Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Museu antônio granemann de souza de curitibanos

1,872 views

Published on

Vale a pena visitar o Museu Antônio Granemann de Souza de Curitibanos, conhecer um pouco da história de Santa Catarina e Brasil.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Museu antônio granemann de souza de curitibanos

  1. 1. MUSEU ANTÔNIO GRANEMANNDE SOUZA – CURITIBANOS - SC FOTOS: CIDRAL DA COSTA TEXTO E EDIÇÃO DE SLIDE: LUIZ ALVES
  2. 2. Abriga um interessante acervo sobre a Guerra doContestado:Estamos vivendo o Centenário do Contestado, um epopeicoacontecimento da História do Brasil cujo conhecimento éde fundamental importância na formação da culturacontemporânea. Conheça nosso acervo sobre a Guerra doContestado composto pela Coleção pelas de Armasutilizadas pelos sertanejos, vaqueanos, seguranças dasserrarias, pelo Exercito Brasileiro e pela Força Pública deSanta Catarina. Fotografias do Município no período doContestado, Cópias dos Processos Judiciais dos Sertanejosjulgados nesta Guerra, a impressora tipográfica do Jornal“O Trabalho” incendiado na Guerra do Contestado.
  3. 3. Encontra-se a Cruz original do Capão da Mortandade:A Revolução Farroupilha contou com participação dacatarinense Anita Garibaldi. No dia 12 de janeiro de 1840Anita Garibaldi foi presa pelas tropas legalistas emCuritibanos na localidade da Fazenda da Forquilha. Nestedia foi travada uma batalha, culminando com a morte decentenas de “Farrapos” e “Imperialistas,” o local ficouconhecido como “Capão da Mortandade.” Esses mortosforam sepultados em uma vala comum e uma cruz foicravada neste chão. Atualmente a cruz original seencontra no museu. No “Capão da Mortandade” foicolocada uma réplica.
  4. 4. Você conhecerá a “Casa do Tropeiro”:Uma das histórias mais bonitas do Brasil está na garra,na resistência, na coragem e no desbravamento dostropeiros, viajantes que não mediram esforçostransportando gado e mercadorias, abrindo estradas portodo o Brasil. No museu se encontra a casa do Tropeirocontendo um diversificado acervo referente aoTropeirísmo, conheça as bruacas, gamelas, panelas deferro, entre outros objetos rústicos do tempo dostropeiros.
  5. 5. Você encontra um diversificado acervo sobre as famíliasde Curitibanos:Importantes famílias de Curitibanos deixaram um legadohistórico no museu através de fotografias, utensíliosdomésticos, vestuário, e outros objetos pessoais.
  6. 6. Contemplar a beleza do mobiliário colonial, dos lustres eda arquitetura neoclássica:O Museu Histórico Antônio Granemann de Souza foi sededa Prefeitura Municipal de Curitibanos, construído em1929 em estilo neoclássico foi considerado um dos maismodernos de Santa Catarina. As paredes fogem ao padrãoatual de arquitetura, chamam a atenção pela altura elargura. Os lustres bem conservados são atraentes. Eainda podemos encontrar um mobiliário de madeiramaciça revelando a imponência do período colonial.
  7. 7. Visite o Museu Histórico, ajude a contar aos seus filhosnossa História para que nossa memória permaneça viva.HORARIO DE FUNCIONAMENTODe segunda a sexta-feiraDas 8:00 às 11:30Das 13:30 às 17:30Sábados e Domingos (para grupos de pessoas) comagendamento prévio pelo telefone 49 - 3241- 2393

×