Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Priorizando os problemas de usabilidade na Web

1,780 views

Published on

Capítulo 4 o livro: NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na Web: Projetando WebSites com qualidade. Edição:2. Rio de Janeiro: Campus, 2007

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Priorizando os problemas de usabilidade na Web

  1. 1. Interação Humano Computador Priorizando seus Problemas de Usabilidade
  2. 2. ProblemasHá muitas coisas erradas com os Websitesatuais, mais para melhorar a usabilidadeprecisamos priorizar nossos recursos e corrigiros problemas que mais afetam os usuários.
  3. 3. Obtendo a InformaçãoClassificar (Gravidade) problemas de usabilidadeatravés de feedback, do mais alto ao mais baixoa equipe deve seguir um plano de correção.
  4. 4. Fatores que Afetam a Gravidade Três fatores afetam a gravidade de um problema para os usuários: Frequência Impacto PersistênciaPara tais problemas classificamos de 0 - 10
  5. 5. FrequênciaQuantos usuários encontrarão o problema?Se o número for relativamente pequeno deusuários for prejudicado por ele, ele seráconsiderado um problema de gravidad emaisbaixa.
  6. 6. ImpactoQuantas dificuldades o problema causa aosusuários que o encontram?Isso pode variar de irritação praticamenteimperceptível a perdas de horas de trabalho oumesmo a decisão de sair de um WebSite.
  7. 7. PersistênciaO problema é um impedimento de uma única vezpara os usuários ou ele causa dificuldadescontínuas?Muitos problemas de usabilidade têm baixapersistência, pois depois que as pessoasidentificam esse problema, elas podem superar-lo no futuro.Outras interfaces são tão confusas que aspessoas repetidamente ficam desorientadas.
  8. 8. Classificação da GravidadePara calcular o placar total da gravidade doproblema:((frequencia * impacto) * Raiz Quadrada da taxade persistência)/3.16
  9. 9. ComentárioNo slide anterior temos problemas não gravespois os números não estão em ordem porempoucas pessoas são atingidas.No próximo slide houve uma correção no websitelenvando a uma visão do Google Earth
  10. 10. ComentárioNo slide anterior não diz quando o banco foifundado, por quem foi fundado, quantasagencias ou postos de atendimento.No próximo slide do mesmo website temos aalteração
  11. 11. Caso RealEm 9 de março de 2005, em uma edição doAmerican Medical Association, Ross Koppel ecolegas escreveram sobre um estudo de campodo sistema de entrada de receitas médias de umhospital que os médicos utilizavam paraprescrever medicamentos aos pacientes.O estudo identificou 22 maneiras em que asfalhas de projeto destes sistemas resultam emdoses erradas ao paciente. A maioria das falhasocorreram devido a falhas de usabilidade.
  12. 12. A Escala das DificuldadesBaseado no estudo algumas dificuldadesestudadas no capítulo 2 podem ser medidas esua média é expressa no próximo slide.
  13. 13. Titulo
  14. 14. InformaçãoTrês quartos dos problemas dos problemas deusabilidade que as pessoas encontram têm a vercom objetivo básico: localizar, ler e entender asinformações.
  15. 15. Classificação de Gravidade Agrupada
  16. 16. Por que os usuários falhamNos slides anteriores discutimos os problemasque irritam os usuários, mas nãonecessariamente impedem, nos próximos slidesvamos estudar o que impede o usuário deexecutar suas tarefas.
  17. 17. Tituloxx
  18. 18. Agrupando os Problemas que fazem o usuário falhar
  19. 19. ReferênciaNIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa.Usabilidade na Web: Projetando WebSites comqualidade. Edição:2. Rio de Janeiro: Campus,2007.

×