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Power point contrução do dia 4 de abril (2)

565 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Power point contrução do dia 4 de abril (2)

  1. 1. Professoras OrientadorasROSILANE CAPISTRANO NUNES DA SILVASOLANGE GOULART DE SOUZA
  2. 2. Unidade 1 – Anos 1, 2 e 3Objetivos desta unidade:* Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento ;*Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do EnsinoFundamental e definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimentonas áreas da leitura e da escrita ;* Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização ,analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro deaprendizagem ;*Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos deaprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
  3. 3. Unidade 1 – Ano 1CURRÍCULO NA ALFABETIZAÇÃO:CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOSIntegrantes:Andreza Adão da Costa; Elisiane AparecidaFerreira;Lidiane Pauli; Luciana Kornatzki; Marciana M. daConceição Guesser; Maria do Carmo Sodré; Maria LuizaCoutinho Vieira;Marineusa Soares Goulart; Regina Nely RafaelZeferino;Scheila Fernandes e Sirlei Elen Mignoni Andrade.
  4. 4. • O currículo é construído na prática diáriade professores e, portanto, nem semprereflete exatamente o que os documentosoficiais orientam, mas também não podeser entendido como decisão de cada um.Precisa ser, na verdade, fruto deconstruções coletivas que tenham comonorte princípios partilhados.
  5. 5. • Os princípios de um currículo inclusivoincluem a definição de algunsconhecimentos a serem apropriados portodos os estudantes, respeitando-se assingularidades, diferenças individuais ede grupos sociais.
  6. 6. • Os documentos oficiais, como aspropostas curriculares nãocorrespondem necessariamente a toda arealidade de uma rede de ensino, masserve de diretriz para a prática dodocente. Desse modo, é o que épraticado no cotidiano da escola queconstitui, de fato,o currículo
  7. 7. Unidade 1 Ano 2Avaliação no ciclo de alfabetização : omonitoramento do processo de ensino e deaprendizagem das criançasIntegrantes : Ana Paula Marçal; Carmem Lucia Richartz Manes;Doraci Helena Prim Pauli; Edna Szumanski; Eluina JussaraFonseca Muller; Indiamara Dal Agnello Pauli;Mariã RoseliQuirino Moreira; Marivone Elvira da Rocha;Matilde GomesInácio Junckes; Valdete Andrade Manes e Vicentina GomesFarias.
  8. 8. Objetivos: Regular e adaptar a prática pedagógica as necessidadesdos alunos, considerando nesse processo avaliativo oprofessor, o aluno, a escola e a família.; Promover o alcance dos objetivos pré determinados pelaescola através de seu PPP; Desenvolver estratégias para ampliar e promover odesenvolvimento de aprendizagens significativas; Potencializar a formação das crianças, garantindo acontinuidade da aprendizagem ao longo do ciclo dealfabetização;
  9. 9. • Avaliar para identificar conhecimentos prévios;• Verificar o aprendizado e decidir o que precisa retomar;• Avaliar para conhecer as dificuldades e planejar atividadesadequadas;• Avaliar para verificar se os alunos estão em condições deprogredir;• Avaliar para verificar a utilidade/validade das estratégiasde ensino;• Avaliar as estratégias didáticas para redimensionar oensino.Leal
  10. 10. Unidade 1 – Ano 3Direitos de aprendizagem no ciclo dealfabetização – Língua PortuguesaIntegrantes: Eva Anilda Silveira; Graciara Luz; JosianeKlein; Kátia Cruz da Silva Vitorino; Katia surgik; OsirOdilon Soares; Patricia Bittencourt Regina NelyRafael Zeferino e Valdelice Maria da Silva.
  11. 11. Lei 9394 (LDB)Art. 22“tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comumindispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredirno trabalho e em estudos posteriores”Art. 32O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escolapública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formaçãobásica do cidadão, mediante:I - o desenvolvimento da capacidade d e aprender, tendo como meios básicos opleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,das artes e dos valores em que se• fundamenta a sociedade;III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista aaquisição de conhecimentos e habilidades e aformação de atitudes e valores;IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana ede tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
  12. 12. Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa• Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuaisdiversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que osdiscursos são criados e recebidos.• Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros),levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como osmúltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.• Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância,como parlendas, cantigas, trava línguas.• Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico(textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organizaçãodo cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas...).• Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão ediscussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas deleitores, debates, documentários...).• Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valorese comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos eatitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceitolinguístico, dentre outros).
  13. 13. • Para atender às exigências previstas nasDiretrizes, torna-se necessário delimitaros diferentes conhecimentos e ascapacidades básicas que estão subjacentesaos direitos para isso foram criadosquadros que permeiam conhecimentos ecapacidades específicos organizados poreixo de ensino da Língua Portuguesa:Leitura, Produção de textos Escritos,Oralidade, Análise Linguística.
  14. 14. • Os quadros expõem sugestões daprogressão dos conhecimentos oucapacidades de cada ciclo.• O nível de aprofundamento de umconhecimento varia de acordo com osconhecimentos prévios da turma.
  15. 15. • A letra I será utilizada para indicar quedeterminado conhecimento ou capacidadedeve ser introduzido na etapa escolarindicada;• A letra A, indicará que a ação educativadeve garantir o aprofundamento;• A letra C, indica que a aprendizagem deveser consolidada no ano indicado
  16. 16. • Em todos os anos de escolarização,ascrianças devem ser convidadas a ler,produzir e refletir sobre textos quecirculam em diferentes esferas sociais deinterlocução, mas alguns podem serconsiderados prioritários, como os gênerosda esfera literária; esferaacadêmica/escolar e esfera midiática,destinada a discutir temas sociaisrelevantes.

×