Tics na Educação

4,648 views

Published on

Tecnologias de informação e comunicação, Educação, Redes Sociais, Tecnologias na Educação

Published in: Education, Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,648
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
968
Actions
Shares
0
Downloads
184
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tics na Educação

  1. 1. As TICs e o Cenário da Educação ContemporâneaA relevância das TICs na Educação Contemporânea ena Formação do Professor/Aluno.As principais TICs, definições, características erelações no processo de Ensino – Aprendizagem.Relações Pedagógicas em AVEA.TICs na Educação: existem limites quanto à utilização?
  2. 2. A relevância das TICs naEducação Contemporânea e naFormação do do Professor/Aluno O mundo vive a era da informação e da comunicação. As tecnologias estão presentes em quase todas as atividades humanas. A inserção das TICs nos diferentes setoreseducacionais, sociais e culturais, implica em perspectivase soluções também diferenciadas.
  3. 3. A relevância das TICs na Educação Contemporânea e na Formação do do Professor/Aluno Com isso ... “Teremos a exigência cognitiva ecomunicacional das gerações que emergem coma CIBERCULTURA, isto é, a ambiência deconhecimento, de crenças, de artes, de éticas, deleis, de costumes, de hábitos e de aptidõesdesenvolvidos pela sociedades na era digital emrede mundial de computadores (LEMOS e LEVY,2010)”.
  4. 4. Apresentação das principais TICs,definições, caracterização econtextualização histórica
  5. 5. Tecnologia? - Teoria, ciência, estudo... - Técnica... - Conjunto de todas as técnicas... - Ideologia...
  6. 6. Microprocessador PC (Personal Computer) ImprensaEscrita Telégrafo Internet4.000 1456 / 1837 1971 / 1981 1986... (5.500 anos) (18 anos) (22 anos...) (500 anos/ 400 Imprensa)
  7. 7. Com a invenção da escrita, em termos práticos, a humanidade: · passa a ter um recurso que substitui a memória oral;· constitui uma nova forma de reprodução do saber acumulado; · tem a oportunidade de selecionar quemteria (ou não) possibilidade de lidar com o código escrito.
  8. 8. Com a evolução da escrita, a evolução do suporte. Uma tecnologia leva a criação de outra ... [editar]
  9. 9. Jean Miélot, escriba europeu em seu escritório.
  10. 10. Invenção da imprensasurge pela necessidade deprover acesso ao mundo dasletras a uma parcela maior daclasse dominante;as bibliotecas perdem seusstatus sacralizado, passandode depósitos de escritossagrados a arquivos damemória coletiva;permite crescente acesso aosmistérios da palavra escrita;produz reações (gramática-controle de como seescreveria , inquisição-controle do que poderia serlido, etc.)
  11. 11. Evolução das TICs no Ensino – Aprendizagem ...
  12. 12. Convergência Tecnológica ... Impactos na Educação?
  13. 13. E a Formação do Professor?
  14. 14. Em um mundo em que aexplosão das técnicasinformáticas revoluciona osmodos de acesso aos saberes,a integração das TICs naPedagogia requer umamodificação profunda da tarefado pedagogo, da organizaçãodo ensino e da concepção daaprendizagem, e até mesmoda maneira pelo qual o alunose apropria do conhecimento.(LEFOE, 1998).
  15. 15. Internet Curiosidades... No Brasil, a primeira conexão à internet foi efetuada em janeiro de1991. O acesso ao sistema foi liberado para instituiçõeseducacionais, de pesquisa e a órgãos do governo. 1993 - No Brasil, ocorreu a primeira conexão de 64 kbps à longadistância, estabelecida entre São Paulo e Porto Alegre. 1996 - Foi lançado o primeiro comunicador instantâneo, o ICQ. O Brasil tinha 100 mil usuários de Internet. 2000 - O Brasil começou a ser usada a banda larga.
  16. 16. O mudou com a internet...
  17. 17. Tonho Crocco responde por crime contra a honra, que pode gerar até dois anos de prisão,por fazer música falando do aumento salarial dos deputados no Rio Grande do Sul.A REVOLUÇÃO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAISO processo contra o artista foi noticiado em diversos veículos, chegando aos Trend Topicsdo Twitter, além de render mais de 100 mil acesso ao vídeo do rap no YouTube.É como Manuel Castell disse no artigo Anatomia de uma revolução:“Não foi uma revolução na internet, mas sem internet esta revoluçãonão teria ocorrido.” Fonte: http://www.comunicacaoetendencias.com.br/No que depender do deputado Giovani Cherini, a ação contra o músico Tonho Crocco nãoirá adiante. Em entrevista no programa Gaúcha Repórter, o parlamentar disse quepretende se retratar sobre o ofício encaminhado à Procuradoria Geral do Estado. OMinistério Público (MP-RS) informou que não há denúncia e com isso o caso pode serarquivado.Weingartner garantiu ainda que não houve em nenhum momento tentativa de impedir aveiculação da música.— Jamais. É importante dizer isso. E isso é um sinal de maturidade democrática. Nãohouve por parte de ninguém qualquer tentativa de censura — concluiu o promotor. Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/especial/rs/segundocaderno/19,1027,3433170,Deputado-anuncia-que-desistira-de-acao-contra-musico-Tonho-Crocco.html

×