Analista de negocios

2,088 views

Published on

Published in: News & Politics
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,088
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
97
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Analista de negocios

  1. 1. O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS EM SOLUÇÕES DE BI Gustavo Olsen – Analista de Negócios
  2. 2. ANÁLISE DE NEGÓCIOS “...Segundo o BABoK, Análise de Negócios é o conjunto de tarefas e técnicas utilizadas para o trabalho como um elo entre as partes interessadas, com o objetivo de compreender a estrutura, políticas e operações de uma organização, possibilitando assim a recomendação de soluções que permitam a empresa alcançar seus objetivos...”
  3. 3. O ANALISTA DE NEGÓCIOS “...O Analista de Negócios é o profissional que busca as melhores oportunidades de negócio, analisa novas tendências, cria novos produtos, recria produtos existentes, está sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa, e principalmente é quem mantém o contato permanente com o cliente e os donos do negócio...”
  4. 4. O ANALISTA DE NEGÓCIOS
  5. 5. ANALISTA DE SISTEMAS VS. ANALISTA DE NEGÓCIOS “...A principal diferença entre ambos é que o Analista de Sistemas deve conhecer as melhores técnicas e práticas de desenvolvimento e levantamento de requisitos, mas não precisa conhecer todos os ramos e nichos de mercado; Isso é para o Analista de Negócios...”
  6. 6. ENTÃO, QUE TIPO DE CONHECIMENTO O ANALISTA DE NEGÓCIOS PRECISA TER??? * Visão de Gestão de TI; * Não precisa conhecer Infra-estruturar; * Preocupação com a Segurança da Informação; * Não precisa saber configurar um firewall; * Usar a Informação de forma Inteligente; * Não precisa escrever em linguagem Java; * Conhecimento dos Recursos da Internet e Suas Oportunidades; * Não precisa ter entendimento de XML;
  7. 7. ÁREAS DE CONHECIMENTO PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DA ANÁLISE DE NEGÓCIOS: - Identificar atividades, selecionar técnicas de análise, definir as partes interessadas e avaliar o andamento do projeto... - O que eu preciso fazer?
  8. 8. ÁREAS DE CONHECIMENTO ELICITAÇÃO: - Levantar e detalhar requisitos das partes interessadas... - Do que as partes interessadas precisam?
  9. 9. ÁREAS DE CONHECIMENTO GERENCIAMENTO E COMUNICAÇÃO DE REQUISITOS: - Comunicar resultados e identificar e gerenciar mudanças... - Todo mundo entende e concorda?
  10. 10. ÁREAS DE CONHECIMENTO ANÁLISE CORPORATIVA: - Entender o contexto para definir a necessidade e definir o escopo da solução... - Porque estamos fazendo isso?
  11. 11. ÁREAS DE CONHECIMENTO ANÁLISE DE REQUISITOS: - Analisar as necessidades e atual situação para detalhar e validar os requisitos... - O que a solução deve ser capaz de fazer?
  12. 12. ÁREAS DE CONHECIMENTO ANÁLISE E VALIDAÇÃO DA SOLUÇÃO: - Assegurar que a melhor solução será escolhida e avaliá-la... - A solução faz o que devia fazer?
  13. 13. COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS DO ANALISTA DE NEGÓCIOS Capacidade Analítica Características Comportamentais Conhecimento de Negócios Habilidades de Comunicação Habilidades Interpessoais Aplicativos e Softwares Criatividade Ética Princípios e Práticas de Negócio Comunicação Oral Facilitação e Negociação Aplicativos Genéricos Habilidade para Tomar Decisões Organização Pessoal Habilidade de Ensinar Liderança e InfluenciaCapacidade de Aprender Conhecimento da Organização Habilidade para Resolver Problemas Confiabilidade Trabalho em Equipe Aplicativos Específicos Conhecimento da Solução Comunicação EscritaPensamento Sistêmico
  14. 14. ONDE ESTÁ O ANALISTA DE NEGÓCIOS NO FLUXO DE TRABALHO DA SOL7??? Com exceção ao momento da proposta comercial o Analista de Negócios está presente em todas as etapas de um projeto de BI, mesmo que sendo indiretamente... Podemos visualizar a participação do AN no Ciclo de Vida e Gestão de Projetos de Software adotado pela SOL7...
  15. 15. CICLO DE VIDA E GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE
  16. 16. PODEMOS CONCLUIR QUE... “...Um Analista de Negócios tem que aprender sobre o negocio do seu cliente para lhe fornecer a melhor solução a ser contratada. Projetar, criar, acompanhar, homologar e treinar são as tarefas que um Analista de Negócios deve desempenhar no seu dia-a-dia. Aprender para Fazer é a rotina deste profissional...”
  17. 17. DÚVIDAS E COMENTÁRIOS

×