Paradigma lógico

1,250 views

Published on

Breve apresentação sobre o paradigma lógico

Published in: Technology
2 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Parabéns pela explicação sobre Paradigma lógico ficou excelente e de fácil compreensão.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Relembrar é vuver novamente. Acabo de reviver momentos fantásticos aqui.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
1,250
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
25
Comments
2
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Paradigma lógico

  1. 1. Paradigma lógico Prof: Sergio Souza Costa
  2. 2. PARADIGMA LÓGICO
  3. 3. FATOS, REGRAS E PERGUNTAS ●Um fato é uma afirmação sempre verdadeira. ●Uma regra é uma afirmação que para ser verdadeira depende de outras regras ou fatos. ●Podemos fazer perguntas sobre os fatos ou regras. A Terra é um planeta. O Sol é uma estrela. A Terra é um planeta ? Quem é um planeta ? A Terra é uma estrela ? A Terra é um planeta se ela não for uma estrela.
  4. 4. PARADIGMA LÓGICO ●Programa-se de forma declarativa, ou seja, especificando o que deve ser computado ao invés de como deve ser computado ●Sem instruções explícitas e seqüenciamento ●Aplicações em IA, robotica, linguagem natural
  5. 5. PARADIGMA LÓGICO Programar em lógica envolve: 1. declarar alguns fatos a respeito de objetos e seus relacionamentos, 2. definir algumas regras sobre os objetos e seus relacionamentos e 3. fazer perguntas sobre os objetos e seus relacionamentos.
  6. 6. LÓGICA E PROLOG ●Prolog = Programming in Logic. ●Principal linguagem do paradigma lógico , proposto na década de 70. ○ Robert Kowalski (Edinburgh) ○ Maarten van Emden (Edinburgh) ○ Alan Colmerauer (Marseilles)
  7. 7. FATOS EM PROLOG Fatos Notação geral de fatos. predicado(arg1, arg3, ..., argn ). O Sol é uma estrela. A Terra é um planeta. estrela(sol). planeta(terra). Um fato ou regra deve terminar por pontoPredicados e argumentos são escritos por letras Não pode ter espaço entre predicado e parênteses.
  8. 8. FATOS EM PROLOG ●Exemplos de fatos, com um argumento ●Exemplos de fatos, com mais de um argumento estrela(sol). planeta(terra). planeta(marte). satelite(lua). pai(joao, ana). João é pai de Ana. filho(jose, maria, antonio). José é filho de Maria e Antonio Verbo Sujeito e Objeto
  9. 9. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A “hipótese do mundo fechado”. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. % base de dados planeta(terra). % goals ?- planeta(marte). false.
  10. 10. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A “hipótese do mundo fechado”. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. % base de dados planeta(terra). % goals ?- planeta(marte). false. Um predicado sempre retorna um valor lógico, verdadeiro ou falso.
  11. 11. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A “hipótese do mundo fechado”. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. % base de dados planeta(terra). % goals ?- planeta(marte). false. Um predicado sempre retorna um valor lógico, verdadeiro ou falso. se um fato não é conhecido , assume-se que ele é falso.
  12. 12. PERGUNTAS EM PROLOG Consultas, perguntas, queries ou goals. A Terra é um planeta ? A Terra é uma estrela ? O sol é um planeta ? ... ?- planeta(terra). true. ?- estrela(terra). false. Quem é um planeta ?
  13. 13. VARIÁVEIS EM PROLOG Variáveis em Prolog é como uma incógnita que pode ser encontrada por inferência (deduções lógicas) aos fatos e regras: ?- planeta(X). X = terra. Variável XDedução do interpretador Toda variável começa com letra maiúscula
  14. 14. REGRAS OU CLAUSULAS A Terra é um planeta se ela não for uma estrela. planeta(terra) :- not(estrela(terra)). irmao(X,Y) :- filho(X, H,M) , filho(Y,H,M) , Y == X. Cabeça, definição do predicado Pescoço, equivale ao “if“ ou “se”. Corpo, equivale a uma função. Uma virgula (,) equivale ao operador “e” e um ponto e virgula (;) ao operador “ou”. Pé da sentença (.)

×