Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Paradigma
lógico
Prof: Sergio Souza Costa
PARADIGMA LÓGICO
FATOS, REGRAS E PERGUNTAS
●Um fato é uma afirmação sempre verdadeira.
●Uma regra é uma afirmação que para ser verdadeira d...
PARADIGMA LÓGICO
●Programa-se de forma declarativa, ou seja,
especificando o que deve ser computado ao invés de
como deve ...
PARADIGMA LÓGICO
Programar em lógica envolve:
1. declarar alguns fatos a respeito de objetos e seus
relacionamentos,
2. de...
LÓGICA E PROLOG
●Prolog = Programming in Logic.
●Principal linguagem do paradigma lógico , proposto na
década de 70.
○ Rob...
FATOS EM PROLOG
Fatos
Notação geral de fatos.
predicado(arg1, arg3, ..., argn ).
O Sol é uma estrela.
A Terra é um planeta...
FATOS EM PROLOG
●Exemplos de fatos, com um argumento
●Exemplos de fatos, com mais de um argumento
estrela(sol).
planeta(te...
PERGUNTAS EM PROLOG
Consultas, perguntas, queries ou goals.
A “hipótese do mundo fechado”.
A Terra é um planeta ?
A Terra ...
PERGUNTAS EM PROLOG
Consultas, perguntas, queries ou goals.
A “hipótese do mundo fechado”.
A Terra é um planeta ?
A Terra ...
PERGUNTAS EM PROLOG
Consultas, perguntas, queries ou goals.
A “hipótese do mundo fechado”.
A Terra é um planeta ?
A Terra ...
PERGUNTAS EM PROLOG
Consultas, perguntas, queries ou goals.
A Terra é um planeta ?
A Terra é uma estrela ?
O sol é um plan...
VARIÁVEIS EM PROLOG
Variáveis em Prolog é como uma incógnita que pode
ser encontrada por inferência (deduções lógicas) aos...
REGRAS OU CLAUSULAS
A Terra é um planeta se
ela não for uma estrela.
planeta(terra) :-
not(estrela(terra)).
irmao(X,Y) :- ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Paradigma lógico

1,524 views

Published on

Breve apresentação sobre o paradigma lógico

Published in: Technology
  • Parabéns pela explicação sobre Paradigma lógico ficou excelente e de fácil compreensão.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Relembrar é vuver novamente. Acabo de reviver momentos fantásticos aqui.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Paradigma lógico

  1. 1. Paradigma lógico Prof: Sergio Souza Costa
  2. 2. PARADIGMA LÓGICO
  3. 3. FATOS, REGRAS E PERGUNTAS ●Um fato é uma afirmação sempre verdadeira. ●Uma regra é uma afirmação que para ser verdadeira depende de outras regras ou fatos. ●Podemos fazer perguntas sobre os fatos ou regras. A Terra é um planeta. O Sol é uma estrela. A Terra é um planeta ? Quem é um planeta ? A Terra é uma estrela ? A Terra é um planeta se ela não for uma estrela.
  4. 4. PARADIGMA LÓGICO ●Programa-se de forma declarativa, ou seja, especificando o que deve ser computado ao invés de como deve ser computado ●Sem instruções explícitas e seqüenciamento ●Aplicações em IA, robotica, linguagem natural
  5. 5. PARADIGMA LÓGICO Programar em lógica envolve: 1. declarar alguns fatos a respeito de objetos e seus relacionamentos, 2. definir algumas regras sobre os objetos e seus relacionamentos e 3. fazer perguntas sobre os objetos e seus relacionamentos.
  6. 6. LÓGICA E PROLOG ●Prolog = Programming in Logic. ●Principal linguagem do paradigma lógico , proposto na década de 70. ○ Robert Kowalski (Edinburgh) ○ Maarten van Emden (Edinburgh) ○ Alan Colmerauer (Marseilles)
  7. 7. FATOS EM PROLOG Fatos Notação geral de fatos. predicado(arg1, arg3, ..., argn ). O Sol é uma estrela. A Terra é um planeta. estrela(sol). planeta(terra). Um fato ou regra deve terminar por pontoPredicados e argumentos são escritos por letras Não pode ter espaço entre predicado e parênteses.
  8. 8. FATOS EM PROLOG ●Exemplos de fatos, com um argumento ●Exemplos de fatos, com mais de um argumento estrela(sol). planeta(terra). planeta(marte). satelite(lua). pai(joao, ana). João é pai de Ana. filho(jose, maria, antonio). José é filho de Maria e Antonio Verbo Sujeito e Objeto
  9. 9. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A “hipótese do mundo fechado”. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. % base de dados planeta(terra). % goals ?- planeta(marte). false.
  10. 10. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A “hipótese do mundo fechado”. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. % base de dados planeta(terra). % goals ?- planeta(marte). false. Um predicado sempre retorna um valor lógico, verdadeiro ou falso.
  11. 11. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A “hipótese do mundo fechado”. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. % base de dados planeta(terra). % goals ?- planeta(marte). false. Um predicado sempre retorna um valor lógico, verdadeiro ou falso. se um fato não é conhecido , assume-se que ele é falso.
  12. 12. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. Quem é um planeta ?
  13. 13. VARIÁVEIS EM PROLOG Variáveis em Prolog é como uma incógnita que pode ser encontrada por inferência (deduções lógicas) aos fatos e regras: ?- planeta(X). X = terra. Variável XDedução do interpretador Toda variável começa com letra maiúscula
  14. 14. REGRAS OU CLAUSULAS A Terra é um planeta se ela não for uma estrela. planeta(terra) :- not(estrela(terra)). irmao(X,Y) :- filho(X, H,M) , filho(Y,H,M) , Y == X. Cabeça, definição do predicado Pescoço, equivale ao “if“ ou “se”. Corpo, equivale a uma função. Uma virgula (,) equivale ao operador “e” e um ponto e virgula (;) ao operador “ou”. Pé da sentença (.)

×